Já ouviu falar da praia de Japaratinga? Essa pérola alagoana, que fica a cerca de 120km ao norte de Maceió (ou 140km ao sul de Recife), vale a visita em algum momento da sua vida. Seja pelas águas rasas e cristalinas, pelas piscinas naturais ou suas muitas ilhotas, temos certeza de que você vai se apaixonar pelo lugar.
E para te ajudar a conhecer um pouquinho mais de lá – e te inspirar e incentivar a visitar-, preparamos esse artigo com fotos e vídeos absolutamente incríveis desse lugar impressionante e maravilhoso.
Barcos na crôa de São Bento e a praia de Japaratinga.
Bruna na praia de Japaratinga.
A praia de Japaratinga é especial na maré baixa
A praia é deliciosa a todo momento, com poucas ondas e bem rasinha (definitivamente não é para quem quer surfar ou fazer outros esportes aquáticos). Na maré alta, praticamente não sobra faixa de areia e, para aproveitar a água, esse é o melhor momento. Porque quando a maré baixa, a água recua dezenas, até centenas de metros e fica lááá loooonge…
Ué, então porque essa foi a minha hora favorita? Porque a experiência é bem mais diferente: é muito legal ver a água recua e revelar os recifes e aquela enorme faixa de areia, me lembrou um pouco Jericoacoara.
Maré baixa na praia de Japaratinga.
Eu na praia durante a maré baixa.
Nós numa ilhota na praia de Japaratinga.
E na maré baixa, ela ainda forma umas pequenas ilhotas que são uma delícia de visitar, parecem a sua praia particular…
As crôas de São Bento são um atrativo imperdível na praia de Japaratinga
Ah, não podia deixar de mencioná-las: outro atrativo da maré baixa na praia de Japaratinga é que você pode acessar as crôas de São Bento. O que é isso, exatamente? É uma barreira de corais a pouco mais de 1km da costa e que tem um visual absoltamente inesquecível, quer ver?
Crôas de São Bento na praia de Japaratinga.
Silhuetas de barcos na crôa de São Bento.
Águas cristalinas e coloridas nesse paraíso alagoano
Durante o dia, naquele solão de rachar, as águas refletem essas cores mais do que especiais, especialmente um pouquinho mais afastado da costa e mais próximo das crôas. Essas cores e transparência lembram o mar do Caribe, quem disse que você precisa viajar pra fora do país para se maravilhar com esse tipo de praia?
Recifes e águas cristalinas na linda praia de Japaratinga.
E que tal admirar o nascer do sol do quarto do hotel, de frente para a praia?
A praia de Japaratinga te permite experimentar um nascer do sol maravilhoso. Se estiver hospedado em algum local perto da orla (nós ficamos no Japaratinga Lounge Resort), ainda dá pra apreciar esse espetáculo do quarto do hotel mesmo, sem nem precisar se deslocar. Mas se prepare pra acordar cedo, o nascer do sol lá é quase de madrugada, rsrs. Na época em que fomos, acontecia às 5 da manhã…
Ah, deixo aqui uma dica legal: pra você descobrir o horário certinho quando você estiver lá, um ótimo site é o tábua de marés. E ele ainda te informa as horas em que a maré está alta ou baixa, excelente!
Nascer do sol e coqueiros vistos do hotel.
A praia de Japaratinga é tudo isso, um paraíso ali no litoral de Alagoas que merece a sua visita! Adoramos nossa experiência lá e, sem dúvida, pretendemos voltar.
Ah, se ficou com vontade de conhecer outros lugares maravilhosos nesse nosso Brasil? Conheça todos os artios do nosso blog e nosso perfil no Instagram. 🙂
0 comentários