A Islândia é um destino dos sonhos e um dos meus lugares favoritos. Já fizemos um post com dicas muito legais pra você que quer conhecer, além de um relato de viagem e falei também da experiência de conhecer a extraordinária Puffin Island, onde milhares desses pássaros simpáticos vivem. Hoje, vou falar um pouco sobre a impressionante cachoeira Skogafoss.
O que significa Skogafoss?
Verdade seja dita, cachoeiras fantásticas não faltam lá na Islândia. Tem a Godafoss, a Dettifoss, a Seljalandsfoss… mas estou me adiantando, hoje é dia da Skoga!
Vamos começar entendendo o final. Não sou expert em Islandês, mas isso pelo menos eu sei, rsrs. Todas as cachoeiras terminam com o sufixo “foss” por um simples motivo: foss em islandês significa cachoeira. Bem literal assim mesmo. Skogafoss é a cachoeira Skoga.
Agora que você sabe o significado de foss, falta entender o nome completo. E skoga, significa o quê? Fui pesquisar e descobri que significa florestas.
Parece estranho num primeiro momento, já que não tem nenhuma floresta ali perto. Ela é a última de uma série de cachoeiras no rio Skógá, e fica próxima a uma pequena vila chamada Skógar. Ah, tudo bem, começou a fazer mais sentido.
Uma das maiores e mais impressionantes cachoeiras da Islândia
A Skogafoss tem 60 metros de altura e 25 metros de largura. Outras cachoeiras, como a Gulfoss ou a Dettifoss, são maiores. Mas são cachoeiras que, até onde eu saiba, você só consegue ver de cima, de onde a água cai. Diferentemente, a Skogafoss pode ser admirada tanto de cima como de baixo, que é a vista mais legal, na minha opinião. Apesar de ser facilmente acessada, nas duas vezes que fomos ela não estava lotada de gente, o que eu acho bom. Não me agrada conhecer uma beleza natural cheio de gente ao redor (que é o que acontece com a Gullfoss, por exemplo).
Como chegar até a cachoeira Skogafoss
A cachoeira Skogafoss é bem acessível. Fica ao sul da Islândia, próxima à geleira Sólheimajökull e à beira da Ring Road, a principal rodovia da Islândia. O acesso é bem sinalizado, você precisa sair da estrada principal e dirigir por cerca de 1km até o estacionamento. De lá, uma rápida caminhada te leva à base da cachoeira. Além disso, você pode subir uma escada e ver a Skogafoss de cima (opcionalmente, pode continuar a trilha e curtir outras dezenas de cachoeiras).
Rio que desemboca na cachoeira.
A cachoeira Skogafoss é, na minha opinião, uma das mais bonitas e fotogênicas. Ela fica bem se você quiser fazer uma longa exposição: Longa exposição da Skogafoss waterfall.
Se quiser fazer uma foto dramática bem de perto: Skogafoss waterfall vista de baixo.
E você consegue se distanciar o suficiente para gerar um belo fundo desfocado:
Bruna em frente à Skogafoss waterfall.
Uma imagem que eu adorei fazer lá foi essa abaixo, em que o fotógrafo fica longe e o sujeito fica bem pertinho da cachoeira. Dá um efeito lindo e imponente, especialmente se você “corta” o topo da cachoeira: assim, aumenta ainda mais a sensação de tamanho da Skogafoss em relação à pessoa. Legal demais! Eu em frente à cachoeira.
Caminhando em direção à cachoeira.
Cachoeira Skogafoss: um passeio imperdível
Essa cachoeira é de fácil acesso, não fica lotada, é super fotogênica e dá uma bela perspectiva do nosso tamanho e de sua imponência. Ao visitar a Islândia, reserve um momento para conhecê-la, é um passeio inesquecível.
0 comentários