Hoje é dia de curtir belas imagens! Vamos compartilhar com vocês algumas das fotos de Porto e do Douro que mostram as belezas desses lugares que nos conquistaram. Com isso, esperamos te inspirar a conhecer também essas maravilhas de Portugal, caso você ainda não tenha tido essa oportunidade.
E se você ainda não viu, vale a pena conferir esse post com 6 razões para conhecer a cidade do Porto.
Fotos de Porto
Ponte Luís I e Rio Douro
Não tem como começar esse artigo de outra forma: o rio Douro é a grande atração da região e está presente em quase todos os lugares que você quiser visitar. Ao falar de fotos de Porto, ele terá sempre uma presença de peso.
Rio Douro, na cidade do Porto.
Rio Douro e a Ponte Luís I, na cidade do Porto.
Sao vários os lugares que você pode escolher para admirá-lo na cidade do Porto, mas o nosso favorito foi, sem dúvida, a ponte Luís I.
Além de cruzar o rio e te dar a chance de aproveitar um visual incrível dele, a ponte em si também é uma atração à parte: seja pela bela estética, pelo amplo espaço para andarmos ou pelo seu estilo bem peculiar em relação a outras pontes (nela não passam carros, o que te dá a sensação de estar em uma daquelas ruas exclusivas para pedestres. Mas volta e meia, vêm os bondes que a cruzam apressados, literalmente a alguns centímetros de nós, e compõem muito bem a paisagem).
Do outro lado, fica a simpática Vila Nova de Gaia e seu Jardim do Morro, que dá acesso às adegas de vinho do Porto na beira do rio e a uma vista panorâmica privilegiada.
Ponte Luís I, na cidade do Porto.
Foi um dos passeios mais agradáveis que fizemos na cidade. Tanto os adultos como a crianças adoraram.
Nós 4 em Vila Nova de Gaia com o Rio Douro ao fundo.
Fotos de Porto nas margens do rio Douro
A ponte é uma atração das mais legais, como falamos, mas não é o único ponto de destaque às margens do Rio Douro.
O cais da Ribeira, além de oferecer lindas vistas da própria ponte e do rio, é um lugar delicioso para visitar, com seus restaurantes e artistas tocando música ao vivo, especialmente à noite.
Continuando na direção do oceano, as margens continuam repletas de atrações; de um lado, os Jardins do Palácio de Cristal, a Super Bock Arena e o Torreão do Jardim do Palácio.
Super Bock Arena e Jardins do Palácio de Cristal.
Eu e os meninos no Torreão do Jardim do Palácio.
Do outro, as adegas de vinho do Porto, o Convento de Santo António do Vale da Piedade e outras belezas de Vila Nova de Gaia.
Barcos com barricas de vinho do Porto no Rio Douro.
Fotos de Porto e um pôr do sol magnífico
Acho que demos alguma sorte, mas saímos maravilhados com o pôr do sol da cidade do Porto. Lá perto do litoral, os vários faróis e praias formam o cenário perfeito para um pôr do sol inesquecível.
No dia em que decidimos visitar, a paisagem era especialmente marcante: além daquele sol arrebatador, ainda demos a sorte de vê-lo pousando sobre um enorme navio no horizonte, parecia uma cena de filme.
Bruna e o pôr do sol na cidade do Porto.
Pôr do sol sobre um navio visto da praia do Carneiro.
Esse fato tornou a cena ainda mais memorável, mas a verdade é que o passeio teria valido a pena de qualquer jeito. O sol, as cores, os centenas de pássaros cruzando o céu, tudo ajudou a valorizar a experiência. Quando você for visitar Porto, faça um favor a você mesmo e coloque na agenda um belo entardecer no litoral. Você será agraciado com cenas como essas, mostrando o Farolim de Felgueiras e da Barra do Douro com tons e cores espetaculares.
Pássaros no Farolim de Felgueiras.
Silhueta do Farolim de Felgueiras e do Farolim da Barra do Douro.
Ali pertinho dos faróis, adoramos o bom humor dessa loja: “a última loja de bicicletas antes de Nova Iorque”.
A última loja de bicicletas antes de Nova Iorque.
A primeira coisa que veio à minha mente foi uma vontade de abrir uma loja de bicicletas do outro lado da rua, fazendo com que eles tivessem que mudar o nome para “a penúltima loja…”.
F otos de Porto: outras construções muito interessantes
Porto é repleta de prédios muito interessantes por uma característica presente em muitos deles: a fachada tomada por azulejos. Mito mais do que em Lisboa, lá é comum passar por igrejas (principalmente) e também outros edifícios com azulejaria desde a mais clássica até super modernas. Olha só alguns exemplos:
Parede de azulejos na estação Ferroviária de São Bento.
Trens na estação Ferroviária de São Bento.
Essa é a estação ferroviária de São Bento. Logo na entrada, você já se impressiona com as belíssimas paredes repletas de azulejos e uma arquitetura clássica e elegante. E lá nos trilhos, a simetria dos trens e as linhas limpas e precisas agradam os olhos e rendem belas fotos.
Prédio com mais de 8 mil azulejos pintados.
Lá no Largo Moinho de Vento, mais fotos de Porto: nos deparamos com essa belíssima obra da artista plástica Joana Vasconcelos, com mais de 8 mil azulejos pintados à mão. Impressionante!
Mas não são apenas os azulejos que marcam a arquitetura. Este prédio abaixo, por exemplo, chamou muito a nossa atenção, especialmente pela bela porta ao final da escadaria.
Não é nenhum marco histórico (é um centro de saúde), mas adoramos a composição com a muralha Fernandina (essa torre à esquerda), que começa ali e desce até quase o início da ponte Luís I. Com a Bruna na imagem (reparem que ela está na frente da porta, ao final das escadas), dá pra ter uma noção exata do tamanho do prédio e da torre.
Bruna no prédio ao lado da muralha Fernandina.
E por onde você caminha, encontra uma arquitetura bonita e cativante. Achamos que Porto foi um colírio para os olhos. E ainda nem havíamos visitado a região do Douro.
Região do Douro
Se Porto nos conquistou com os charmosos azulejos e as ruas que te convidam a caminhar e explorar, a região do Douro trouxe outro estilo bem diferente, mas igualmente encantador: as paisagens eram de cair o queixo.
Nessas imagens abaixo, dois dos diversos parques eólicos da região são iluminados em momentos distintos: na primeira imagem, durante o nascer do sol; na segunda, é o pôr do sol que traz as lindas cores e o belo contraste das montanhas.
Parque eólico perto de Lamego.
Parque eólico perto de Lamego.
Essa cidade abaixo é Lamego durante o nascer do sol. As cores do amanhecer ornam a cidade e seus prédios baixos de telhados marrons, a deixando ainda mais bonita.
Essa é a cidade de Aviões. Na imagem aérea feita pela manhã, repare que a altitude a deixa acima da névoa que se formou mais embaixo, perto de onde passa o Rio Douro. Na segunda foto, a luz do sol bem baixinha dá uma textura e cores lindas às montanhas.
Cidade de Aviões e hotel Paraíso Douro.
Abaixo, as cores do pôr do sol criam uma camada de cores e contrastes excepcional nas montanhas, além de enfeitar lindamente o céu e as nuvens.
E não podemos esquecer as vinícolas do Douro
Vamos falar sobre elas em outro post, então aqui vamos trazer só duas fotos. A primeira mostra o interior da Quinta da Pacheca e uma bela decoração onde ficam as enormes barricas. A segunda imagem mostra um belo campo de videiras bem às margens do Rio Douro e ilustram o que a região tem de melhor: as inúmeras e espetaculares vinícolas. Mesmo para quem não aprecia tanto beber vinho, conhecer uma ou duas quintas, como as vinícolas são chamadas, é um passeio obrigatório.
Esperamos que essas fotos de Porto e da região do Douro te inspirem e animem a também explorar o norte de Portugal, realmente adoramos conhecer tudo por lá e pretendemos voltar.
Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Entre em contato com a gente e também siga o nosso perfil no Instagram. 🙂
0 comentários