Se você chegou a esse blog, provavelmente gosta de viajar. Desde que nos conhecemos, eu e Bruna amamos botar o pé na estrada. Até 2018, era muito fácil: você marca as férias, faz a mala e vai! Mas naquele ano veio o Martin, nosso primeiro filho que mudou, literalmente, tudo! Ou quase tudo, já que algo que não alterou nossa vontade de viajar, rsrs. E apesar do que muitas pessoas falavam, percebemos que dava pra manter esse estilo de vida, com alguns ajustes. Esse artigo é sobre o que adaptar e dicas de viagem com criança.
Gosta da ideia de viajar com seus filhos pequenos, mas não sabe bem como?
Calma, essa é uma dúvida e um dilema que frequenta a cabeça de muitos pais e mães. Já ouviu algo desse tipo: “Poxa, agora que vocês têm filhos, não vão mais viajar, né?”. Nós já ouvimos muito isso e percebemos que muita gente pensa assim mesmo. Que é muito difícil, que é muito caro, que é muito trabalhoso…
E não vamos nos enganar, sem dúvida é diferente de viajar sozinho, em casal ou com amigos. Dá mais trabalho sim, mas isso já é algo esperado, não acha? Se você pensa em viajar e tem a expectativa de que vai ser a mesma coisa do que quando viajava sem filhos, possivelmente vai se decepcionar. Mas e se você já começar o planejamento da viagem com outra mentalidade? Com o pensamento focado no que você vai ter que adaptar, ao invés de será que eu vou dar conta?. Ah, aí você já vai começar com o pé direito. E poderá perceber que, com algumas adaptações, dá pra viajar muito com nossos filhotes.
E que adaptações são essas? Isso pode variar entre famílias, mas achamos que essas quatro que vamos listar são bastante universais.
Dicas de viagem com criança: o que adaptar?
Como dissemos, hoje em dia temos certeza de que é possível – e maravilhoso! – viajar com nossos filhotes. E para isso, as principais adaptações que fizemos tiveram relação com:
- Planejamento da viagem
- Ritmo da viagem
- Escolha de roteiros
- Finanças e emergências
Vamos falar de cada uma delas?
Planejamento da viagem
O que adaptar ao viajar com crianças em relação ao planejamento? Para começo de conversa, sempre recomendamos que você planeje bem as suas viagens mesmo se não tiver filhos ou se viajar sozinho(a), essa é inclusive uma das nossas dicas essenciais. Mas o que temos percebido é que, ao viajar com crianças, isso é ainda mais importante.
E o que é mais relevante nessa preparação antes da viagem? Bom, isso inclui pensar em:
- Programas que atendam às crianças
- Planejar a mala
- Planejar a alimentação e os descansos, entre outras coisas.
Preparando a mala!
Programas para os pequenos: uma das dicas de viagem com criança que você não deve esquecer
Não é difícil de imaginar que os programas que os pequenos gostam muitas vezes não são os que mais nos atraem, não é mesmo? E não achamos que a viagem tem que ser toda só em torno de atividades infantis, mas incluí-las vai ajudar a entreter os filhotes e proporcionar ótimos momentos de conexão entre vocês. Você pode, por exemplo, planejar uma manhã de compras, mas deixa parte da tarde para um parquinho. Ou fazer uma trilha que inclua momentos de paradas e atividades lúdicas. Enfim, o importante aqui é considerar que esse serzinho quer ser entretido tanto quanto você. 🙂
Planejando a bagagem
Sobre o planejamento da mala, nossa dica é: seja disciplinado para levar apenas o suficiente, nada mais. Tanto para você como para os filhos. Criança precisa de muitos acessórios e equipamentos: é carrinho, bebê conforto, muitas fraldas, comidinhas, remédios… tudo isso ocupa um espaço enorme! Então tente ser bastante racional: calcule a quantidade de fraldas (com alguma sobra, claro), mas não leve muito mais do que o necessário. O leite em pó também pesa bastante. Prefira brinquedinhos mais macios e menores etc.
Descansar é preciso! Uma das dicas de viagem com criança mais importantes
Em relação a planejar a alimentação e descansos, tenha em mente que as crianças ainda não conseguem expressar sempre com palavras as suas necessidades. E essas necessidades frequentemente incluem comida e descanso. Às vezes, na empolgação da viagem, a gente acaba esquecendo dessas coisas e nem percebe tanto, mas a criança percebe. E de repente, tudo o que parecia ótimo vira um auê: é choro, irritação e um estresse que poderia ser evitado se você agisse preventivamente. Então o recado principal é esse, preste bastante atenção nos horários de alimentação e tempos para descanso, não espere os sinais de irritação da criança.
Ritmo da viagem
Outra das dicas de viagem com criança é que, para além de planejar a viagem, você também precisa adequar o ritmo. Isso pode parecer óbvio, mas muitas vezes podemos cometer o erro de achar que um ritmo adequado pra gente também funciona para eles. Você é a melhor pessoa para avaliar como isso funciona na sua família, nosso ponto é só que precisamos ter empatia com as necessidades dos pequenos e, possivelmente, diminuir um pouco a programação que você faria se estivesse sem filhos. Isso acontece muito com a gente: antes de termos filhos, a programação do dia era lotada da manhã até a noite. Hoje em dia, colocamos vários momentos de descanso no itinerário, mais tempo para os lanches e outras adaptações. E acredite, isso evita muita dor de cabeça pra todo mundo. 😉
Dicas de viagem com criança: escolha bem os roteiros
A definição dos roteiros também precisa ser mais cuidadosa. E com isso, não queremos dizer que você só tem que ir pra Disney e resorts! No nosso caso, continuamos indo para lugares que amamos, como o Havaí e Itália.. Mas a programação lá nas ilhas certamente muda um pouco. Outro lugar que adoramos é a Islândia, mas lá já é um lugar que a gente pretende voltar só quando eles estiverem um pouco maiores.
No geral, achamos que dá pra fazer a maior parte dos programas e conhecer a maior parte dos países com os meninos, o que a gente adapta mais é o roteiro dentro de cada país.
Martin comendo uvas na vinícola.
Planejamento de finanças e para emergências, uma das dicas de viagem com criança mais importantes
Por fim, o planejamento financeiro precisa ser um pouco maior; afinal de contas, mais pessoas estão viajando. Mas isso não é motivo pra você se desesperar ou desanimar! Na nossa experiência, o gasto desse(s) viajante(s) extra(s) é menor do que o dos adultos.
Além de se preparar para gastar um pouco mais em comparação a uma viagem sem filhos, achamos muito importante contratar um seguro saúde – especialmente em viagens internacionais – pelo menos para as crianças.
Considere o principal dessas dicas de viagem com criança: o mais importante é adaptar o ritmo
Nossa experiência é a seguinte: a maior adaptação que você tem que fazer não é no destino da viagem, mas no ritmo. Com um pouco de planejamento e respeitando as necessidades dos pequenos, dá pra ter momentos maravilhosos em família pelo mundo!
Amamos viajar por aqui e esperamos que, com essas dicas de viagem com criança, se sinta encorajado a explorar mais também. 🙂
0 comentários