O que fazer em Lisboa: dicas essenciais da capital de Portugal

por | jan 26, 2022

Início » Blog » O que fazer em Lisboa: dicas essenciais da capital de Portugal

Lisboa é um destino relativamente comum para brasileiros. Seja pela língua, pela boa relação entre os países ou pela proximidade geográfica (comparando com outros países da Europa), muita gente se anima a conhecer a cidade. Por isso, vamos te dar ótimas dicas sobre o que fazer em Lisboa e te ajudar a organizar sua próxima viagem para a capital de Portugal.

Nesse artigo, vamos falar sobre onde ficar na cidade, algumas das principais atrações, onde comer, dicas de passeios com crianças, entre outras coisas que você precisa saber.

Bruna e meninos no Castelo de São Jorge com a Ponte 25 de Abril ao fundo. Bruna e meninos no Castelo de São Jorge.

O que fazer em Lisboa: onde ficar

Nas suas pesquisas, você certamente vai encontrar inúmeras opções, desde albergues baratinhos e mais afastados até opções de alto custo no coração da cidade. Nossa família geralmente opta pelo “caminho do meio”: opções confortáveis e bem localizadas, mas sem grandes luxos. 

Quando fomos em novembro de 2021, escolhemos ficar bem no centro histórico da cidade, próximos às principais atrações que a gente queria conhecer. Para nós, essa opção valeu muito a pena, já que a gente conseguia caminhar para a maior parte das atrações que visitamos, foi ótimo mesmo!

Ficamos hospedados na Rua da Prata, que fica na região da baixa (entre o bairro alto e o chiado). Lá existem várias opções e você não terá dificuldades para encontrar uma que te atenda. Nós escolhemos o Grape Harbor Prata Apartments, um apart hotel bem charmoso, completo e com excelente atendimento. Adoramos e recomendamos! Em breve, vamos fazer um post só pra falar da experiência lá, por isso já assine a nossa lista de transmissão (é só deixar seu e-mail ali no final do artigo 🙂 e fique sabendo de todas as novidades do blog!

Quarto no Grape Harbor Prata Apartments
Ben e Tin no quarto no Grape Harbor Prata Apartments.

A região não é a mais linda do mundo, tem uma aparência de centrinho mesmo. Mas é um bom ponto de partida para o que você quiser fazer em Lisboa e nos sentimos bem seguros lá. Além disso, não faltavam opções de lojinhas e restaurantes ao redor, inclusive a famosa Rua Augusta, uma alameda só de pedestres super movimentada e que fica cheia de gente o dia inteiro.

Onde comer

Existem muitas opções deliciosas na cidade, desde os famosos pastéis de nata até opções de alta gastronomia. Na nossa visita, obviamente não conseguimos visitar todas elas, mas pesquisamos bastante e escolhemos alguns lugares excelentes para conhecer. 

Ali na Rua Augusta, existem dezenas de opções. Não fomos em nenhum restaurante que ficase exatamente nela, mas já no primeiro dia comemos no Dama e Vagabundo, uma opção de comida italiana relativamente barata e deliciosa que fica pertinho dessa rua. 

Ainda nessa região, também degustamos muitos pastéis de nata! Esse é um programa imperdível na cidadee (e em todo o país, na verdade). Adoramos o Manteigaria (que talvez seja o mais famoso de Portugal) e o Nata de Lisboa, também excelente. Mas o troféu foi para a Fábrica da Nata. Nossa, dá água na boca só de lembrar!

Saindo para outras regiões, comemos muito bem no Zero Zero (também italiano) e em dois restaurantes bons e baratos no shopping Vasco da Gama: o Alentejo e o Talho do Mercado.

Bruna e meninos no restaurante Zero Zero. Bruna e meninos no restaurante Zero Zero.

Mas sabe qual foi o nosso favorito de toda a viagem, e não apenas em Lisboa? Ah, isso foi unânime: o delicioso, maravilhoso, espetacular Doca de Santo. Quatro adultos pediram 4 pratos diferentes e achamos um melhor do que o outro! Não foi o restaurante mais caro que visitamos, nem o mais “renomado”. Mas foi, sem dúvida alguma, o melhor! E ainda tem uma linda vista da Ponte 25 de Abril e das docas, além de um parquinho muito legal pras crianças. Não tem como não gostar!

Família no restaurante Doca de Santo Família no restaurante Doca de Santo.

Não visitamos, mas lemos boas coisas do Time Out Market Lisboa e suas várias opções, só faltou tempo de conhecer. Ficou na nossa “lista de pendências” para conhecermos quando voltarmos à cidade.

 

Não podemos esquecer os cafés na lista sobre o que fazer em Lisboa

Aqui em casa, somos apaixonados pela bebida e sempre pesquisamos de antemão boas cafeterias para visitar onde quer que a gente vá. Dois lugares nos surpreenderam: o Copenhagen Coffee Lab e o Fabrica Coffee Roasters. Para quem curte uma boa cafeína, nossas dicas de Lisboa precisam incluir essas paradas obrigatórias.

Cappucino no Copenhagen Coffee Lab em Lisboa
Cappucino no Copenhagen Coffee Lab.

Melhores mercadinhos

Nem só de restaurantes vive o ser humano, especialmente o que ganha em Real e gasta em Euro, rsrs! E outra das dicas sobre o que fazer em Lisboa é que alguns mercados oferecem ótimas opções para você comprar comidas para fazer em casa (especialmente para quem aluga uma hospedagem com cozinha). Nosso favorito foi o Pingo Doce, que está espalhado por todo o país. Geralmente são mercados um pouco menores, mas não são mais caros por isso (pelo menos nós não tivemos essa impressão). Outro em que fomos bastante foi o Continente, que também tem bons preços, mas achamos menos consistente: alguns eram enormes e outros, bem pequenos. Por fim, visitamos também o Minipreço.

Um bônus de todos eles: são uma ótima opção para comprar vinhos! Era possível achar excelentes opções de 3 a 15 euros, especialmente os rótulos mais conhecidos. 

 

O que fazer em Lisboa: principais atrações

Nossa, por onde começar? Eram muitas opções legais e saímos de lá com a sensação de que poderíamos ter ficado tranquilamente mais uns 3 ou 4 dias (ficamos 4 no total). 

Pesquisamos muitas opções, mas só conseguimos visitar algumas delas. Vamos falar primeiro das que visitamos e depois listar as outras que gostaríamos de ter conhecido também.

Praça do Comércio, Arco da Rua Augusta e Cais das Colunas

Provavelmente é a praça mais conhecida do país e talvez a mais visitada. Fica ali no centro e nela tem a estátua de D. José I e o Arco da Rua Augusta. Quando fomos, tinha ainda uma enorme árvore de natal.

Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta Praça do Comércio e Arco da Rua Augusta.

Elevador de Santa Justa

Também conhecido como elevador do Carmo, é outro dos lugares mais visitados da capital (prepare-se para enfrentar filas se quiser subir). Dessa vez não fomos, mas eu já havia visitado em uma viagem anterior. É legal e oferece vistas bonitas da cidade, mas não é imperdível, na minha opinião.

Vista do Elevador do Carmo em Lisboa. Vista do Elevador do Carmo.

Torre de Belém e Padrão dos Descobrimentos precisam estar na lista sobre o que fazer em Lisboa

Como eles ficam próximos um do outro, você já se planeja para visitar ambos. Os dois são imperdíveis, a Torre de Belém é – como o nome diz, rsrs – uma bela torre em frente ao Rio Tejo. E a menos de 1 km de distância, o Padrão dos Descobrimentos é ainda mais imponente e celebra os desbravadores portugueses. Pedro Álvares Cabral está no lado leste. 

Marcos e Bruna em frente à Torre de Belém em Lisboa.
Nós em frente à Torre de Belém.

Monumento Padrão dos Descobrimentos em Lisboa Padrão dos Descobrimentos.

Ponte 25 de Abril

Extremamente fotogênica, a ponte se parece muito com a famosa Golden Gate de São Francisco, nos Estados Unidos. Mas foi inspirada na Bay Bridge (também em São Francisco). Não é possível passar a pé por ela (a não ser que você participe da Maratona de Lisboa), mas o passeio Experiência Pilar 7 dá informações sobre sua construção e a possibilidade de andar uma plataforma de vidro ao lado de onde os carros passam.

Ponte 25 de Abril em Lisboa Ponte 25 de Abril.

 

Castelo de São Jorge

Acho que esse foi o passeio mais legal em Lisboa. Além dos adultos, os meninos também adoraram o espaço aberto e as lindas paisagens vistas a partir do castelo. Deu um trabalhinho chegar lá, especialmente com carrinho de bebê. Mas valeu a pena!

Castelo de São Jorge em Lisboa. Castelo de São Jorge.

Vista de Lisboa a partir do Castelo de São Jorge Vista de Lisboa a partir do castelo.

 

Praça Dom Pedro IV

Essa praça fica também no centro histórico e eu não diria que é uma parada obrigatória, exceto na época do Natal. Como visitamos no final de novembro, as luzes estavam lindas.

Praça Dom Pedro IV em Lisboa. Praça Dom Pedro IV.

Agora, vamos aos muitos passeios que (ainda) não fizemos, mas que também parecem ser bem legais.

Mosteiro dos Jerônimos e Jardim da Praça do Império

O mosteiro e o jardim também ficam pertinho da Torre de Belém e do Padrão dos Descobrimentos. Só não visitamos porque começou a chover e já estavam todos com fome (era perto da hora do almoço). Mas fizemos uma linda foto aérea do jardim.

Jardim da Praça do Império e Mosteiro dos Jerônimos O que fazer em Lisboa? Que tal visitar o Jardim da Praça do Império e Mosteiro dos Jerônimos.

 

Parque Eduardo VII de Inglaterra

O parque foi outro lugar que estávamos morrendo de vontade de conhecer, parece ser muito lindo. Não visitamos por falta de tempo, mas por tudo o que pesquisamos, recomendamos também.

Museu Nacional do Azulejo

Esse museu não estava originalmente na nossa lista de desejos, mas foi muito bem recomendado por um simpático e conhecedor motorista de Uber. Segundo ele, é um passeio imperdível. Não pesquisamos o suficiente para confirmar a afirmação, mas vale a pena pelo menos entrar na sua lista de possíveis passeios.

 

O que fazer em Lisboa: ótimos passeios com crianças para aproveitar

Achou que os passeios tinham acabado? Nada disso, rsrs. Essas dicas de Lisboa que listamos acima podem ser aproveitadas pelas crianças também, claro, mas não são tão específicas pra elas. Os próximos são mais voltados para as crianças e nossos filhos amaram. 

Essas atividades realmente atraem mais os pequenos e, com exceção do Oceanário, a gente não teria visitado se estivéssemos sem os nossos filhos. 

Oceanário de Lisboa

Esse poderia estar na lista de cima. A maioria das pessoas que conhecemos que já visitaram Lisboa também conheceram o Oceanário. É bem bonito e completo, realmente, mas nós achamos mais legal para eles do que para nós. Já visitamos o oceanário de Toronto e, na nossa opinião, ele é mais legal do que o de Lisboa.

Vista aérea do Oceanário de Lisboa e das margens do Rio Tejo Vista aérea do Oceanário de Lisboa.

Silhueta da Bruna e meninos no Oceanário de Lisboa. Bruna e meninos no Oceanário de Lisboa.

Pavilhão do Conhecimento

O Pavilhão do Conhecimento é fantástico e entra com folga nas nossas dicas de Lisboa, especialmente para você que viaja com filhos, desde os bebês até os universitários. Esse museu de ciência é enorme e aborda diversos assuntos, desde o uso consciente da água, passando por aplicações da eletricidade e chegando até a uma oficina interativa muito legal, que envolve robótica, física, entre outros assuntos. Essa última é mais focada em crianças mais velhas e adolescentes, então não chamou a atenção dos nossos filhos (que tinham 1 e 3 anos na época da viagem). Mas como dissemos, lá existem atrações para todas as idades. Vamos falar mais sobre elas num post específico detalhando os passeios de Lisboa.

Pavilhão do Conhecimento em Lisboa Pavilhão do Conhecimento.

Museu da Carris

Esse museu foi outro que fez sucesso com a criançada aqui. O Martin, nosso filho mais velho, é fissurado em carrinhos e caminhões, então imaginamos que ele gostaria desse museu que aborda a evolução do transporte público em Portugal. Além do aspecto histórico (que definitivamente não interessou muito a eles), o museu expõe inúmeros ônibus e bondinhos que já operaram na cidade. A parte mais legal foi ir de um galpão ao outro dentro de um bondinho, aí os meninos foram à loucura! 

Bondinho no Museu da Carris em Lisboa
Bondinho no Museu da Carris.

Dica sobre o que fazer em Lisboa: onde comprar vinhos?

Se você ainda não sabe disso, anote aí: os vinhos portugueses são absolutamente fantásticos. Eles não têm a mesma projeção dos franceses ou italianos, por exemplo, mas não deixam a desejar em qualidade. E os preços ainda são bem acessíveis, então nossa dica é: aproveite a sua viagem para trazer excelentes vinhos a preços bem convidativos.

Lá na capital, já mencionamos que você consegue comprar vinhos muito bons nos mercados. Mas apesar de haver uma seleção razoável, não se comparam às “garrafeiras”, as lojas especializadas que oferecem uma seleção enorme e variada. Fora isso, elas costumam armazenar melhor os rótulos, então se você quiser comprar vinhos para guarda, é melhor optar por comprar nas garrafeiras.

A mais famosa é a Garrafeira Nacional. Eles têm um site com muitas opções e lojas físicas muito bem localizadas ali no centro histórico. Visitei uma delas e saí impressionado com o conhecimento dos vendedores e a variedade de opções.

Por outro lado, achei ela um pouco mais cara do que a média. Ali pertinho, na Rua dos Fanqueiros, fica a Garrafeira Napoleão, que também tem uma excelente variedade de opções e bom atendimento. Achei os preços mais competitivos lá e, por isso, comprei meus vinhos de guarda (para a adega que estou preparando para os meus filhos) nessa loja.

Fachada da Garrafeira Nacional em Lisboa Fachada da Garrafeira Nacional.

Garrafas de vinho na Garrafeira Napoleão, em Lisboa. Garrafas de vinho na Garrafeira Napoleão, em Lisboa.

Vale a pena usar carro para andar pela cidade?

Em uma palavra: não! Lisboa tem uma boa malha de transporte público, o Uber tem preços razoáveis e boa parte das atrações ficam próximas umas das outras. Fora isso, é super gostoso andar a pé na cidade, até pra gente que estava sempre com um carrinho de bebê. Mesmo no fim de novembro, o clima era bom o suficiente para permitir caminhadas muito agradáveis. Economize dinheiro em aluguel de carro e estacionamento para investir nos excelentes vinhos!

E se for fazer uma viagem pelo país inteiro, espere para alugar o automóvel quando estiver saindo da cidade. Foi isso que fizemos (de lá, fomos para Porto e só alugamos o carro no dia que saímos de Lisboa) e achamos que isso funcionou super bem.

 

Deixamos de fora alguma dica importante sobre o que fazer em Lisboa?

Esperamos que este artigo te ajude a preparar sua próxima viagem para a charmosa capital de Portugal. Adoramos conhecer a cidade e queremos que você tenha a melhor experiência possível lá também!

Acha que esquecemos algum ponto importante? Quer saber mais sobre alguma coisa que não abordamos? Deixe um comentário ou entre em contato com a gente. E visite também o nosso perfil no Instagram, lá estamos sempre postando novidades de Portugal e vários outros lugares que temos conhecido por esse mundão afora. 🙂

2 Comentários

  1. Andre

    Adorei as dicas e as fotos =)

    Responder
    • Marcos Moreira

      Que bom, André! Adoramos conhecer Lisboa, vale muito a pena aproveitar 🙂

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *