O Pontal do Cupe fica na praia do Cupe, em Pernambuco, e é um destino que você precisa incluir nas suas próximas férias em Porto de Galinhas ou Muro Alto. Nesse post você vai saber exatamente por que deve conhecer essas piscinas naturais exuberantes a 5km de Porto de Galinhas. 🙂
Piscinas naturais maravilhosas no Pontal do Cupe
A principal atração do Pontal do Cupe são os recifes que ficam bem perto da areia, como dá pra ver nas fotos. Eles deixam o pontal com uma água bem tranquilinha e ficam visíveis na maré baixa. Outra vantagem dos recifes é que eles atraem muitos peixes para o local, o que ainda traz a oportunidade de fazer um belo mergulho de snorkel.
O resultado dessa formação é que a área fica com piscinas naturais lindas e super acessíveis. Diferente de Porto de Galinhas ou Maragogi, onde você geralmente precisa de uma lancha para chegar nas piscinas naturais, lá no pontal do Cupe você só precisa entrar na água, literalmente. É uma delícia! E fica tão rasinho que dá pra caminhar por toda a extensão das piscinas até onde acabam os recifes (mas cuidado porque, depois dessa parte, a água fica bem agitada).
Repara nessa água clarinha, super transparente, com uma cor linda! E o melhor de tudo, é bem quentinha.
Como chegar no Pontal do Cupe
Chegar lá é bem fácil. Se você estiver de carro em Porto de Galinhas, pode ir margeando pela PE-009 até chegar na Estrada Praias de Muro Alto e Camboa. E se estiver em Muro Alto, já acessa direto a Estrada Praias de Muro Alto e Camboa para chegar lá.
Mas se você ficar hospedado a beira mar e a menos de 1km de distância, recomendo que vá a pé caminhando pela praia. É uma caminhada gostosa até lá, independente do horário.
E a praia é gostosa? Vale a pena? A estrutura no Pontal do Cupe é boa?
A resposta direta é: sim, é muito gostosa! Como falamos, a água é quente e super tranquila, tem os peixinhos e não é muito funda.
E a faixa de areia também é agradável. Lá do lado tem um restaurante e eles oferecem cadeiras e guarda sol se você consumir algo lá. Se preferir não ficar na faixa de areia, dá pra subir e pegar um espaço dentro do próprio restaurante, e ainda assim apreciar a vista. Especialmente com crianças, achamos que vale super a pena.
Você só precisa ir no horário certo. O que nos leva ao próximo ponto…
Um passeio de meio período
Diferente de outras praias, em que tanto faz o horário que você vai, lá no Pontal do Cupe existe um horário certo pra visitar: é durante os períodos de maré baixa.
Isso porque, durante a maré alta, nem tudo o que eu falei se aplica: a água é mais agitada, você não vê as pedras e as piscinas não se formam. Nem é muito seguro entrar na água nesse momento, porque as pedras ficam abaixo da superfície e podem causar algum acidente.
Isso quer dizer que vale a pena se planejar para visitar durante a maré baixa.
E como você faz isso? Ah, felizmente nós temos a resposta!
Para saber qual é a melhor hora do dia para ir (até porque o horário muda de um dia para o outro), você pode consultar o site Tábua de Marés.
Outra coisa para você ter em mente é o seguinte: como o horário é reduzido, a praia acaba ficando bem cheia nos melhores momentos de visitação. Mesmo assim, vale a pena.
Horário de visita
A praia é aberta 24hs, mas o mais legal é visitar durante a maré baixa. O site Tábua de Marés te ajuda com isso. Se ficar na região por vários dias, sugiro que agende a sua visita quando a maré estiver baixa logo pela manhã. A praia fica mais vazia cedinho se comparado a quando a maré fica baixa mais pro final do dia.
Gostou das dicas? Acompanhe nossos outros posts com destinos maravilhosos pelo Brasil e aproveite pra nos seguir no Instagram!
0 comentários