Onde comer no Porto: nossas comidinhas favoritas na cidade

por | jul 28, 2022

Início » Blog » Onde comer no Porto: nossas comidinhas favoritas na cidade

Já falamos por aqui sobre razões para conhecer a cidade do Porto e também já mostramos para vocês fotos espetaculares do norte de Portugal, que inclui essa cidade maravilhosa. Hoje, vamos te falar sobre dicas de onde comer no Porto e os lugares que adoramos conhecer na nossa viagem pra lá.

Aproveite também para explorar outras postagens sobre Portugal e o nosso perfil no Instagram, onde sempre trazemos dicas legais de lá e de tantos lugares no Brasil e ao redor do mundo.

 

Onde comer no Porto na beira da praia: Lapa Lapa

Começamos essa lista pelo Lapa Lapa, um restaurante que fica, literalmente, na beira da praia. Mais precisamente, entre as praias do Homem do Leme e do Molhe. Fomos à noite, depois de assistir a um pôr do sol espetacular no farolim de Felgueiras, na foz do rio Douro. Como estávamos ali por perto, começamos a pesquisar (viu só a importância de ter um chip de internet sempre à mão?!) as opções e eis que aparece esse restaurante pertinho e muito bem avaliado. Estávamos todos com fome e não perdemos tempo, fomos direto pra lá.

Aliás, fomos tão rápido que, quando chegamos, o Lapa Lapa nem estava aberto ainda, rsrs. Mas eles nos receberam lá dentro (pois lá fora estava bem frio) e já foram servindo bebidas. Quando deu o horário de abertura, nos apressamos em pedir um prato super bem servido e delicioso!

Adoramos a comida e a vista, mesmo durante a noite. Deve ser fantástico ir durante o dia para almoçar vendo o mar.

Restaurante Lapa Lapa no Porto
Bruna no restaurante Lapa Lapa no Porto.

Prato no restaurante Lapa Lapa, na cidade do Porto
Delicioso prato no Lapa Lapa.

 

Fábrica da nata: onde comer no Porto o melhor pastel de nata

Saímos de uma comida deliciosa para uma sobremesa típica e icônica: os deliciosos pastéis de nata! E o nosso favorito foi na Fábrica da Nata.

Aliás, a degustação desses pastéis (também conhecidos como pastéis de Belém por aqui) foi intensa nessa viagem! Poderíamos listar várias outras opções muito famosas e gostosas, como a Manteigaria, além de inúmeras padarias e confeitarias. Experimentamos muitos e para o nosso gosto, o da Fábrica foi o melhor. Super crocante, recheio muito equilibrado e bem quentinho… hum, que delícia!

Lanchonete Fábrica da Nata, no Porto 

Lanchonete Fábrica da Nata, no Porto A deliciosa Fábrica da Nata.

 

The Good Burger – TGB

Esse daqui foi outra grata surpresa, já que conhecemos ele meio sem querer. Eu saí do hotel um dia de noite para comprar alguns vinhos e, no caminho de volta, decidi levar um hambúrguer pra Bruna. Não tinha nenhuma referência, mas logo avistei o The Good Burger e decidi entrar.

O pedido foi súper rápido, mas não experimentei na hora: só peguei um para viagem e voltei rápido pra casa (afinal de contas, ficar sozinha com os dois meninos no hotel depois de um dia cheio de atividades não é tarefa fácil pra ninguém, né?!).

Bruna adorou o hambúrguer! Depois da propaganda, provei e também achei delicioso.

The Good Burger, na cidade do Porto
Com o Ben comendo um prato bem gostoso da TGB.

Então, alguns dias depois, aproveitamos para visitar outra unidade, mas dessa vez sentamos. E aí percebemos que ela era ainda mais legal. Além do fabuloso sanduíche de pulled pork, havia outras opções de comidas, inclusive alternativas mais saudáveis para os meninos (pedimos um bowl mexicano que vinha com arroz, feijão, milho, frango, guacamole e sour cream, estava muito bom). E tinha esses fliperamas super legais para os clientes! Tintin e Ben ficaram doidos com a brincadeira, que serviu como uma ótima distração pra eles. Adoramos!

 Fliperama no restaurante The Good Burger, na cidade do Porto
Bruna e meninos se divertindo no fliperama do The Good Burger.

Obicà, um lugar charmoso com massa gostosa (ainda que um pouquinho cara)

O Obicà foi outro restaurante que achamos meio de sopetão, procurando opções de almoço durante um passeio pela cidade.

Ele é muito bem avaliado e oferece pratos lindos de comer com os olhos. Mas se formos completamente honestos, não achamos que tem um custo-benefício excelente. É gostoso? Sim, é. Mas achamos um pouco caro pelo que oferece.

Família no restaurante Obicá Família no restaurante Obicá.

 

Nesse aspecto, não temos dúvida de que preferimos o Lapa Lapa, por exemplo. Mas por outro lado, o atendimento foi muito cortês. Então, se você estiver na área e quiser experimentar pratos bem elaborados e lindos, o Obicà pode valer a visita.

Prato de massa no restaurante Obicá
Prato + brinquedos, a realidade dos pais de crianças pequenas!

 

Onde comer no Porto: SO coffee roasters, o melhor café que experimentamos

Olha, esse foi difícil de achar! Só insistimos porque gostamos muito de experimentar bons cafés. No primeiro dia em que tentamos, o endereço marcado no Google Maps não tinha nada (era a unidade que consta no Largo dos Lóios). Não sabemos se estava em reforma ou se realmente estava errado, o fato é que não tinha cafeteria nenhuma lá (no Instagram deles, realmente não mostra essa unidade. Será que é a torrefação?). Enfim, estamos avisando para que você não cometa o mesmo equívoco.

Mas como vimos que o SO coffee roasters era muito bem avaliado, decidimos insistir. Por isso, em um outro dia, fomos atrás da outra unidade que fica na rua de Sá de Noronha. E olha, que delícia!

É uma cafeteria minimalista com cafés de alta qualidade e decoração bem moderna.

SO Coffee Roasters no Porto Tomando um delicioso macchiato!

 

Adoramos o café, mas achamos que ela realmente não é pensada para visitas de famílias grandes (estávamos com meus pais e os meninos). É bem apertada, tanto que nosso carro duplo de bebê quase não coube lá.

Mesmo assim, recomendamos! O café é realmente excelente.

SO Coffee Roasters no Porto
Bruna na SO Coffee Roasters.

 

Bia Lounge: onde comer no Porto com dica de insider

Olha, essa é uma daquelas dicas de um lugar sem nenhum viés turístico. Tão insider que a gente mesmo nunca tinha ouvido falar. E como conhecemos o Bia Lounge?

No dia em que visitamos a adorável ponte Luís I, fomos pra lá pela manhã e acabamos perdendo um pouco o horário. Tempo vai, tempo vem, e os meninos foram ficando cansados e varados de fome. Voltando da ponte, a nossa única missão era achar um restaurante o quanto antes, e foi aí que surgiu o Bia Lounge. Nem procuramos na internet, ele estava praticamente do nosso lado e decidimos entrar para conhecer. Que bom que fizemos isso!

O lugar é pequeno, despretensioso e muito agradável. Como já adiantamos, fica praticamente já na entrada da ponte Luís I, na Rua de Saraiva de Carvalho, 24. Pedimos uma carne com batatas que veio super bem servida, além de alguns outros pratos dos quais nem me lembro mais. Só sei que saímos de lá satisfeitos com o atendimento, as porções, o custo-benefício e o ambiente.

Ikea

Que a Ikea é o paraíso para quem quer comprar coisas de casa super charmosas a um preço acessível, muita gente já sabe. Mas eles também têm um restaurante que surpreende pelo custo-benefício: é aquele famoso BBB: Bom, Bonito e Barato, rsrs. A variedade é boa, as porções são bem servidas e o preço, justíssimo.

Com isso, não estou recomendando que você vá lá só para almoçar, de jeito nenhum. Mas já que você vai à Ikea para abastecer a casa (e você definitivamente deveria fazer isso!), então recomendamos que aproveite e conheça o restaurante deles também.

 

Majestic Café

Ok, esse último da lista entrou pelo hype… quando você pesquisa sobre coisas para fazer e conhecer em Porto, quase todo artigo vai falar para você visitar o Majestic Café. Realmente, ele é uma referência na cidade e uma atração turística super conhecida.

Fachada do Majestic Café Bruna na frente do Majestic Café.

Casal na parte interior do Majestic Café Interior do Majestic Café.

Mas, para nós, é isso: uma atração turística. Lindíssimo, decoração belíssima, não por acaso figura nessa lista das 10 cafeterias mais bonitas do mundo.

Só que ele é muito caro e, para esse apreciador de café, servem uma bebida ruim (nem de longe mesmo se compara com o SO coffee roasters que citei ali em cima). Experimentamos algumas variações (cappuccino, espresso e, se não me engano, um café latte ou algo parecido), além de um docinho. Tudo bem mais ou menos (tirando o preço; o preço era mais ou mais, rsrs).

Cappuccino no Majestic Café
Cappuccino no Majestic Café.

Honestamente, a gente não foi lá pela comida, mas pelo lugar. E gostamos da experiência de visitar um desses cafés que te transportam para outra época. Vale a pena a visita? Vale. Mas coma pouco, rsrs.

 

E você, tem alguma outra recomendação de onde comer no Porto?

Esperamos que essa lista te ajude a encontrar bons lugares para aproveitar essa cidade adorável. Sem dúvida, existem muitas outras ótimas opções, estamos listando aqui apenas as que a gente teve a oportunidade de conhecer pessoalmente.

E você, tem algum outro lugar que recomenda fortemente? Deixe aqui nos comentários ou entre em contato conosco. 🙂

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *