O efeito das luzes desfocadas na foto: criando lindas molduras naturais

por | abr 7, 2022

Início » Blog » O efeito das luzes desfocadas na foto: criando lindas molduras naturais

Sabe o que são molduras naturais e como você pode usar esse recurso para tornar suas imagens ainda mais interessantes? Vamos usar algumas fotos com luzes desfocadas que fizemos recentemente para exemplificar em detalhes como fazer isso.

Esse assunto não é novo por aqui. Há um tempo atrás, falamos sobre molduras naturais em fotos e como elas podem valorizar uma imagem e torná-la mais bonita. Mais recentemente, fizemos umas fotos do nosso filho mais novo que ilustram muito bem esse ponto, então resolvemos colocar aqui pra compartilhar de novo a dica com vocês, incluindo exemplos bem práticos e fáceis de reproduzir.

Natal no Pontão de Brasília. Luzes desfocadas de Natal no Pontão de Brasília.

Essas imagens que vamos mostrar foram feitas no Pontão do Lago Sul, que – assim como o Brasília Iluminada – também estava com lindas luzes no final de 2021.

Nesse dia, o Benji estava brincando perto de umas estruturas que pareciam caixas de presente. Como elas eram vazadas e iluminadas, eu conseguia ficar de um lado das caixas enquanto o Ben brincava do outro, e é essa característica que ajuda a criar a imagem. Isso porque, ao ficar do lado oposto do Ben e perto da minha câmera, as luzes desfocadas podem funcionar como molduras.

Por estarem fora de foco, elas formam essas lindas esferas iluminadas que deixam a foto ainda mais bonita.

Luzes desfocadas no Natal no Pontão de Brasília.
Ben com as luzes desfocadas de Natal no Pontão.

Como fazer fotos com molduras naturais e luzes desfocadas

Então, como é que você consegue fazer esse tipo de imagem? Nos próximos parágrafos, vamos te dar três dicas bem práticas.

 

1. Ache uma moldura interessante

Esse é o primeiro passo e talvez o mais importante. Para fazer fotos com molduras naturais, é importante que isso tenha algum propósito. Emoldurar a composição só por fazer geralmente não vai dar bons resultados. A moldura deve complementar o registro, trazer um elemento interessante (ou ajudar a direcionar o olhar), e não ser uma fonte de distração.

Na foto acima e nessa aqui embaixo, fica claro o papel da moldura (nesse caso, das luzes): elas trazem leveza para a imagem e complementam a iluminação que está lá do outro lado, perto do Benji. Além disso, ajudam a direcionar o olhar para ele.

Nesse caso, nós usamos as próprias luzes da caixa, mas muitas outras coisas podem fazer essa função: paredes, enfeites, janelas… enfim, qualquer coisa que crie um elemento que destaque a imagem e “converse” com ela.

Luzes desfocadas no Natal no Pontão de Brasília. Ben com as luzes de Natal no Pontão.

2. Como desfocar a moldura

A moldura sempre precisa estar desfocada? Não necessariamente, na verdade é até mais comum que ela não esteja, especialmente se você fizer a foto com uma câmera de celular.

Mas se você quiser usar a moldura desfocada, existem técnicas que facilitam isso: a principal é você (que está com a câmera) se posicionar pertinho dela (da moldura) e relativamente longe do assunto. Para fazer essa foto aí em cima, por exemplo, coloquei a câmera quase encostando nas luzes.

Natal no Pontão de Brasília.
Eu e Ben no Pontão.

3. Tente ângulos diferentes para experimentar como as luzes desfocadas ficam na foto

Essa dica é importante e pode beneficiar qualquer imagem que você quiser. Experimentar outros ângulos estimula a criatividade e revela composições fantásticas que você nem imaginou serem possíveis. No caso das fotos com molduras naturais, isso pode mudar a forma do enquadramento e alterar completamente o resultado final. Então, como regra geral, sempre experimente novos ângulos e perspectivas.

Luzes desfocadas no Natal no Pontão de Brasília. Luzes de Natal no Pontão de Brasília.

Fácil de fazer, né? Agora só falta aproveitar essa dica para deixar suas imagens ainda mais memoráveis!

Ficou com dúvidas? Comenta aqui ou entra em contato com a gente. Aproveite também pra visitar o nosso perfil no Instagram pra conhecer várias outras dicas. 🙂

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *