Já ouviu falar da Ponte della Maddalena? Ela fica na região da Toscana e, me arrisco a dizer, é uma das pontes mais bonitas e interessantes da Itália. Hoje, você vai descobrir o que ela tem de especial, como chegar lá e, de quebra, ainda vai curtir fotos fantásticas para te inspirar a visitar.
E por que visitar a região da Toscana?
A Itália é um dos países mais visitados pelos brasileiros e isso não é à toa. A comida, as paisagens, a história, tudo nesse lugar é maravilhoso. Apesar de não ser tão extensa, é impossível conhecer toda a “bota” em uma única viagem. Isso quer dizer que você vai precisar fazer escolhas.
E já que vai ter que priorizar o que conhecer, que tal começar pela Toscana? A região é fantástica para qualquer grupo: casais, famílias, amigos ou mesmo para aquela viagem solo. Independente de qual seja o seu estilo, a Toscana vai te atender.
Nas pesquisas sobre o que fazer perto de Florença, que é a principal cidade da região (e um destino obrigatório!), nos deparamos com muitas cidades lindas, hotéis charmosos, além de monumentos impressionantes.
E quem diria que um dos pontos altos na região seria uma ponte?
Sério mesmo, Marcos? Uma ponte?
Pois é, fiquei surpreso também…
Como chegar na Ponte della Maddalena
A ponte fica na comuna de Borgo a Mozzano e, se você nunca ouviu falar dessa metrópole de 7 mil habitantes, não se preocupe: a gente mesmo não sabia o nome da cidade até eu procurar para escrever esse post, rsrs.
Ela está localizada a cerca de 100km a oeste de Florença. Mas a melhor referência é Lucca, já que a Ponte della Maddalena fica a cerca de 25km ao norte dessa cidade.
Dá pra ir de trem até a ponte, mas a melhor opção sem dúvida é com um carro alugado. A cidade tem pouco trânsito e é super fácil estacionar lá perto (como eu falei: 7 mil habitantes).
Quando visitamos, nós chegamos na Europa por Zurique e pegamos um carro para descer até a Itália. Se você for conferir no mapa, vai ver que a ponte ficava bem no nosso caminho. Isso permitiu que ela fosse a primeira coisa que visitássemos ao entrarmos no país.
Isso facilitou bastante, já que nosso roteiro passava por Lucca e incluía a hospedagem no charmoso Borgo dei Gigli, que fica ali na região também. Mas daqui a pouco vamos te falar se vale a pena ou não visitar a ponte dependendo do seu roteiro.
Afinal de contas, o que torna a Ponte della Maddalena especial?
Ela é uma ponte em arco que fica no rio Serchio, tem 95 metros de comprimento e 38 metros de vão livre.
Até aí, nada demais, né? Mas olha que interessante: ela foi construída no século XI e, por isso, tem uma construção medieval muito característica.
Arquitetura fantástica
A primeira coisa que chama a atenção é a arquitetura. Os vãos em formato de semicírculo são bem diferentes do que estamos acostumados a ver em pontes modernas e trazem uma harmonia e uma beleza particulares. Especialmente quando você percebe os reflexos na água, que criam um espelho e formam círculos completos. Lindo!
Além disso, esse estilo mais rústico, feito em pedras, também chama a atenção. Nada de concreto e ferro, e isso dá a ela um charme inconfundível.
Paisagem linda ao redor
A paisagem em volta da ponte também ajuda e fortalece a experiência. Uma ponte medieval cercada de verde, montanhas, casas antigas e um belo rio, isso tudo te transporta uns 500 anos para o passado, pelo menos.
E se a ponte é bonita de baixo, fica ainda mais impressionante observada de cima, quer ver?
Vista do alto, a Ponte della Maddalena releva esse formato curioso que, para mim, lembra um dinossauro! Interessante, né?
Desse ângulo, o rio, as árvores e as montanhas ao redor chamam ainda mais atenção. E essa luz de final de dia completa a beleza irresistível do local.
Vale a pena visitar a Ponte della Maddalena?
Nós adoramos conhecer a ponte e achamos que é um passeio bem gostoso para você fazer caso esteja planejando visitar a região, especialmente a cidade de Lucca.
No nosso caso, como já explicamos, aproveitamos o trajeto da Suíça até a Itália e, como a ponte ficava bem no caminho, a escolha de visitá-la foi muito fácil. Mas entendemos que esse pode não ser o seu caso. E aí vão algumas dicas:
- se você pretende conhecer Lucca ou outra cidade bem perto de lá, achamos que a visita à Ponte della Maddalena faz todo o sentido;
- se você só pensou em conhecer Pisa, que fica mais embaixo e a cerca de 40km da ponte, a decisão já é mais difícil, pois são quase 45 minutos de viagem. A não ser que você tenha algum interesse maior em arquitetura, talvez esse deslocamento todo não faça sentido;
- se você só pensou em ficar em Florença e não explorar nada a oeste, não achamos que vale a pena incluir a ponte do seu roteiro. São 100km de distância e 1 hora e meia de viagem… achamos que dá para aproveitar esse tempo de outra forma.
Então, o resumo da ópera é que faz sentido colocar a ponte no seu roteiro caso planeje passar ali por perto. Ela é super fotogênica e vai render lindas fotos e momentos agradáveis.
Nossa sugestão é aproveitar o final do dia para conhecê-la, já que a luz deixará a visita ainda mais bonita.
Informações sobre a Ponte della Maddalena
Localização: Borgo a Mozzano, a 25km de Lucca e 100km de Florença
Características: Ponte em arco e estilo medieval
Dimensões: 95 metros de comprimento, 38 metros de vão livre
0 comentários