Houston foi uma cidade que nos surpreendeu bastante. Normalmente, ela não está tão presente no radar dos brasileiros que planejam visitar os Estados Unidos e, depois de conhecê-la, saímos de lá achando que essa é uma oportunidade perdida: a cidade tem vários atrativos! Nos próximos meses, vamos postar bastante sobre Houston. Hoje, vamos te apresentar uma das atrações que mais nos chamou a atenção por lá: a fenomenal Waterwall.
Na parte interna da Waterwall.
Waterwall: o que é?
Traduzindo literalmente, waterwall significa parede de água. E também funciona como um trocadilho com a palavra waterfall, que significa cachoeira. E ela é isso mesmo: uma fantástica cachoeira urbana bem no centro da cidade.
Fica no parque Gerald D. Hines Waterwall, em Uptown. Aliás, essa é uma ótima região para você ficar hospedado, já que é cheia de comércios, tem ótimas opções de hotéis e fica pertinho da rodovia Insterstate 610, que te conecta rapidamente a várias áreas da cidade e ao redor dela.
Bruna numa longa exposição na Watewall.
O parque, por sua vez, é agradável, apesar de ser pequeno. Tem umas calçadas e um belo corredor de árvores nas laterais. Não é o motivo principal da sua visita, mas os pequenos podem gostar de correr um pouco por lá (os nossos filhos curtiram).
Árvores no parque Gerald D. Hines.
Waterwall, uma maravilha da arquitetura e da engenharia
Ficamos maravilhados com a estrutura, e não foi à toa. Olha só que legal (informações desse site):
- A Waterwall tem quase 20 metros de altura (64 pés) e ela realmente aparenta ser bem imponente;
- Foi construída com pedra de obsidiana negra, formada pelo esfriamento rápido de lava vulcânica;
- O volume de água que cai pelas enormes paredes surpreende: são mais de 41 mil litros por segundo (11 mil galões)!
Mas a Waterwall não é só uma maravilha da engenharia. Chegando lá, você percebe como a arquitetura é linda. Ela tem um formato de meia lua e uma aparência bem diferente, dependendo de onde você a observa.
Vista de fora, da parte de trás, ela tem essa forma convexa, como se você estivesse na parte exterior de um círculo.
Vista da parte da frente, você aprecia esses lindos arcos e essa “frente de casa” que compõe muito bem a paisagem.
Waterwall no parque Gerald D. Hines.
Mas a parte mais legal mesmo é quando você chega pertinho: vista de dentro, o formato é côncavo e te convida a se aproximar (e, de quebra, molhar um pouquinho).
Sensação de natureza no meio da selva urbana
Como a Waterwall fica em um parque e cercada de árvores, ela transmite uma sensação muito gostosa de tranquilidade, de contato com a natureza e de “respiro” em relação ao ambiente frenético da cidade grande.
Sabe quando você está em uma cachoeira e só consegue ouvir aquele barulho ensurdecedor – e super tranquilizante, na minha opinião – de água caindo? Pois a impressão lá na Waterwall é exatamente essa.
Se você fechar os olhos, pode até pensar que está em uma das cachoeiras de Pirenópolis ou da Islândia. E isso é um feito e tanto, especialmente quando você abre os olhos novamente e lembra que está no meio de Houston.
No coração de Houston, a Waterwall se destaca
Houston é uma cidade enorme – a quarta maior dos Estados Unidos – e, como toda metrópole, pode te dar uma sensação de pouco contato com a natureza. Por outro lado, ela consegue balancear isso com vários parques espalhados, como o enorme Memorial Park e o Hermann Park, entre outros.
Além desses, há outros tantos inúmeros pequenos parques pela cidade, o que achamos ótimo. Entre os que vimos, achamos que o Gerald D. Hines Waterwall se destaca exatamente pela beleza da cachoeira urbana. Ele não é grande e também não tem uma enorme estrutura para curtir com a família, mas oferece algo único e incomparável.
Bruna e Tin na parte interna da Waterwall.
Prepare-se para se molhar um pouquinho
Esse vídeo abaixo ilustra bem a força da água que cai da Waterwall. Do lado de fora, dá pra ficar sequinho. Mas quando você vai para a parte central (e você vai querer ir lá para fazer fotos muito bacanas), tenha em mente que você provavelmente vai se molhar um pouco – ou bastante, dependendo da situação, rsrs). Mas vale a pena!
Como chegar na Waterwall
Não tem mistério, ela fica em Uptown e dá pra chegar lá com transporte público, Uber, bicicleta… mas como você provavelmente estará de carro (e recomendamos fortemente que alugue um para explorar melhor a cidade e os seus arredores), é mais fácil chegar lá dirigindo mesmo.
Mas fique atento, pois você não pode estacionar ao lado da Waterwall. Inclusive, há várias placas sinalizando isso.
Vimos pessoas parando o carro rapidamente para uma foto rápida? Sim, várias vezes. E pensamos em fazer o mesmo. Mas avaliamos que a gente iria querer passar um tempinho por lá e optamos por estacionar em um local pago (existem várias opções de estacionamentos literalmente ao lado do parque, por cerca de 5 dólares a hora).
Foi o que fizemos e achamos que valeu a pena para não ter que ficar o tempo todo preocupados em tomar uma multa.
As crianças adoraram!
Por fim, queremos destacar esse ponto porque, no final das contas, a diversão dos nossos dois pequenos é essencial nas viagens, e sabemos que acontece o mesmo com muitos de vocês. Nossos filhotes gostaram bastante de lá, tanto de se molharem na parte interna da cachoeira como de ficar correndo e brincando no parque em volta. Win-win! Todos gostaram do passeio e temos confiança de que você vai gostar também. 🙂
Bruna e meninos no parque Gerald D. Hines.
Atração imperdível em Houston
O resumo da ópera é esse: a Waterwall é imperdível. Quando você for visitar Houston, não deixe de conhecê-la.
E fique ligado aqui no nosso blog e no perfil do Instagram para acompanhar outras dicas de lá!
Mais informações: Site oficial sobre o Waterwall Park
0 comentários