Pôr do sol em Brasília: 22 imagens lindas e dicas para aproveitá-lo

por | abr 5, 2022

Início » Blog » Pôr do sol em Brasília: 22 imagens lindas e dicas para aproveitá-lo

O pôr do sol em Brasília é diferenciado, e não é à toa: já falamos sobre o maravilhoso céu da cidade e porque ele é tão especial pra gente. Naquele artigo, muitas imagens foram feitas no pôr do sol, mas ele não foi exatamente o protagonista das fotos. Hoje, vamos compartilhar imagens do entardecer aqui no quadradinho que vão te fazer querer visitar a cidade, caso você não more aqui. E se mora, vamos despertar em você a vontade de admirar esse fenômeno com mais frequência. Sabemos que o pôr do sol é bonito em qualquer lugar, mas aqui em Brasília ele se destaca ainda mais.

Antes de continuar, queria ilustrar o post com essas duas imagens de um sol absolutamente incrível. E olha que legal, essas fotos foram feitas com mais de 10 anos de diferença entre si! A primeira, com uma das minhas câmeras mais antigas; a segunda, já com uma mirrorless full frame de última geração. Gosto de ambas e a lição pra mim é que é possível criar imagens interessantes mesmo com um equipamento mais simples.

Pôr do sol em BrasíliaPôr do sol em Brasília.

Árvore e pôr do sol em Brasília
Pôr do sol em Brasília.

 

Céu aberto = muitas oportunidades de admirar o pôr do sol em Brasília

Falamos sobre esse horizonte amplo da cidade e como ele contribui para deixar o céu fantástico. Essa mesma característica se aplica também ao pôr do sol em Brasília. É muito mais fácil e agradável admirar o entardecer quando você pode sentar em algum lugar e ter um céu enorme na sua frente (se comparado com cidades em que você vive quase que literalmente em uma selva de pedra). Olha só alguns exemplos:

Sol se pondo na Asa Norte, em Brasília Sol se pondo na Asa Norte, em Brasília.

Ponte JK e Lago Paranoá durante o pôr do sol Ponte JK e Lago Paranoá durante o pôr do sol.

Ponte JK e Lago Paranoá durante o pôr do sol Ponte JK e Lago Paranoá durante o pôr do sol.

A primeira foto foi feita na Asa Norte. As demais, no Lago Sul. Aí você pode estar pensando: “mas essas fotos foram feitas com um drone, aí é muito fácil ter um céuzão aberto mesmo”. Mas como falamos, esse horizonte é visto de vários pontos diferentes.

Entardecer na ponte JK, em Brasília Pôr do sol visto da ponte JK, em Brasília.

Pôr do sol e nuvens coloridas em Brasília Pôr do sol e nuvens coloridas em Brasília.

 

Esses são só alguns exemplos. A primeira imagem foi feita na Ponte JK e a segunda, do condomínio Lake Side. Como dissemos, as oportunidades são muitas. Quantas vezes eu já não me peguei hipnotizado com um entardecer enquanto dirigia pela avenida L4, pelo Eixo Monumental, pela ponte JK…

 

A época do ano faz uma enorme diferença nas cores e na beleza do entardecer

O pôr do sol aqui não é igual durante o ano todo. As cores variam muito, desde os tradicionais amarelo e laranja, passando pelo azul e rosa e chegando até mesmo num lindo roxo. Às vezes, aparece tudo de uma vez só, deixando a paisagem ainda mais linda.

No final do ano, fica mais difícil aproveitá-lo por causa das constantes chuvas e do tempo nublado. Durante o período de seca, entre junho e setembro, é mais comum conseguir ver aquele sol redondinho e bem definido, até mesmo por causa das queimadas que deixam o céu mais esfumaçado. E em maio, talvez seja a nossa época preferida: as cores ficam muito vivas e um pouco mais frias, com tons de rosa e laranja bem intensos. Espetacular!

Céu e nuvens coloridas durante o pôr do sol em Brasília Céu e nuvens coloridas durante o pôr do sol em Brasília.

Silhueta de helicóptero e nuvens coloridas em Brasília Silhueta de helicóptero e pôr do sol.

Pôr do sol visto da ponte JK, em Brasília Pôr do sol visto da ponte JK.

Avião passando por nuvens e pelo céu colorido Avião passando por nuvens e pelo céu colorido.

Nuvens e coluna de chuva iluminadas e coloridas pelo pôr do sol em Brasília Nuvens e coluna de chuva iluminadas e coloridas pelo pôr do sol.

 

Essas imagens ilustram muito bem as diferentes cores que o nosso céu assume durante o por do sol, dependendo da época do ano.

 

Ótimos lugares para ver o pôr do sol em Brasília 

Como dissemos, dá pra aproveitar essa beleza de muitos lugares, mas isso não significa que a gente não tenha uns favoritos, rsrs.

A Esplanada dos Ministérios é um deles. Já vi centenas de lindos entardeceres de lá ao sair do trabalho. Outros pontos privilegiados ficam ali na Praça do Cruzeiro e na catedral Rainha da Paz, ambas no Eixo Monumental. Na praça, vários food trucks ficam estacionados e existem até serviços que oferecem um pique-nique já montado.

Pôr do sol e a torre de TV vistos da Esplanada dos Ministérios em Brasília Torre de TV vistos da Esplanada dos Ministérios.

Lá perto do Congresso Nacional também é possível aproveitar o pôr do sol de Brasília. Da Praça dos Três Poderes, dá para observá-lo até mesmo entre o prédio do Congresso Nacional, dependendo da época do ano.

Sol e Congresso Nacional vistos da Praça dos Três Poderes Sol e Congresso Nacional vistos da Praça dos Três Poderes.

Sol e Congresso Nacional vistos da Praça dos Três Poderes Sol e Congresso Nacional vistos da Praça dos Três Poderes.

Descobrimos mais recentemente que o aeroporto de Brasília também é um excelente lugar para aproveitar o pôr do sol enquanto você leva seus filhotes para brincar no parquinho na área da praça pick-up.

Sol e avião em Brasília Sol e avião em Brasília.

A foto acima emoldura o sol e um avião numa única e bela imagem. E abaixo, uma composição super interessante com silhuetas de postes vistos do parque do aeroporto também.

Pôr do sol visto do aeroporto de Brasília
Pôr do sol visto do aeroporto de Brasília.

 

E talvez o lugar mais “clássico” e famoso seja a Ponte JK. O mais legal é que lá você ainda aproveita a vista do lago, o que traz um charme especial. Já paramos por lá muitas vezes pra admirar o pôr do sol. 🙂

Pôr do sol visto da ponte JK

Pôr do sol visto da ponte JK

Pôr do sol visto da ponte JK Pôr do sol visto da ponte JK.

 

Como fotografar o pôr do sol em Brasília (ou qualquer outro lugar)

Já falamos bastante sobre lugares para aproveitá-lo, mas e se você quiser tirar algumas fotos? Pensando nisso, vamos apresentar também umas boas dicas práticas.

A primeira é usar uma lente longa. Como o sol é muito pequeno a olho nu, você precisa – preferencialmente – de um equipamento que permita aproximá-lo. Alguns exemplos são essas lentes da Canon, Nikon ou Sony. É importante frisar que o modelo que você vai precisar dependerá da sua câmera. E você também possivelmente vai precisar de um tripé também.

Além disso, o ideal é esperar para fotografá-lo bem perto do momento em que ele está quase sumindo no horizonte. Quanto mais baixo, mais as luzes são filtradas pela atmosfera, o que muda a sua cor e diminui a intensidade, permitindo essas imagens em que o sol fica bem redondinho (ao invés de um ponto brilhante sem forma).

Finalmente, é comum que as câmeras “estourem” o sol na composição ao calcular a exposição, ou seja, ele fica muito brilhante e sem uma forma definida. Para corrigir isso, você deve diminuir manualmente a exposição (em uma câmera é mais fácil, você simplesmente usa um EV (compensação de exposição) negativo. No celular, você provavelmente terá que clicar na tela e arrastar alguma barrinha para baixo (isso varia muito dependendo do modelo do telefone, mas já vimos essa função em vários deles: você aperta a tela e aparece uma linha em que você pode arrastar uma bolinha para deixar a imagem mais clara ou escura. Para dar forma ao sol, recomendo deixar mais escura).

Isso é o que acontece na foto abaixo. Se eu deixasse a câmera calcular a exposição automaticamente, haveria uma boa chance de a imagem ter ficado muito clara. Para contrapor isso, é preciso diminuir o valor de exposição.

Entardecer em Brasília Pôr do sol em Brasília.

 

Finalizando…

Esse é um assunto do qual a gente não cansa de falar nunca. O céu de Brasília e o pôr do sol da cidade são realmente apaixonantes. E citamos alguns aqui, mas a realidade é que é possível curtir o pôr do sol em Brasília de centenas de lugares. Você não terá dificuldade de achar um que seja especial para você (às vezes, até mesmo do conforto da sua casa, como a imagem abaixo).

Pôr do sol entre árvores em Brasília
Pôr do sol entre árvores.

 

O que podemos dizer com segurança é que esse pôr do sol é único e que não perdemos a oportunidade de aproveitá-lo em família sempre que podemos. 🙂

Quer mais dicas sobre como fotografar o pôr do sol? Comenta aqui ou entra em contato com a gente. Aproveita também para conhecer e seguir o nosso perfil do Instagram, lá sempre trazemos dicas legais sobre fotografia e viagens. 🙂

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *