O que fazer em Lucerna? Motivos para conhecer essa cidade linda

por | jun 12, 2024

Início » Blog » O que fazer em Lucerna? Motivos para conhecer essa cidade linda

O que fazer em Lucerna? Vale a pena visitar a cidade? Se você quer conhecer a Suíça, já deve ter esbarrado em Lucerna durante as suas pesquisas e pode ter se perguntado se compensa separar um tempo para conhecê-la. E nós estamos aqui para responder às duas perguntas.

Vale a pena visitar Lucerna?

Essa pergunta é fácil de responder: sim, vale muito a pena conhecer essa cidade super charmosa. E vamos detalhar aqui o que você pode esperar da cidade e quais são as principais atividades para você aproveitar por lá.

Bruna em frente à torre de água de Lucerna

Bruna em frente à torre de água de Lucerna.

Monte Pilatus e o lago Lucerna

Monte Pilatus e o lago Lucerna.

 

Onde fica? Quantos habitantes tem? É uma cidade grande?

A cidade fica no cantão de Lucerna, que empresta seu nome a ela. Com cerca de 80 mil habitantes, Lucerna é a sétima cidade mais populosa da Suíça (que, por sua vez, também está longe de ser um dos países mais populosos da Europa).

Para todos os efeitos, ela é uma cidade relativamente pequena. Está bem distante dos 9 milhões de habitantes que Londres tem, ou até mesmo dos 2 milhões que moram em Paris.

Além disso, Lucerna não tem aeroportos grandes, não é um hub comercial como Zurique, ou mesmo uma cidade com importância estratégica, como é o caso de Genebra. Então, afinal de contas, o que Lucerna tem de mais?

 

Muitas características de cidades grandes em um “pacote” menor

Uma ótima característica de Lucerna é conseguir reunir muitos atrativos de metrópoles maiores em um local mais aconchegante, mais calmo e menos agitado. Por exemplo, lá existe uma excelente estação de trem, o transporte público funciona muito bem, há vários museus, muitos hotéis e restaurantes, atrações turísticas, até um cassino…

Tem muito do que seria esperado de uma cidade grande, mas com uma pegada de cidade pequena. Para nós, esse é um dos grandes diferenciais de Lucerna.

 

O que fazer em Lucerna dentro da cidade

Visitar o Leão de Lucerna

O Leão de Lucerna é, provavelmente, a principal atração turística da cidade depois da Torre de água. Ele foi esculpido diretamente na rocha no século 19 e celebra a história de soldados suíços que defenderam o Palácio das Tulherias durante a Revolução Francesa.

O Leão é uma escultura realmente impressionante. A maior virtude dele é a capacidade de transmitir uma expressão extremamente realista e o sofrimento de um animal ferido.

Essa é uma visita rápida, em que você não vai demorar mais do que 30 minutos. Mas vale muito a pena.

O que fazer em Lucerna: visitar a escultura do Leão

O emocionante Leão de Lucerna.

 

Conhecer seus muros e torres

Lucerna já foi uma cidade fortificada e uma parte desse muro continua em sua paisagem. É uma caminhada tranquila e muito agradável que te leva a um ponto com uma vista bem bonita da cidade. Os muros, que foram construídos no século XIII, possuem 9 torres, das quais 3 podem ser acessadas pelo público.

Bruna e uma das torres de Lucerna

Bruna em frente a uma das torres de Lucerna.

 

O que fazer em Lucerna: visitar a Torre de água e a Ponte da Capela

Ah, essa é a “cara” de Lucerna. Sem dúvida, é o monumento mais visitado e fotografado, até mesmo por estar bem no centro. É impossível andar pela cidade sem passar por sua bela torre de água (que não tem nada a ver com as torres dos muros).

Também é uma visita rápida, mas não se preocupe: você vai esbarrar por ela várias vezes! Alguns restaurantes na beira do rio Reuss também te proporcionam uma vista muito legal desse monumento.

O que fazer em Lucerna: visitar a Torre de água

A famosa torre de água.

Interior da Ponte da Capela em Lucerna

Bruna na Ponte da Capela.

 

Andar de barco no Lago Lucerna

O lago Lucerna é outro espetáculo à parte. Ele faz parte de quatro Cantões, que são equivalentes aos Estados brasileiros: Uri, Nidwald, Schwyz e Lucerna.

Com 38km de comprimento, é um lago todo recortado e com muitas montanhas bem próximas, que criam paisagens fantásticas. É bem fácil passear nele, já que existem barcos que fazem o transporte entre as várias cidades que o rodeiam, especialmente Weggis, Vitznau e Brunnen, só para citar algumas.

Então, você só precisa comprar um tíquete de barco de ida e volta para uma dessas cidades e consegue conhecer praticamente o lago todo, além de parar pra explorar alguma das cidades, se quiser.

Monte Pilatus e Lago Lucerna

Monte Pilatus visto do lago Lucerna.

 

O que fazer em Lucerna: conhecer a Glass Factory

Você sabia que Lucerna tem uma fábrica de vidro? Pois é, a Glasi Hergiswil fica a menos de 10km do centro da cidade e é um passeio legal, em que você consegue ver os funcionários criando lindas peças em vidro ao vivo!

O que fazer em Lucerna: visitar a fábrica de vidro Hergiswil

Fábrica de vidro Hergiswil.

Fábrica de vidro Hergiswil

Homem cortando vidro.

 

O que fazer em Lucerna: caminhar pela cidade é uma atração por si só

Para mim, uma das coisas mais legais para fazer em Lucerna é simplesmente caminhar pela cidade. Ela é segura, tem um clima gostoso – ainda que possa ficar um pouco frio – e oferece várias belezas para quem tira um tempinho para explorá-la.

Por exemplo, é uma delícia caminhar pelas margens do lago Lucerna, com seus muitos pássaros, árvores e áreas verdes. Também é gostoso explorar a pé os monumentos que mencionei, como a torre de água e os muros, além de passar pela estação de trem.

No caminho, você pode curtir cafés gostosos, visitar um de seus muitos restaurantes, caminhar pela área exclusiva de pedestres e ter uma experiência mais intimista e menos turística.

Dá para conhecer a cidade inteira a pé; com raras exceções, ela não fica lotada; os pontos turísticos são, em sua maioria, gratuitos, ao ar livre e sem fila de espera.

Em outras cidades, caminhar pode parecer um programa desnecessário. Mas lá em Lucerna, achamos que é uma experiência muito gostosa.

 

Visitar a Bucherer, uma loja linda e bem turística

Já aviso que isso é programa de turista mesmo. A Bucherer é uma loja enorme com vários andares e que oferece ótimas opções para quem quer comprar lembranças para amigos e familiares, ou mesmo presentes para si mesmo. Eles têm uma vasta coleção de relógios e jóias para todos os bolsos: presentes que vão desde algumas dezenas de francos a relógios que custam mais de 100 mil francos suíços!

Mesmo que você não queira comprar nada, acho que a loja vale a visita. Ela fica ao lado da ponte Seebrucke, que por sua vez está no coração da cidade. Não tem como não passar por ela pelo menos uma vez.

 

O que fazer em Lucerna fora da cidade

Um excelente ponto de partida para quem gosta de explorar paisagens e os Alpes Suíços

Se Lucerna não é um hub comercial, por outro lado podemos considerá-la um hub para conhecer a natureza e explorar paisagens fantásticas. De lá, é muito fácil conhecer inúmeras belezas naturais realmente maravilhosas.

Conhecer o monte Pilatus

Esse é um passeio fantástico do qual já falamos aqui.

Adoramos subir essa montanha, caminhar lá em cima, admirar as lindas paisagens e interagir com os inúmeros Pássaros Pretos da Eurásia que sempre estão voando por lá, tentando roubar as comidas de quem está no restaurante ao ar livre.

Do monte Pilatus, que tem cerca de 2.100 metros de altitude, é possível fazer várias trilhas (e até mesmo subir e descer a pé). E uma das experiências mais legais é passar a noite em um dos hotéis no topo do monte.

Para quem não quiser caminhar, dá para subir o monte de duas maneiras: a partir de Kriens, onde você pega uma gôndola; ou de Alpnachstad, onde você entra a bordo da cremalheira mais íngreme do mundo. De um jeito ou de outro, é uma experiência e tanto!

Nesse post, te damos todos os detalhes, não deixe de conferir!

Bruna em frente ao hotel no topo do monte Pilatus

Bruna em frente ao hotel no topo do monte Pilatus.

O que fazer em Lucerna: visitar o monte Pilatus

Vista do monte Pilatus.

 

Visitar o charmoso Monte Rigi

Outra montanha que se destaca e que dá pra ver da cidade é o monte Rigi. Ele é mais baixo do que o monte Pilatus, mas tão charmoso quanto.

Dá para chegar até ele de carro ou utilizando transporte público, é um deslocamento de pouco mais de 20km. A estrada é linda e você pode subir o monte por vários pontos diferentes, cada um com sua particularidade: de cremalheira por Vitznau ou Goldau, ou por teleférico via Weggis.

O que fazer em Lucerna: conhecer o monte Rigi

Trem no monte Rigi.

 

O que fazer em Lucerna: ponto de partida para Interlaken, o monte Titlis, o monte Jungfrau e até mesmo Zermatt

Além dos montes Pilatus e Rigi, que ficam bem próximos a Lucerna, é possível se deslocar um pouco mais para conhecer outras atrações na região.

A cerca de 45 minutos fica o monte Titlis, com seus mais de 3 mil metros de altitude.

A uma hora de distância está Interlaken, outra cidade super charmosa entre os lagos Thunersee e Brienzersee. No caminho para lá fica o lago Lungern, que tem uma paisagem de tirar o fôlego também.

O monte Jungfrau, o “Top of Europe”, está a 1 hora e meia de distância e é um passeio imperdível.

E Zermatt está a 3 horas de distância. É um pouco mais longe, mas também achamos que vale a pena visitar essa cidade mega charmosa.

Plataforma no monte Jungfrau

Bruna no Jungfrau.

Casas em Zermatt com montanha ao fundo

Casas em Zermatt.

O que fazer em Lucerna: subir o Monte Titlis

Monte Titlis.

 

Lucerna: um hub para conhecer o melhor da Suíça

Acho que essa é uma boa definição para Lucerna. Você tem as muitas atrações dentro da cidade, mas o que a diferencia é a facilidade de acessar uma natureza impressionante e cidades charmosas ao seu redor.

Se você ainda não visitou Lucerna, não tenha dúvidas: vale muito a pena! É realmente uma cidade fantástica e inesquecível.

E se você já visitou, comenta aqui: o que você mais gostou na cidade?

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *