O prego que usamos aqui em casa para emoldurar fotos mais pesadas.[/caption]Vamos falar sobre como imprimir fotos? Aliás, antes disso, acho que vale a pena conversarmos um pouco sobre por que imprimir fotos, aí depois vamos tratar um pouquinho sobre o como e porque isso é importante para a sua fotografia.
Para começar essa conversa, quero te estimular a fazer s seguinte reflexão: já parou para pensar que, hoje em dia, a gente tira muito mais fotos e imprime muito menos? Os meus pais e da Bruna volta e meia catam álbuns antigos e mostram impressões de quando éramos pequeninos. Às vezes, é para falar que os nossos filhos se parecem conosco quando a gente era criança; às vezes, é pra contar uma história engraçada; em outras ocasiões, é só pra rememorar com alegria aqueles anos que não voltam mais.
E é tão engraçado, né? Dá uma mistura de sensações: muita alegria, saudade e às vezes até uma tristezinha. Como o tempo passa rápido…
Mesmo quando os nossos pais não têm essa iniciativa, somos nós quem pedimos: “pai, me mostra uma foto de quando eu tinha 2 anos?”. “Mãe, lembra daquele jornalzinho da cidade em que eu apareci? Cadê ele?”.
Fotos penduradas no nosso quarto. Uma da Islândia e outra da Itália.
Mundo analógico x mundo digital
Isso tudo vinha, em grande medida, do mundo analógico em que a gente vivia. Diferente de hoje, naquele cenário, imprimir era obrigatório, a única forma de manter a memória de algum momento importante. Essa época já passou tem tempo, mas também perdemos o costume de imprimir imagens, o que é uma pena, na minha opinião.
Sabe por quê? Porque ver esses álbuns antigos é uma atividade que a gente faz em grupo: cada um pega uma caixa e começa a fuxicar. De repente, aquela risada: “Não acredito, olha aqui o Marcos pequenininho vestido de papai noel fazendo xixi no banheiro?!” (sim, isso existe! But moving on…).
Ver as fotos no computador, ou no celular, ou na TV, não é exatamente a mesma coisa, concorda? A gente se distrai muito mais facilmente e acaba por não ter uma experiência em comum. Enquanto alguém vê a foto, outro mexe no celular, um terceiro se distrai com mais alguma coisa… enfim, acho bem mais difícil manter o foco dessa maneira.
E não que eu seja contra a tecnologia moderna, muito pelo contrário. Aqui em casa, é comum deixarmos fotos ou vídeos da família passando na TV em algum momento. É legal também, mas bem diferente.
Por que imprimir fotos?
Ah, e não vamos esquecer daquelas fotos lindas de viagem que fazemos e acabam por ficar anos esquecidas num cantinho do celular ou do computador. Vivemos um paradoxo em que registramos muitos mais momentos que, mesmo assim, acabam não sendo lembrados. Então vou te fazer um convite: imprima mais as suas imagens! Não todas, claro, mas aquelas que você acha muito especiais. Deixe elas à vista para te lembrar sempre daquela ocasião maravilhosa ou te inspirar com uma paisagem de cair o queixo.
Além de ter um efeito positivo em você, ainda estimula outras pessoas a viajar e a fotografar.
E aqui, vale destacar uma diferença. Você pode imprimir fotos para guardar em um álbum (as famosas 10x15cm) e também imprimi-las para emoldurar e deixar sempre à mostra. Acho que ambas são válidas e interessantes, mas vou focar mais na segunda situação, tá?
Em casa, temos uma “parede galeria”. São 12 fotos tiradas por nós, emolduradas e penduradas na sala, sempre visíveis e nos lembrando de como é bom viajar. Como falamos antes, elas não inspiram apenas a nossa família, mas todo mundo que vem aqui em casa. “Que lugar lindo, onde é?”. “Quero conhecer!”. “Vou copiar a idéia e fazer uma parede assim lá em casa também”… essas são todas frases que já ouvimos por aqui, e sempre ficamos muito felizes em contar histórias dos lugares, dar dicas ou explicar como fizemos alguma imagem.
Fotos e molduras na nossa casa.
Além dessas, temos outras fotos impressas e emolduradas também à procura de uma “parede pra chamar de sua” aqui em casa, além de um projeto para um mural de fotos só de nós 4 (Eu, Bruna, Tin e Ben). O ponto é que imprimir é legal demais!
Como imprimir fotos
Agora que já estabelecemos porque você deveria imprimir mais as suas imagens, vamos a 6 dicas práticas sobre como imprimir fotos.
1. Tenha um propósito claro na hora de escolher imprimir fotos
O que isso quer dizer? Que é importante definir bem o motivo da impressão para você não gastar dinheiro à toa. Para isso, você precisa fazer um mínimo de curadoria. Não caia no erro de imprimir as 20 mil imagens que você tem no celular agora! O que você vai gerar é um arquivo morto: ninguém tem paciência – nem mesmo você – para ficar vendo esse tanto de imagens, muitas delas repetidas.
Então, mesmo que a ideia seja imprimir algumas fotos 10x15cm, faça uma curadoria exigente e cuidadosa, escolha apenas aquelas fotos que falam contigo de alguma forma, as que te fazem olhar por alguns segundos, sorrir e olhar mais um pouquinho. Quanto menos imagens, maior será o impacto de cada uma. Defina onde elas vão ficar (melhor optar por álbuns do que soltas em uma caixa).
E se for para emoldurar e pendurar em algum lugar, aí você deve ser muito mais criterioso ainda. Escolha o tema, calcule o espaço necessário e o tamanho da foto que ficará legal, defina imagens coerentes entre si, caso vá imprimir mais de uma. Algumas pessoas fazem o contrário: primeiro imprimem e depois definem o que fazer com as impressões. Não caia nesse erro.
E falando em molduras…
2. Molduras para foto são caras, mas um ótimo investimento
Uma moldura bonita valoriza ainda mais a imagem. Escolha bem a borda, o tamanho do passe-partout (ou paspatur, aquela margem de papel entre a foto e a moldura. Ele também valoriza a imagem).
Se possível, escolha uma loja profissional para emoldurar suas fotos. A alternativa é comprar aquelas molduras pré-prontas aquelas em lojas de departamento, que realmente são mais baratas. Por outro lado, geralmente a qualidade delas é inferior e você não tem tantas opções, o que acaba restringindo um pouco as possibilidades de combinações de formas, tamanhos e cores. Em alguns casos, faz pouca diferença; em outros, faz toda.
Foto feita em papel fine art e amoldurada.
3. E como imprimir fotos se o orçamento estiver apertado?
Aí tudo bem, vá nas molduras prontas. Elas sem dúvida são mais baratas. Porém, uma dica que repetimos é você escolher tamanhos, forma e cores que sejam não apenas coerentes com o ambiente em que vai pendurar, mas também com a foto que será impressa.
Outra opção de como imprimir fotos é usar canvas, um material com textura diferente do papel fotográfico e que parece um tecido. Fazendo isso, você pode instalar a foto em um chassi de madeira, que é muito mais em conta do que uma moldura tradicional. É uma opção que pode ficar linda também, só tenha em mente que a impressão fica mais exposta e, consequentemente, está mais sujeita a riscos, rasgos e sujeiras.
4. Se possível, escolha imprimir fotos em papel Fine Art
Imprimir fotos em Fine Art significa usar uma tecnologia de impressão e um papel de maior qualidade, se comparado a uma impressão tradicional em um laboratório de revelação. É uma opção mais cara, mas que pode valer a pena em algumas situações.
Vamos ser claros: se você olhar a imagem de longe, a diferença será muito pequena, até mesmo para olhares treinados. Será possível perceber algumas diferenças de cor, contraste, nitidez e latitude de exposição, por exemplo, apenas se você prestar atenção.
Mas uma vantagem inquestionável desse tipo de impressão é a longevidade. Uma foto impressa em papel fotográfico vai começar a desbotar depois de alguns anos. Fine Art dura décadas sem perda de qualidade, ou seja, é o tipo de impressão que você poderá deixar para os seus filhos e netos.
Foto emoldurada de uma flor de cerejeira no Japão feita em papel fine art.
5. Caso você queira seguir a dica anterior sobre como imprimir fotos, edite cuidadosamente!
Como já falei, a impressão em Fine Art é mais cara. Até mesmo por isso, não faz o menor sentido investir nela se você for escolher uma foto feita com o celular e sem qualquer edição. Isso seria jogar dinheiro fora, e algo que eu não recomendo.
Ela faz muito mais sentido quando você quer imprimir em um tamanho maior, vai escolher uma foto marcante pra você e pretende exibi-la em algum ambiente. E nesse caso, edite cuidadosamente.
Editamos cuidadosamente essa foto da Bruna feita no cânion Fjaðrárgljúfur, na Isândia.
Existem vários apps excelentes para a edição de imagens, tanto no computador como no celular. O Adobe Lightroom (disponível para Android, iOS e PC) é o meu favorito, uso com frequência. Não é super difícil de usar, mas caso você queira aprofundar mais o seu conhecimento, existem vários bons livros e e-books sobre ele.
Tenho o Adobe Photoshop também, que é ainda mais poderoso, mas provavelmente você não vai precisar de todas as suas funcionalidades (fora que a curva de aprendizado também é muito maior. Livros disponíveis aqui).
Outra opção que descobri recentemente, e que achei muito interessante, é um site de edição de fotos online. Chama Edit Photo, é totalmente gratuito e, para uma ferramenta online, tem opções de edição bastante avançadas. Vale a pena experimentar.
6. Onde imprimir suas imagens
Agora que você já escolheu e editou cuidadosamente, falta a última etapa: escolher onde imprimir fotos. A opção clássica são os laboratórios de revelação. Lá, dificilmente você terá opções de Fine Art, mas são baratos. Hoje em dia, cada vez mais as pessoas têm optado por imprimir em lojas online e receber em casa, é bem cômodo também e costuma ter bons preços. Como são muitas opções, não vou citar nenhuma específica, mas uma rápida pesquisa no Google vai te mostrar um monte de alternativas.
Outra opção para imprimir fotos é usar gráficas dedicadas a esse propósito. Nelas, você geralmente vai encontrar muito mais opções de papeis e materiais, tamanhos e métodos de impressão, inclusive Fine Art. Se você quiser a melhor qualidade possível, essa é a melhor opção.
7. E como pendurar suas belas imagens?
Você já está quase lá! Escolheu fotos fantásticas, editou com cuidado, imprimiu e escolheu uma moldura linda… e quando foi buscar a moldura, percebeu que ela é mais pesada do que você esperava. E agora, como pendurar a imagem com segurança e sem danificar a parede?
Algumas opções incluem adesivos dupla face direto na moldura, parafusos e ganchos que colam na parede com adesivo.
Já testamos muitas opções e temos as nossas recomendações.
Primeiro, sugerimos que você estude muito bem as opções com adesivos. Já estragamos nossa pintura usando aqueles de dupla face, dearrancar tinta da parede mesmo! Por um lado, mostra que é uma opção firme, né, rsrs… por outro, você pode ter dor de cabeça caso queira trocar a moldura de lugar.
E já tivemos a experiência oposta também, de um gancho com adesivo que não segura bem o peso da moldura. E nesses casos, o resultado é ainda pior: cai moldura no chão, quedra vidro e ainda corre o risco de danificar a parede do mesmo jeito!
Noss ponto principal não é que não vale a pena usar adesivos, mas que você deve estudar bem essa opção antes de escolher. Se a parede tem uma superfície bem lisa, tipo um porcenalato ou azulejo, esse opção provavelmente é a melhor. Mas se for drywall ou alvenaria, preferimos usar um prego.
E qual prego usamos?
Hoje em dia, usamos um modelo muito parecido com esse do link, da Ook, e estamos muito satisfeitos com o resultado. Você também pode comprar pregos adicionais. Essa solução é bem discreta e deixa uma marca super sutil na parede. Um ponto positivo dele é que o prego entra inclinado de cima pra baixo na parede, o que deixa o gancho muito mais resistente. Penduramos quadros com mais de 5kg sem medo nenhum de que vá cair.
Para minimizar ainda mais a marca na parede, o que fazemos é colocar um pedacinho de esparadrapo no ponto onde o prego vai ficar. Isso ajuda e evitar qualquer esfarelamento.
O prego que usamos aqui em casa para emoldurar fotos mais pesadas.
Outra solução que encontrei na internet para pregar em portas de madeira foi essa aqui. A pinrcípio parece ser interessante e usa o mesmo princípio do prego inclinado. Mas essa eu nunca testei.
Próximo passo sobre como imprimir fotos: agora é só escolher as imagens, começar a revelar e encher a parede
Com essas dicas sobre como imprimir fotos, você não tem mais justificativa: é hora de colocar suas belas imagens no papel!
E conta pra gente, você já imprime suas fotos? Tinha vontade e não sabia bem como? Tem alguma dica de ouro que não mencionamos? Entre em contato ou deixe um comentário!
0 comentários