Ângulo para fotos: a diferença que isso pode trazer na sua fotografia

por | abr 28, 2022

Início » Blog » Ângulo para fotos: a diferença que isso pode trazer na sua fotografia

Aqui em casa, tanto eu como a Bruna adoramos fotografar os nossos filhotes. E o assunto que vamos te trazer hoje, sobre o ângulo para fotos foto, é especialmente importante para fazer esse tipo de imagem.

Essa é uma dica valiosa e infalível para você capturar melhor a expressão das suas crianças. Entre muitas dicas e técnicas que podemos compartilhar, essa é uma das mais simples e eficazes.

Agache. 👇🏻

“Hein? É só isso? Como é que agachar vai melhorar as minhas fotos?!”. Bom, vamos explicar com mais detalhes.

O importante disso não é exatamente a sua posição corporal, mas o ângulo para a foto em relação à criança. A ideia aqui é capturar a imagem na altura do olhar dela, e não do seu. Você pode, por exemplo, ficar de pé e colocar a câmera na altura da sua cintura? Sim, funciona também (e inclusive eu faço muito isso, como no exemplo abaixo. Mas a questão é que, no caso de fotografar com celular, essa posição não é tão prática).

E que efeito prático ajustar o ângulo da foto traz para as suas imagens?

 

1. A atenção ao ângulo para as fotos pode trazer uma maior conexão com a criança

Quando você fotografa dessa perspectiva, a imagem naturalmente transmite uma conexão maior com a criança. Faz uma diferença enorme criar uma imagem que mostra o mundo como a criança vê, que te convida a entender o ponto de vista dela e, assim, gerar uma conexão emocional maior com o registro. O contrário disso, aquela foto que a gente está mais acostumado a fazer, “de cima pra baixo”, traz uma perspectiva mais distante. Compare os dois registros abaixo para ver isso na prática:

Ângulo para fotos e o impacto na imagem

Ângulo para fotos e o impacto na imagem

Você consegue perceber como a segunda imagem te conecta mais com a cena? E a única diferença foi agachar para fazer a foto.

2. Facilita o registro da expressão da criança

Outra vantagem de ajustar o ângulo da fotografia é que fica muito mais fácil registrar a expressão da criança. Comece a reparar isso: em fotos espontâneas, ela geralmente não está olhando pra você, mas pra algo na altura dela, como um carrinho, uma boneca, uma deliciosa frutinha…

Isso significa que, ao se posicionar na mesma altura, é mais fácil fotografar os olhos e aquela linda expressão de curiosidade, alegria, surpresa…

Ângulo para fotos e o impacto na imagem

Ângulo para fotos e o impacto na imagem

3. Ajustar o ângulo para as fotos permite uma perspectiva mais natural

Isso é algo que muita gente não sabe, mas o ângulo da fotografia (assim como outras características, como a sua distância para o assunto) afeta profundamente a perspectiva. É o que acontece quando você faz a foto de baixo pra cima – ou de cima pra baixo. Especificamente ao fazer a imagem de cima pra baixo, você “achata“ a criança e ela parece ser menor do que realmente é.

4. A foto “respira” melhor

Pensa sobre isso: quando você faz a foto de cima pra baixo, o chão é o limite, né?

Por outro lado, se você registra a imagem da mesma altura, isso significa que a câmera fica num ângulo reto e aponta para o horizonte. Isso te dá muito mais margem para criar uma foto interessante. Nas imagens abaixo, dá pra perceber que, quando você faz a foto de cima (primeiro exemplo), você basicamente só consegue colocar o chão na composição. Já no segundo exemplo, dá pra perceber que é possível incluir outros vários elementos (mesmo que eu não tenha feito isso, a lição é que dá, rsrs).

5. Usar um ângulo para fotos mais horizontal passa uma sensação de maior autonomia da criança

Isso acontece porque, ao fazer a imagem dessa maneira, a criança acaba parecendo maior – se comparado com a foto feita de cima, que já vimos que comprime a perspectiva – e, também por isso, menos frágil.

Ângulo para fotos e o impacto na imagem

Ângulo para fotos e o impacto na imagem

Repare bastante nas fotos que colocamos no artigo. Elas foram sempre feitas em pares, com poucos segundos de diferença. Mas, na minha opinião pelo menos, a diferença é enorme. Em todos os exemplos, eu prefiro as imagens feitas quando eu escolhi me agachar. O ângulo para a foto muda completamente o resultado final.

E você, já tinha reparado nesses pequenos detalhes? Comenta aqui ou entre em contato com a gente. Visite também o nosso perfil do Instagram para conhecer várias outras dicas.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *