Conhecer o lago Lungern na Suíça foi uma grata surpresa, é um desses lugares que você não espera, mas fica super feliz de ter encontrado.
Na Suíça, entre Lucerna e Interlaken, ele tem às suas margens a cidade de mesmo nome – Lungern. Tem apenas 2km de extensão, é pequenino. Mas apesar do pouco tamanho, o que não falta nele é beleza e charme, quer ver? Reflexo de árvores e montanhas no lago Lungern na Suíça.
No meio do caminho tinha um lago
Nunca tinha ouvido falar dele, não estava em nenhum plano de viagem e, por pouco, não passou despercebido. O roteiro do dia era conhecer Interlaken, outra cidade que parece de conto de fadas. Estávamos hospedados em Lucerna, há cerca de 70km de distância. Era um trajeto curto no qual rodeamos alguns lagos, inclusive o muito mais famoso lago Lucerna.
Eu conheci o lago assim, bem despretensiosamente enquanto dirigia entre essas duas cidades. Nunca tinha ouvido falar, mas foi impossível ignorá-lo. A combinação de águas azuis e calmas, uma cidadezinha pitoresca e lindas montanhas ao redor é irresistível.
As fotos mostram dois ângulos diferentes do lago Lungern na Suíça, visto de seus dois extremos.
Ficamos uns 20 minutos na parte de baixo fotografando e admirando, e mais uns 15 minutos na parte de cima. Foi o suficiente pra registrar pra sempre na memória e me fazer querer voltar novamente no futuro.
Reflexo de árvores e montanhas no lago Lungern.
5 anos depois no lago Lungern, na Suíça: outra experiência e outro lago
Foi o que fiz 5 anos depois. Aproveitando que tinha um roteiro de viagem parecido, fui visitá-lo novamente em abril. E encontrei um cenário totalmente diferente. É só comparar as imagens…
Se da primeira vez o lago estava cheio e refletia um lindo azul (favorecido pelo horário e posição do sol), na segunda vez ele estava bem mais… ordinário. As águas não tão calmas impossibilitavam aqueles reflexos perfeitos da montanha; e o que mais chamou minha atenção foi a altura da água: o lago estava muito mais vazio! É possível ver isso de ambos os ângulos quando a gente olha pras margens dele. Da parte de cima, a vista é ainda mais chocante: o lago que chegava pertinho das casas (dá pra ver alguns barcos nas imagens da primeira visita) agora estava bem mais recuado.
Provavelmente é algo comum para os moradores e pode ter relação com a época de chuvas e degelo das montanhas. Para um visitante como eu, chamou muito a atenção.
E me despertou a seguinte reflexão: às vezes, temos a tendência de “deixar pra depois”. Acabamos vendo a vida de maneira muito estática, como se o que existe hoje vá permanecer para sempre. Mas a verdade é que ela é muito dinâmica e efêmera, e algumas oportunidades são únicas (ou acabam um dia).
Espero que não seja o caso do lago Lungern! Quero voltar lá e admirá-lo novamente em toda a sua beleza.
E para você e eu, uma última dica: quando estiver andando ou dirigindo em viagem, fique atento! Os mais lindos destinos podem estar bem debaixo dos seus olhos. 😉
Lago Lungern visto de cima.
Homem em barco e trem ao fundo.
0 comentários