Quando você pensa em Itália, uma das primeiras coisas que vem à mente são os vinhos, não é mesmo? E uma das melhores regiões para incluir esse tipo de turismo na sua viagem é a Toscana, com sua enorme variedade de rótulos e uvas. Nesse post, vamos te contar sobre 4 vinícolas na Toscana que adoramos conhecer, e o que cada uma oferece de melhor. 🇮🇹🍷
Vamos falar sobre a nossa experiência em 4 vinícolas muito interessantes:
- Vinícola Antinori
- Vinícola Viticcio;
- Vinícola Patrizia Cencioni
- Vinícola Vignamaggio
4 vinícolas na Toscana, 4 experiências diferentes
De cara, essa já é uma característica muito legal das vinícolas na Toscana: você não vai ter a mesma experiência ao visitar lugares diferentes. Ou seja, sempre tem alguma novidade para te encantar e para manter cada um desses passeios com uma personalidade própria. Mesmo que você visite muitas vinícolas, a sensação não será de “mais do mesmo”.
Em 4 vinícolas diferentes, tivemos experiências como:
- Degustações de vinhos, com ou sem refeição incluída;
- Conhecer as adegas;
- Entender sobre a produção de vinhos;
- Passear pelos lindos vinhedos;
- Participar de aulas de culinária;
- Comprar vinhos produzidos pela vinícola.
Vamos detalhar melhor como foi o passeio em todas elas, assim como um motivo para conhecer cada uma.
Vinícola Antinori
Já falamos sobre a Antinori nesse post, no qual detalhamos melhor a nossa experiência por lá.
Essa é uma vinícola centenária e uma das mais famosas da Toscana, com vinhos icônicos e, especialmente, uma arquitetura que encanta e impressiona.
No nosso passeio, aproveitamos para almoçar no restaurante que eles têm no local, além de explorar os vinhedos que ficam ao lado do prédio principal. Mas como dissemos, sem dúvida a parte mais legal por lá é conhecer a arquitetura, que é absolutamente fantástica e, até mesmo por isso, se tornou um diferencial em relação às outras vinícolas da região.
Vinhos: https://www.antinori.it/en/wines/
Tours: https://www.antinori.it/en/experiences/estates/antinori-estates/antinori-nel-chianti-classico/
Por que conhecer: a arquitetura impressionante e diferente de todas as vinícolas que já visitamos.
Viticcio
A Viticcio é outra vinícola da Toscana que vale a pena visitar. O espaço interno não é enorme, mas eles oferecem uma visita guiada pelos vinhedos, além de também algumas opções diferentes de degustação.
A visita ao vinhedo, em especial, foi a mais legal entre as vinícolas que conhecemos. Além disso, quando fomos, optamos por uma degustação que incluía um pequeno lanche, e gostamos dessa opção. Quando você for, vale a pena checar se estão oferecendo essa possibilidade.
Vale destacar que, além das degustações, a Viticcio também oferece opções de hospedagem.
Vinhos: https://www.viticcio.com/products/
Tours: https://www.viticcio.com/tours-tastings/book-your-tour/
Por que conhecer: aproveitar o ambiente super agradável e visitar as lindos vinhedos.
Patrizia Cencioni: uma das vinícolas na Toscana que oferece os fantásticos Brunello di Montalcino
A Patrizia Cencioni é a única vinícola dessa lista que produz os icônicos vinhos Brunello di Montalcino, e esse já é um diferencial importante em relação às outras. Os Brunello estão entre os vinhos mais famosos da Itália e só podem ser produzidos em uma pequena região.
Os vinhos Brunello da Patrizia Cencioni são muito gostosos e você pode degustá-los ao agendar um tour pela vinícola. Aliás, o tour oferecido por eles te leva também a uma adega muito charmosa, que adoramos conhecer.
Vinhos: https://patriziacencioni.com/en/our-wines/
Tours de degustação: https://patriziacencioni.com/en/tasting/
Por que conhecer: experimentar os famosos – e deliciosos! – vinhos Brunello di Montalcino.
Vignamaggio é uma das vinícolas na Toscana com opção de acomodação
A vinícola Vignamaggio, assim como a Viticcio, possibilita que você fique hospedado em uma de suas acomodações. Além disso, ela oferece diversas atividades a serem exploradas por quem visita, como caminhada, ciclismo, além de atrações para fazer com crianças.
Quando fomos, aproveitamos a oportunidade para fazer uma aula de culinária maravilhosa, que foi um dos passeios mais agradáveis de toda a nossa viagem. Entretanto, não tenho certeza se eles continuam oferecendo essa experiência, então vale a pena entrar em contato com eles para conferir.
Vinhos: https://vignamaggio.com/wine-range
Opções de acomodação: https://vignamaggio.com/accoglienza
Por que conhecer: se você quiser ficar hospedado em uma vinícola de verdade.
Vale a pena visitar vinícolas na Toscana?
A resposta é sim, vale muito a pena visitar as vinícolas na Toscana. Uma das coisas que mais gostamos por lá foi a versatilidade, já que cada vinícola tinha um charme próprio e oferecia experiências diferentes.
Seja para visitar as adegas, entender sobre a produção e degustar vinhos, passear pelos vinhedos ou ficar hospedado em uma vinícola, não faltam opções para tornar as suas férias inesquecíveis.
0 comentários