O Starbucks Roastery Reserve é um espaço dedicado para verdadeiros amantes do café. Diferente do que acontece nos Starbucks tradicionais – que oferecem uma experiência mais padronizada, focam na agilidade do atendimento e entregam um café apenas ok -, essas sete lojas ao redor do mundo trazem outra proposta. Elas oferecem para o cliente um café e uma experiência totalmente diferenciados. Estivemos em um deles e pudemos comprovar: o Roastery Reserve não é igual ao Starbucks da sua esquina!
O que é o Starbucks Roastery Reserve
Se você chegou até aqui, provavelmente já deve ter uma idéia do que elas são. As Roastery Reserve são lojas conceito que não poderiam ser mais diferentes dos Starbucks tradicionais. O que há de parecido é um pouco da decoração, com seus tons amadeirados. Mas fora isso, é difícil encontrar muitas semelhanças.
E você já nota a primeira diferença quando entra na loja e repara no espaço: as Roastery Reserve são enormes! Elas são compostas por vários “ambientes” distintos: existe uma área dos cafés tradicionais (óbvio!), outra mais focada em doces, uma para comidas salgadas, uma área para degustações, tem o ambiente dos drinques com café, uma área para você ver a torra dos cafés… enfim, deu para entender a variedade, né?
Além disso, as comidas são realmente excelentes. Nada de alimentos pré-prontos: é tudo feito na hora, e os pratos são variados e muito gostosos.
A decoração também impressiona, com muito maquinário exposto, um pé direito alto (pelo menos na loja que visitamos, em Seattle), mesas muito bonitas e um visual que mistura estética industrial e moderna.
O atendimento é bom, mas como é de se esperar, as lojas ficam bem cheias. Isso dificulta um contato mais personalizado, mas é totalmente compreensível quando você considera o número de pessoas que passam por lá todos os dias.
A idéia do Roastery Reserve é oferecer uma experiência premium, com a oferta de cafés diferenciados e produtos personalizados. Imagino que um objetivo secundário seja dar um ar de sofisticação à marca, que é geralmente associada a um café mais simples e uma experiência mais focada em conveniência do que em qualidade. E nesse ponto, eu diria que o programa é um sucesso.
7 lojas “Reserve” ao redor do mundo
Ao todo, existem 7 lojas desse tipo pelo mundo, em 6 cidades diferentes:
- Seattle, onde o Starbucks foi fundado
- Chicago
- Manhattan, com duas lojas
- Shanghai
- Tóquio
- Milão
A maior de todas elas fica em Chicago e foi fundada em 2019, tendo impressionantes 3.300 metros quadrados.
O Starbucks Roastery Reserve de Seattle
Para quem não sabe, o Starbucks foi fundado na cidade de Seattle, em 1971. Nada mais natural, portanto, que a primeira loja Starbucks Roastery Reserve fosse lançada lá.
A loja fica na região de Capitol Hill e tem 1.400 metros quadrados. A entrada é linda, com suas enormes portas de madeira, e o cheiro de café lá dentro é contagiante e delicioso. O ambiente é muito amplo, iluminado e, apesar do tamanho, também é aconchegante.
Mesmo com uma área tão extensa, é difícil encontrar um lugar para sentar! Talvez por ser a “cidade natal” da do Starbucks, esse acaba sendo um dos passeios mais concorridos da cidade.
Mas pode ter certeza de que ele vale a visita. Nós provamos alguns cafés diferentes, além de doces e pães. Os preços são mais caros do que nas outras lojas da franquia, mas a qualidade também é superior.
Uma coisa muito legal é que eles oferecem produtos exclusivos nas Roastery Reserve. Vimos vários que chamaram a nossa atenção e acabamos comprando uma linda máquina de fazer café pelo método de prensa francesa.
Não é apenas uma cafeteria: o Starbucks Roastery Reserve é uma experiência
Aqui em casa, nós somos grandes amantes de café: compramos grãos especiais, fazemos diferentes tipos de preparo, temos equipamentos para moer nossos grãos e bebemos café todos os dias, normalmente mais de uma vez.
Conhecendo esse contexto, é fácil entender porque adoramos visitar o Starbucks Roastery Reserve. Mas temos certeza de que esse passeio não é só para quem aprecia a bebida.
As lojas oferecem muitos outros atrativos: seja pela bela decoração, pelas comidas muito bem feitas, pelo tour na torrefação ou pelos produtos exclusivos que vendem, o passeio tem tudo para agradar até mesmo quem não curte muito café.
E para quem ama, não temos dúvida: é uma visita obrigatória.
0 comentários