Parques em Brasília e outros lugares abertos: 9 dicas para você passear

por | jan 24, 2021

Início » Blog » Parques em Brasília e outros lugares abertos: 9 dicas para você passear

Nesse post, vamos falar sobre parques em Brasília e outros lugares abertos na cidade para levar crianças.

Decidimos escrever sobre isso porque, outro dia desses, uma amiga me perguntou sobre onde levar os sobrinhos, que estavam de férias na casa dela. Considerando a pandemia que estávamos vivendo, tentei pensar em lugares abertos e também gratuitos, para não levar essa tia tão maravilhosa à falência, rsrs…

Parques em Brasília

Olhos d’água

Pode parecer uma dica óbvia, mas muitas vezes esquecemos dos muitos parques que Brasília tem a oferecer. Gosto muito de passear no Olhos d’água, porque é fácil de chegar,  pequeno (mas raramente fica lotado), tem muita natureza e sombra disponível. Já fizemos belos ensaios de família por lá. Você pode passar na La Boutique Boulangerie ou no Café Clandestino (na 214 Norte) e pegar uns pães para fazer um piquenique no parque, ou emendar um jantar após o passeio num dos muitos restaurantes ali do final da asa norte (nós amamos o Dona Lenha). 

Ana Lídia 

Mesmo não tendo crescido em Brasília, logo aprendi que esse é um grande clássico das crianças por aqui. É aquele parquinho oldschool, com brinquedos de ferro e muito espaço. Por estar dentro do Parque da Cidade, as possibilidades são muitas (também para os adultos): bicicleta, patins, corrida e água de coco para finalizar. Programa perfeito para um fim de tarde ou manhã de sábado.

Jardim Botânico, um dos principais parques em Brasília

Esse parque ficou ainda mais popular desde que o Jardim Bom Demais abriu uma unidade lá e passou a servir café de manhã em belas mesinhas de piquenique. Além dele, o Caliandra também é uma opção de restaurante para começar o dia por lá e depois seguir explorando os muitos jardins e parquinhos. Inclusive, descobrimos que é um ótimo lugar para levar as crianças para brincar nos horários de sol forte, pois os brinquedos ficam debaixo dos pinheiros e tem sempre muita sombra. 

Esse é um daqueles parques em Brasília que costuma ficar bem cheio aos fins de semana, então vale a pena se programar para chegar logo que ele abre, às 9h. A entrada custa R$ 5 por pessoa (pagamento somente em dinheiro), mas dá para entrar de bicicleta ou a pé entre 6h e 9h, aí a entrada é gratuita.

Criança subindo em rampa no Jardim Botânico de Brasilia.
Martin subindo em rampa no Jardim Botânico de Brasilia.

Parques em Brasília: Península/ parque da asa delta

Eu amo muito esse parque porque é amplo, tem bastante área verde, além de ser beira lago. Ficou bastante tempo fechado, mas agora que reabriu, caiu no gosto do pessoal e tem ficado bem cheio. É o lugar perfeito para deixar as crianças correrem e fazer um piquenique – rola até de pegar uns pães na L’amour du Pain ali na QI 11 e comer no parque. Esse com certeza está no meu top 5 de coisas pra fazer em Brasília.

Parques em Brasília: Parque PenínsulaMartin andando de bicicleta no parque Peninsula.

Parque em Brasília na 308 sul

Essa não é só mais uma quadra do plano piloto. Foi projetada por Lucio Costa e é conhecida como “quadra modelo” pelos brasilienses. O paisagismo de Burle Marx inclui laguinho de carpas, parquinhos e belos jardins. Logo ao lado fica a igrejinha, com seu lindo painel de azulejos do Athos Bulcão. É aquele rolê que todo mundo que mora em Brasília tem que fazer um dia, ou levar as visitas. Só fica faltando o sorvete da gelateria Parmalat que ficava ali na 108 sul (saudades), mas você pode emendar um lanche no Ricco Burguer ou no Café e um Chêro, que estão ali pertinho. Uma pizza na Dom Bosco também encerra o passeio com gostinho clássico de Brasília.

Parques em Brasília: parquinho da 308 sulMartin brincando na quadra 308 sul.

Praça dos cristais (SMU)

Brasília não tem muitas “praças” como as outras cidades, mas tem essa, e ela é fantástica. É um lugar muito amplo e tranquilo, com laguinhos, jardins, área verde, muito espaço para as crianças correrem e andarem de bicicleta. Frequentamos a praça há muitos anos e é sempre uma delícia ir lá no final da tarde. 

Bruna e Martin na Praça dos Cristais no SMU em BrasíliaBruna e Martin no SMU em Brasília.

CCBB

Esse lugar cumpre todos os requisitos: é aberto, tem um parque super bacana, além de um jardim lindo, restaurante, estacionamento e muita segurança. Isso sem contar as atividades, exposições e programações que sempre acontecem por lá. E de quebra, ainda tem um café bem gostosinho para lanchar. Não tem como errar. 🙂 


Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília.

Parques em Brasília: os parquinhos das quadras

Brasília é uma cidade curiosa em muitos aspectos, e algo muito legal é o conceito da superquadra, que permite que mesmo quem não more naquela quadra específica frequente as  áreas verdes e parquinhos do local. Estamos trabalhando em um post com nossos parquinhos preferidos, mas cito também o guia do Roteiro Baby

Pontão

Esse é um dos lugares abertos em Brasília tão legais que tem muito potencial de virar farofa às vezes. Mas, sabendo escolher dia e horário, dá pra aproveitar muito esse espaço à beira lago. Além de ser super agradável caminhar pela orla, tem um parquinho bem bacana para as crianças e restaurantes para todos os gostos (e bolsos). 

Silhueta no SMU
Silhueta do Marcos e do Martin em parque.

Dica extra: Shoppings

Essa dica foge um pouco do tema e parece óbvia, mas nem tanto. Porque tem dias que não rola parque ou parquinho por um motivo ou outro, principalmente quando chove, e mesmo em tempos pandêmicos, tomando os devidos cuidados, dá para fazer uma visitinha ou outra ao shopping. Nessas situações, gosto do Terraço por ser aberto e do Iguatemi, que raramente fica cheio de verdade. Esses dois shoppings contam com uma variedade boa de restaurantes e lojas, além de serviços bem convenientes, como farmácia, sapataria, relojoeiro (no Terraço) e mercearia (Iguatemi), então dá pra se divertir e resolver uma pendência ou outra. Ah, os dois tem estacionamento coberto, o que é ótimo para dias de chuva, especialmente com crianças.

Gostou das dicas? Conheça várias outras no nosso blog ou no nosso perfil do Instagram.

2 Comentários

  1. Renata

    Incrível como uma cidade muda se olhamos por outros olhos, né? Morei 6 anos em Brasília e não conheço nem 30% dos pontos que vocês citaram! A vida muda com crianças 🙂
    Amei as dicas e já vi que minha próxima visita a Brasília vai ter que ser longa pra eu poder levar meus sobrinhos favoritos nos melhores pontos (e comer todas as coisas gostosas que vocês sugeriram em cada passeio)!

    Responder
    • Bruna Moreira

      Pois é, Rê, Bsb tem muitas possibilidades ao ar livre, realmente é uma cidade diferenciada nesse aspecto! Estamos ansiosos pela sua visita 😍

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *