Gornergrat Kulm Hotel: hospedagem a 3.100 metros de altura em Zermatt

por | jan 28, 2021

Início » Blog » Gornergrat Kulm Hotel: hospedagem a 3.100 metros de altura em Zermatt

Bem vindo ao Gornergrat e seu maravilhoso hotel! Essa é uma montanha encravada nos Alpes suíços, próxima à charmosa Zermatt e ao famoso monte Matterhorn. Seus 3.135m permitem uma vista privilegiada dos céus e das diversas montanhas ao seu redor. Só há um ponto de acesso, o trem que sobe de Zermatt até o topo. Nesse post, vamos falar de quando ficamos no Gornergrat Kulm Hotel, no topo dos Alpes suíços. 

Muitas pessoas sobem para esquiar, mas outra atração do local é o 3100 Kulmhotel Gornergrat, que fica encravado no pico. Ficar nesse hotel em Zermatt foi uma dessas experiências inesquecíveis, e queremos compartilhar um pouco disso com vocês.

Gornergrat Kulm hotel e seus arredores nevados, perto de Zermatt, SuíçaKulm hotel Gornergrat e seus arredores nevados.

Matterhorn visto de uma janela no Gornergrat Kulm hotel
Matterhorn visto do nosso quarto.

Primeiramente, subir a montanha já vale o passeio, mesmo que você opte por não passar a noite ou esquiar. Foi o que fizemos em 2015, quando fomos bem cedo para ver o nascer do sol.

Gostamos tanto de fazer isso que, naquela época, ficamos com vontade de experimentar como seria dormir no Gornergrat Kulm Hotel.

Quatro anos depois, surgiu a oportunidade de voltarmos lá, dessa vez para passar o aniversário da Bruna e Cida (sim, elas fazem aniversário no mesmo dia!). Aliás, a Bruna só ficou sabendo que dormiríamos lá no dia, foi uma enorme surpresa pra ela. Como seria passar a noite em um hotel no topo dos Alpes suíços?

Nesse hotel em Zermatt, a paisagem já vale a viagem

Como falei, a viagem de trem já é uma maravilha por si só. Até chegar no topo da montanha, a vista é deslumbrante e você pode saltar em uma das estações intermediárias (Findelbach, Riffelalp, Riffelberg ou Rotenboden) para fazer alguma trilha ou só apreciar a paisagem. Sem paradas, a subida demora cerca de 30 minutos.

Trem em montanha subindo para o monte GornergratTrem subindo para o monte Gornergrat.  

Matterhorn e Zermatt vistos de dentro do tremMatterhorn e Zermatt vistos de dentro do trem.

Temperaturas mais do que agradáveis durante o dia no Gornergrat Kulm Hotel

Chegamos ao hotel para fazer o check-in cerca de 15hs e, depois de fazermos o check-in, aproveitamos o restante da tarde para curtir a vista panorâmica. Do ponto mais alto, é possível ver o hotel e o Matterhorn ao fundo, além das inúmeras montanhas ao redor. Apesar da altitude e da abundância de neve, o sol estava tão forte que o casaco era quase dispensável, sem exagero. Passamos muito mais frio em lugares bem mais baixos na Suíça. Foi uma surpresa agradável poder ficar algumas horas ao ar livre sem congelar!

Monte Matterhorn e o Kulm Hotel GornergratCida, Manoel e Tin em frente ao Matterhorn.

Marcos em frente ao monte Matterhorn visto do GornergratMarcos em frente ao Matterhorn.

Aclimatando com a altitude: mais tranquilo do que esperávamos, mesmo nos 3.100 metros do Gornergrat Kulm Hotel

Ao começar a andar por lá, tivemos uma leve dor de cabeça, um pouco mais de cansaço, e só. Ficar hospedado no topo das montanhas foi bem tranquilo.

Estávamos mais preocupados com o Martin, que tinha menos de dois anos na época. Antes de marcarmos o passeio, pesquisamos bastante para ter certeza de que era seguro para ele. Chegamos à conclusão de que ele poderia subir e que ficaríamos atentos a qualquer possível desconforto. Nos primeiros minutos, ele ficou mais quietinho, parecido com o comportamento dele no alto do vulcão Haleakala, no Havaí, mas logo ele ficou animado e muito feliz com toda a experiência.

Uma dica importante é beber muita água, já que isso ajuda bastante a diminuir os sintomas da altitude.

 

Jantar muito gostoso de noite. De bônus, uma surpresa super agradável do Gornergrat Kulm Hotel!

O jantar no hotel foi uma experiência à parte. Nesse momento, depois que o último trem do dia já partiu da montanha, as únicas pessoas no topo são os hóspedes e equipe do hotel. No total, éramos menos de 50 pessoas, o que torna o momento ainda mais gostoso e especial. Para o jantar, cada família tem sua mesa definida previamente. No cardápio, tínhamos uma mesa de pães, salada, além de comidas típicas do país. Tudo bem gostoso. 

Mas o foco no jantar não foi a comida em si, e sim o prazer de compartilhar aquele momento com pessoas tão amadas, especialmente por ser aniversário da Bruna e da Cida. Todos estavam bem felizes, o Martin super animado e tudo combinou para uma sensação maravilhosa. 🙂

Família reunida no Kulm hotel Gornergrat, ZermattFamília reunida no Gornergrat Kulm Hotel. 

Por algum motivo, mencionei a uma funcionária que era aniversário delas, mas sem nenhuma expectativa. Fomos a última mesa a terminar de jantar, ou seja, tínhamos o restaurante só pra nós. Mais uns minutos de boa conversa e, já quase na hora de irmos embora, uma última surpresa: alguns funcionários começam a cantar parabéns pra elas e aparecem com um misto de torta, sorvete e chocolate, com direito até a velinha. Foi a cereja do bolo de um dia absolutamente memorável! 

 

Bruna no Gornergrat Kulm hotelFamília reunida no Gornergrat Kulm Hotel.

É engraçado como, entre tantos gestos grandes, alguns aparentemente pequenos nos marcam tanto! Foi o caso desse: algo relativamente simples, uma tortinha com parabéns que trouxe uma alegria enorme.

Falando em hotel: ele é bom, mas não espetacular. Você paga pela experiência única de ficar hospedado no topo dos Alpes, não pelo luxo

Isso não é uma crítica, apenas uma constatação. O 3100 Kulmhotel Gornergrat é caro, mas não é super luxuoso nem nada. Por outro lado, fomos muito bem atendidos.

Pelo preço, em outros lugares você ficaria em uma hospedagem com mais amenidades e estrutura.

Mas a questão é exatamente essa: em outros lugares. Aqui, o Gornergrat Kulm Hotelé a única opção se você quiser ficar hospedado nessa parte dos Alpes. Em uma conversa rápida com funcionários, dá pra ter uma noção dos desafios logísticos de manter um lugar como esse, sem dúvida é muito mais caro e complexo. E a gente acaba pagando por isso: pela paisagem, pelos 3.100 metros, pela exclusividade (não é um hotel gigante com centenas de quartos). E na minha opinião, paga feliz. 🙂

Gornergrat Kulm hotel e seus arredores nevados, perto de Zermatt, Suíça Gornergrat Kulm Hotel no topo dos Alpes suíços e seus arredores nevados.

Kulm hotel Gornergrat 3100 e o Matterhorn ao fundoGornergrat Kulm Hotel e o Matterhorn ao fundo.

Nascer do sol admirando o Matterhorn: que experiência no Gornergrat Kulm Hotel!

Ver os primeiros raios de sol da manhã iluminando o Matterhorn é outro ponto alto do passeio. Mas pra isso, não é necessário dormir no hotel lá no topo, basta subir bem cedo (já fizemos isso também e falaremos sobre a experiência em um post futuro)

Em ambos os casos, a vista é bem parecida, mas é mais confortável admirar esse momento a partir do quarto do que no frio, né, rsrs. De todo modo, continuo achando que vale muito a pena subir cedo só pra ver o nascer do sol, apesar do frio. 


Sequência de fotos do nascer do sol no monte Matterhorn.

No fim, um gostinho de “quero mais”

Depois de curtir o nascer do sol, aproveitamos o café da manhã em família e fizemos checkout relativamente cedo porque iríamos descer até Zermatt de paragliding ainda cedo.

No fim das contas, foi uma estadia inesquecível. Claro que a combinação de tudo – a altitude, a vista, os aniversários, o nascer do sol, o paragliding – tornou a experiência ainda mais fantástica. Mas a verdade é que teria valido a pena mesmo sem esses “extras”. 

É especial a esse ponto. Na volta pro centro de Zermatt lá do hotel, o pensamento que não saiu da cabeça era: que vontade de repetir!

Bruna em frente ao monte Matterhorn, perto de Zermatt Bruna em frente ao Matterhorn.

Placa com a altura do GornergratPlaca de Gornergrat.   

Monte Matterhorn visto de dentro do tremMonte Matterhorn visto de dentro do trem.

Marcos e Daniel com o monte Matterhorn ao fundoMarcos e Daniel com o Matterhorn ao fundo.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *