O que fazer em Montalcino: um dia nessa cidade super agradável

por | mar 22, 2022

Início » Blog » O que fazer em Montalcino: um dia nessa cidade super agradável

Ah, a Toscana! Visitamos em 2019 e ela nos conquistou de uma forma que a gente não esperava. É difícil não gostar de lá: são excelentes vinhos, estradas espetaculares, passeios agradáveis, comida fantástica e, talvez o mais surpreendente, foi uma experiência ótima com as nossas crianças pequenas. Hoje, vamos falar sobre um pedacinho da Toscana que adoramos e te falar sobre o que fazer em Montalcino e porque gostamos tanto de conhecer a cidade.

Marcos e Tin brincando em Montalcino Eu e Tin em Montalcino.

Fileira de ciprestes na Toscana, Itália Fileira de ciprestes na Toscana.

Onde fica: a primeira coisa para saber ao conhecer Montalcino

Montalcino é uma cidade de pouco mais de 5 mil habitantes. Ela fica na província de Siena, na região da Toscana. A cerca de 40km ao sul da cidade de Siena e 115km de Florença, é possível visitar Montalcino mesmo que você esteja hospedado em uma dessas cidades. Ou seja, dá pra fazer um “bate e volta” de carro ou mesmo de transporte público (nesse caso, apenas de Siena; ir de Florença pra lá demora demais se você não estiver de carro).

Perto da cidade, fica também Montepulciano, outra pérola que adoramos conhecer. Mas para ser sincero, a região toda é absurdamente bonita, cheia de campos abertos, ciprestes e paisagens de encher os olhos.

 

O que fazer em Montalcino: é a casa dos incríveis Brunello

Para quem é amante de bons vinhos, como nós, esse já seria motivo suficiente para conhecer a cidade. Montalcino é onde são produzidos os maravilhosos vinhos Brunello. Lá – e somente lá – este estilo com uvas 100% Sangiovese é cuidadosamente elaborado e distribuído para o resto do mundo. Já falamos um pouco dos vinhos da Toscana nesse post, confere lá para saber mais. 🙂

Mesmo que você não seja super amante da bebida, vale a pena trazer um Brunello di Montalcino de volta para o Brasil. Apesar de não ser um vinho barato, lá você vai pagar preços muito menores do que aqui e assim terá a oportunidade de conhecer um estilo de vinho super clássico e diferenciado.

Barricas de carvalho na Vinícola Solaria Patrizia Cencioni Tin em frente às barricas de carvalho.

O que fazer em Montalcino: visitar algumas das excelentes vinícolas nessa cidade da Toscana

Falando nos Brunello, essa característica faz com que a cidade seja cercada de lindas vinícolas. Ou seja, o caminho para chegar ao centro já é de encher os olhos, com belas paisagens e inúmeras videiras por todo lado, muitas vezes literalmente à beira da estrada.

Aproveitamos a oportunidade de explorar Montalcino para conhecer também a Solaria Patrizia Cencioni. Pesquisamos bastante antes de escolhermos uma vinícola para visitar e ela se destacou por alguns motivos: ótimo atendimento, preço justo e boa disponibilidade.

Muitas das principais produtoras não oferecem visitas ou cobram muito caro por isso. Lá na Solaria Patrizia Cencioni, conhecemos os campos de videiras, a produção e os barris, além de experimentarmos 4 gostosos vinhos: um Rosso di Montalcino, 2 Brunellos de diferentes safras e um Brunello riserva. Adoramos a experiência!

Nós três na Vinícola Solaria Patrizia Cencioni Nós três na Vinícola Solaria Patrizia Cencioni.

Barricas de carvalho na Solaria Patrizia Cencioni, em Montalcino Barricas de carvalho na Solaria Patrizia Cencioni.

E tem aquele ar de cidade “europeia vintage”

Feita a visita à vinícola, é hora de conhecer a cidade propriamente dita. E ela é uma gracinha: como esperado, é muito agradável de andar e esse é um ótimo programa para fazer em Montalcino (nem tente estacionar dentro da cidade, você vai precisar caminhar um pouquinho para chegar no centro, mas isso é normal na região). Nós estávamos com um carrinho de bebê e não achamos difícil a locomoção por lá.

E gostamos muito desse estilo vintage super charmoso de Montalcino. Claramente, não é uma cidade modernona, e nem esperávamos isso. Acho que faz parte do charme da Toscana, você parece ser transportado para outra época, em que tudo se move mais devagar. Claro que o fato de estar de férias ajuda, né… mas você não tem esse tipo de sensação em qualquer lugar que vai de férias, então a cidade definitivamente contribuiu para isso.

Prédios e janelas em uma rua em Montalcino Pessoas andando em uma das charmosas ruas de Montalcino Pessoas andando em uma das charmosas ruas de Montalcino.

 

Comida muito boa em Montalcino

O que fazer em Montalcino? Que tal aproveitar a gastronomia? Isso não é novidade na Itália, mas comemos muito bem por lá! O gelato não faltou, é claro. Até porque achamos que, na Itália, você tem que experimentar o sorvete em qualquer lugar que for (e olha que nem sou o maior amante de sorvetes e raramente como aqui no Brasil).

Em relação ao restaurante, almoçamos no delicioso Osteria di Porta al Cassero e tivemos uma excelente experiência lá: comida muito boa, atendimento ótimo e, claro, excelentes vinhos a preços razoáveis.

Restaurante Osteria di Porta al Cassero Restaurante Osteria di Porta al Cassero.

Belas paisagens e passeios ao conhecer Montalcino

Como mencionamos lá em cima, andar pela cidade já foi uma ótima experiência em si, mas também visitamos alguns pontos turísticos famosos.

Fortaleza de Montalcino

Esse é sem dúvida o passeio mais famoso da cidade e estava mais cheio do que o usual. Mesmo assim, não achamos sufocante ou nada disso. Entrar na fortaleza é gratuito e altamente recomendado por nós. E se você quiser, pode subir até as torres (por 4 euros à época, se não me engano, mas não tenho certeza). Achamos que valeu a pena também, pois nos permitiu acessar belas vistas da cidade.

Torre da Fortaleza de Montalcino Torre da Fortaleza de Montalcino.

Bruna e meninos na fortaleza de Montalcino Bruna e meninos na fortaleza de Montalcino.

Bruna e Pri na fortaleza de Montalcino
Bruna e Pri na fortaleza de Montalcino.

Outra coisa legal lá na fortaleza é que você pode comprar vinhos por lá mesmo, na Enoteca La Fortezza. Gostei de lá, mas preferi comprar meus Brunello em outro lugar, como você vai ler daqui a pouco.

 

O que fazer em Montalcino: outros passeios e paisagens

Além da fortaleza, o Palazzo dei Priori e sua linda torre, localizado na Piazza del Popolo, também é bastante conhecido e visitado.

Palazzo dei Priori e a Piazza del Popolo, em Montalcino
Palazzo dei Priori e a Piazza del Popolo.

E de várias partes da cidade, é possível admirar os belos arredores. Como Montalcino fica um pouco mais alta, é possível ter uma visão privilegiada das belas paisagens da Toscana.

Torres do Palazzo dei Priori e da Chiesa di Sant'Agostino vistas da Fortaleza de Montalcino Torres do Palazzo dei Priori e da Chiesa di Sant’Agostino.

Vista da cidade de Montalcino e arredores Vista da cidade de Montalcino e arredores Vistas da cidade de Montalcino e arredores.

E por que ficar hospedado lá perto?

No nosso caso, não achamos necessário dormir na cidade. Um dia nos pareceu suficiente pra explorar bem. Por outro lado, ficar hospedado ali pela região te brinda com mais cenários absolutamente incríveis!

Por isso, recomendamos planejar a sua visita com uma margem de tempo para poder parar pelo caminho, nem que seja para registrar algumas das inúmeras paisagens estonteantes, você não vai se arrepender! Nós optamos por fica hospedados no Borgo Giorgione e adoramos a experiência, vamos falar mais sobre ela no futuro, aqui na parte dedicada à Itália.

Linda paisagem na Toscana, perto de Montalcino. Linda paisagem na Toscana, perto de Montalcino.

Lindos ciprestes perto de Montalcino, com a lua ao fundo. Ciprestes perto de Montalcino, com a lua ao fundo.

Lindos ciprestes perto de Montalcino Lindos ciprestes perto de Montalcino, na Toscana.

Bônus sobre o que fazer em Montalcino: é ótima para comprar vinhos e foi onde começamos a jornada da adega dos nossos filhos

Lá em cima, falei onde não comprei vinhos… tá, e onde compramos, afinal de contas? Pesquisamos um pouco e escolhemos a super completa Enoteca Bruno Dalmazio. Ela fica nos arredores da cidade, na estrada SP14, então deixamos para visitar quando já estávamos de carro e voltando para o nosso hotel (pensa só: você compra várias garrafas lá na cidade e tem que ficar carregando o dia todo? Pra nós, não era uma boa; por isso, preferimos pegar os vinhos quando já estávamos de carro).

Lá na loja tem estacionamento, o que foi uma mão na roda. E uma ótima seleção de rótulos, não apenas de Brunellos, mas vinhos de todas as regiões italianas. Além disso, a equipe era muito competente e foi certeira nas recomendações: gostei de todos os vinhos que sugeriram.

Ok, isso já é suficiente para te animar a visitar a Enoteca. Mas pra gente, ainda teve um significado especial: como falamos nesse post, começamos a montar uma adega para os nossos filhos aproveitarem no futuro. E lá foi onde compramos o primeiríssimo da lista, um maravilhoso Brunello riserva com o mesmo nome da minha já falecida avó paterna. 😊

Agora a adega deles já está mais cheinha, mas esse vinho sempre terá um lugar especial no meu coração. E, espero, no paladar deles também. Um brinde à dona Olga! 🍷

Tintin ganhando o primeiro vinho de sua futura adega, na Enoteca Bruno Dalmazio
Tintin ganhando o primeiro vinho de sua futura adega, na Enoteca Bruno Dalmazio. 

E você, já visitou a cidade ou tem planos de fazê-lo no futuro? Comenta aqui ou entre em contato com a gente. Aproveite também para conhecer outras dicas da Itália e tantos outros lugares no nosso perfil do Instagram.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *