Muitos de vocês provavelmente conhecem Pipa pelo menos de ouvir falar: é um destino super dinâmico e jovem lá em Tibau do Sul, no sul do Rio Grande do Norte, com inúmeras falésias, ótima gastronomia e praias de cair o queixo. Aqui nesse post, você vai descobrir que o nascer e o pôr do sol em Pipa também são experiências imperdíveis.
Pessoas andando durante o pôr do sol.
Se você já a visitou ou pelo menos conhece de nome, pode saber também que lá perto tem um pôr do sol famoso (em outra parte de Tibau do Sul). Subindo para o norte até a lagoa de Guaraíras, você é brindado com um dos poucos lugares no Brasil em que o sol se põe sobre a água (como estamos virados pro leste, para o Oceano Atlântico, é mais comum vermos o nascer do sol no mar. Naturalmente, o contrário acontece nos países cujo litoral fica virado pro Oceano Pacífico).
Mas lá em Pipa o nascer do sol no Chapadão também é um espetáculo à parte. Ou seja, você consegue, num mesmo lugar, apreciar essas duas belezas: bem de manhãzinha, após uma pequena caminhada, aproveita a alvorada em toda a sua beleza. Aí lá pro final do dia, se desloca para a lagoa e fecha com chave de ouro apreciando a paisagem em algum dos restaurantes que atendem por lá.
Então tá, agora que você já sabe o principal, vamos detalhar cada uma das experiências. Mas antes de planejar a visita, não se esqueça do protetor solar e do repelente de mosquitos, são itens altamente recomendados, rsrs.
Nascer do sol em Pipa: 2km de caminhada até o Chapadão (ao sul de Pipa)
Primeiro de tudo, vamos esclarecer um ponto: você consegue ver o nascer do sol nas praias do centro. Em tese, não é necessário caminhar até o Chapadão.
Então por que a gente recomenda isso? Por dois motivos: o primeiro deles é que não é durante todo o ano que você consegue ver o sol nascendo no mar na cidade (porque a posição do sol vai mudando). O site Suncalc é ótimo pra conferir isso. Nele, você percebe que de março a setembro o sol nasce mais pro norte, o que facilita.
Ou seja, o Chapadão tem duas vantagens: a primeira é que você consegue ver o nascer do sol totalmente desimpedido em qualquer época do ano. E a segunda é que, porque você está num lugar mais alto, a paisagem fica ainda mais legal (já que você vê a faixa de areia também).
Agora que você já sabe por que ir até lá, só precisa acordar (bem!) cedo e se preparar para uma caminhada leve. Como você quer ver o sol nascendo no mar, ainda estará um pouco escuro quando você for, mas é bem tranquilo chegar lá. Se a lanterna do celular não for suficiente para iluminar o caminho, você pode levar uma lanterna recarregável.
No dia em que fomos aproveitar o nascer do sol, choveu e o sol estava meio tímido
Arrastei meus amigos Carrijo e Filps para “uma experiência espetacular”, nas minhas palavras otimistas, rsrs. Eles não adoraram a ideia de acordar super cedo pra fazer a caminhada ainda no escuro, mas como grandes amigos que são, aceitaram me acompanhar.
Ao sairmos do hotel, as nuvens não davam um sinal muito animador. Será que a gente conseguiria mesmo ver o nascer do sol em Pipa, na praia das Minas? Bom, só indo pra lá pra descobrir.
E resposta é…
Não!
Rsrsrs, pelo menos parecia ser assim que chegamos na praia das Minas, ao lado do Chapadão. Olha a situação:
Amigos em frente ao mar em Pipa, Rio Grande do Norte.
Realmente, não parecia que iríamos aproveitar muito. Mas já tínhamos acordado cedo e ido até lá, então agora o que viesse era lucro…
Esperamos, esperamos… e não é que, depois de um tempo, o sol começou a dar o ar de sua graça?
No início, ele ainda estava meio tímido…
Nuvens antes do nascer do sol na praia das Minas.
Mas depois de uns minutos, os raios de sol começaram a aparecer por entre as nuvens e foi nessa hora que ele ficou maravilhoso!
Raio de sol entre nuvens em Pipa.
Não sei vocês, mas eu adoro essa combinação de nuvens carregadas e raios de sol. Não consigo parar de olhar!
Aproveitamos demais e a espera valeu a pena, assim como ter acordado cedo. No final das contas, assistir o nascer do sol no Chapadão foi uma experiência maravilhosa.
Ok, agora faltava ver o pôr do sol…
Pôr do sol em Pipa na lagoa de Guaraíras (norte da cidade)
Ah, ver o pôr do sol em Pipa é bem mais fácil, na minha opinião. Convenhamos que acordar cedinho pra ver o nascer do sol é uma batalha contra o sono, mas admirá-lo no final do dia é mais tranquilo. Lá de Pipa, então, é fácil demais.
Dá para ver o pôr do sol do centro da cidade também, mas preferimos – e te recomendamos o mesmo – se deslocar para o norte. A lagoa de Guaraíras fica a cerca de 9km do centro e você pode chegar lá de ônibus, táxi, van, bicicleta… enfim, não faltam opções.
Lá, não faltam opções para você aproveitar o pôr do sol na praia
Diferente do Chapadão, lá na lagoa de Guaraíras tem bastante estrutura pra você curtir o sol se pondo, com inúmeras barraquinhas e restaurantes. E você é brindado com vistas espetaculares como essas.
Por outro lado, se você consegue ver o nascer do sol quase sozinho – são poucas as pessoas que animam acordar cedinho e andar até o Chapadão -, o pôr do sol em Pipa é bem mais agitado e cheio de gente. Isso pode ser bom ou ruim, dependendo da sua preferência. Na época do verão, imagino que deve ficar bem lotado.
Enfim, Pipa é assim, maravilhosa em vários aspectos. Quando você for lá, não perca a oportunidade de curtir essas duas experiências memoráveis.
Ficou com dúvidas, tem alguma sugestão? Comente ou entre em contato conosco, vamos adorar ouvir a sua opinião! Aproveite também para nos seguir no Instagram, lá sempre damos várias dicas legais de viagem. 🙂
0 comentários