Viajar com crianças às vezes envolve um bocado de tralha. Por causa disso, e considerando os custos adicionais de despachar bagagem nas companhias aéreas atualmente, sempre tentamos enxugar nossos volumes ao máximo. Aqui, vou falar das minhas dicas sobre como arrumar mala de viagem de maneira compacta e eficiente.
Na única viagem que fizemos em 2020 (para o Grande Hotel São Pedro), tentei ser bem racional na hora de reunir nossas coisas. Nos preparamos para levar duas malas de mão para mim e nossos dois filhos pequenos. Além disso, o Marcos levou as coisas dele numa mochila e vocês vão ver como tudo coube direitinho.
Como arrumar mala de viagem – saiba como ficou a minha bagagem
Nessa viagem de 4 dias, a nossa programação seria bem tranquila. Outro fator importante na hora de montar a bagagem foi que o destino tinha um clima agradável, o que afeta totalmente a escolha do que levar, não é? Se fôssemos para um lugar frio, muitos desses itens seriam diferentes.
Mas como a ideia era aproveitar calor e piscina, foi possível montar uma mala bem mais leve e compacta nessas condições.
Para mim, levei os seguintes itens:
- 2 vestidos (um soltinho para usar na piscina e um mais arrumadinho);
- 1 saia;
- 1 calça soltinha;
- 6 blusas (que combinavam com todas as partes de baixo);
- 1 short jeans;
- 2 maiôs;
- Necessaire;
- 1 rasteira e 1 chinelo (além disso, fui calçando um tênis).
Foi apertado, mas deu certo. Depois, vi que até poderia ter levado mais um vestido soltinho ou mais um short. O tênis que eu fui calçando (tinha esperança de usar a academia) acabei não aproveitando, levei à toa.
Minha necessaire ao arrumar malas para viagens pequenas
A necessaire foi bem básica e com tudo em miniatura, como dá pra ver nas fotos: shampoo, condicionador, desodorante, escova/pasta de dentes etc. Uma dica de ouro é sempre ter em casa algumas amostrinhas grátis de protetor solar e skincare para levar em viagens, isso economiza um espação! Além de ocuparem pouquíssimo espaço, você ainda pode ir descartando quando acaba. Legal, né?
Aqui em casa, eu sempre consigo delas quando vou ao dermatologista ou quando vejo representantes das principais marcas na farmácia.
Levei pouquíssima maquiagem (rímel, blush, bb cream e um batom) e, ainda assim, quase não usei devido ao combo filhos pequenos + máscaras.
Necessaire bem compacta (de mãe que não tem tempo pra muita maquiagem rs).
Aliás, outro hack super legal é usar porta lentes de contato para levar base/corretivo e outros produtos cremosos? Essa é uma excelente dica também.
Mala do Tin
Para o Martin, que tinha 2 anos e 7 meses na época, levamos o seguinte:
- 5 conjuntos de calor (bermuda/camiseta);
- 2 conjuntos de frio (calça/camiseta de manga comprida);
- 2 conjuntos de piscina (sunga/blusa com proteção solar);
- Meias;
- 2 pijamas;
- Fraldas (+/- 5 por dia);
- Leite.
Não parece muita coisa, mas isso ocupa um espaço bom. Por isso, tente arrumar a mala com todos os itens meio contadinhos. A quantidade foi certinha para os dias e nem usamos as roupas de frio porque estava um sol lindão. Ainda assim, achamos importante levar para a viagem de avião e para lidar com qualquer imprevisto, uma virada de tempo etc.
Mala do Ben
Para o Benjamin, que estava com 4 meses na época, levei:
- 3 macacões;
- 3 conjuntos de frio (calça/body manga longa);
- 6 conjuntos de calor (rompers ou bermuda/body manga curta);
- 3 cueiros/fraldões (uso para tudo – forrar algum lugar, cobrir o bebê, enxugar após o banho ou piscina etc);
- 3 fraldas de pano;
- Meias;
- 3 paninhos de boca;
- Fraldas de piscina;
- Kit para lavar mamadeira (esse da oxo é perfeito para viagens);
- Leite.
De novo, quando você coloca isso tudo dentro da mala, parece que não vai caber! E aí o segredo é dobrar muito bem e usar os organizadores de mala, eles fazem milagre.
Como estava muito quente e ensolarado, não precisamos usar todas as roupinhas de frio.
Necessaire dos meninos: como arrumar mala de viagem para caber tudo?
Fiz uma necessaire bem mini para os dois, que tinha os seguintes itens:
- Sabonete cabeça aos pés (nós amamos o Mustela);
- Hidratante (gostamos do Hydra Bebé e Fisiogel);
- Sorinho nasal;
- Antitérmico que eles usam;
- Pente;
- Álcool líquido;
- Termômetro;
- Tesourinha de unhas;
- Repelente;
- Escova e pasta de dentes;
- Óleo Dersani (usamos para prevenir assaduras e outras irritações na pele deles);
- Um pouquinho de sabão líquido lava roupas, para o caso de algum acidente.
Usamos praticamente tudo, exceto o remédio e o termômetro. Para o que levamos, uma pequena necessaire transparente foi suficiente. Mas leve em consideração que a gente leva tudo mini: o sabonete líquido, o hidratante, o repelente… enfim, já que é uma mala para uma viagem pequena, não tem necessidade de levar aquelas embalagens grandes que sempre temos em casa.
Tudo que levamos de higiene para os meninos.
Mochila dos meninos
Além das duas malas de mão, levei a mochila de passeio deles com as coisas que precisaríamos durante o trajeto. Usamos uma da Kipling que eu adoro. Primeiro, porque é super espaçosa (você tem até que tomar cuidado para não carregar coisa demais). Além disso, ela também é muito resistente e bem dividida. Para viagens, é excelente.
Na mochila, levei:
- Mamadeiras e leite (Ben);
- Lanchinhos (Tin);
- (Poucos) brinquedos e livrinhos;
- Fraldas;
- Trocador;
- Lenço umedecido (Mustela é nosso preferido);
- 2 roupas extras para cada;
- 1 cueiro e 1 fralda de pano;
- Máscaras descartáveis;
- Álcool gel;
- Lencinhos antissépticos;
- Minhas coisas (computador, fone de ouvido, óculos de sol, kindle, documentos, câmera e carregadores);
- Lanchinhos (um pouco exagerada, talvez… hehe);
- Livrinhos e brinquedos (alguns eram novidade para chamar a atenção dele em momentos tensos). Esse livro “Avião” é bem legal. Aliás, a editora Usborne tem muita coisa bacana.
Lanchinhos para a viagem (exagerei um pouco, talvez).
Com as coisas já separadas, foi só colocar tudo nos organizadores (aliás, organizadores de mala mudam a vida! Não viajo mais sem eles) e guardar.
Coisas da mamãe que foram junto na mochila dos pequenos.
Adoro necessaire transparente para levar em viagens: fácil de limpar, dá pra ver tudo e não arrumamos problemas na segurança do aeroporto.
Itens essenciais dos meninos que foram na mochila.
Uma última dica de ouro sobre como arrumar mala de viagem compacta
Aqui, vai outra dica sobre como como arrumar mala de viagem da maneira mais compacta e eficiente possível: sabe aquelas embalagens transparentes de lençol? Pois é, sempre guardo elas, sabe por que? Descobri que são ótimas para levar as fraldas na mala ou organizar outros itens. 😉
Tudo pronto antes de entrar na mala.
O espaço foi mais do que suficiente, mas o peso (10kg para cada mala) ficou no limite. Deu tudo certo, usamos praticamente tudo e não faltou nada. O melhor de tudo, claro, é que a viagem foi uma delícia!
O resumo de como arrumamos essas malas de viagem
Se você acompanhou tudinho até aqui, deve ter percebido que levamos um bocado de coisa, como é inevitável quando viajamos com crianças pequenas.
Mas veja que foi possível arrumar uma mala de viagem super compacta. No fim das contas, levamos as minhas roupas e do Marcos, as roupas e itens dos meninos (incluindo muitas fraldas, leite, remédios, livros, comidas, brinquedinhos), computador, câmera e itens de higiene pessoal.
Isso tudo coube em duas mochilas e duas malas de mão. Não precisamos nem nos preocupar com despacho de mala do aeroporto, taxas extras etc.
Esperamos que essas dicas te ajudem ao arrumar a mala da sua próxima viagem! E me conta aqui nos comentários o que não pode faltar e como você arruma sua mala de viagem e a dos seus pequenos 🙂
O site está lindo e cheio de bons conteúdos! Adorei as dicas
Pra organizar a mala! Não sou nada prática em organizar malas. Vou aplicar pra próxima viagem. E vc Sentiu falta de levar boia pro Martin? Aqui faço um kit com lápis de cor, jogo da memória, livrinhos e funciona bem!
Que bom que gostou, Cibele! Dessa vez não senti falta de bóia pro Martin, mas ele não fica mt sozinho com a bóia, ainda tem um pouco de medo. Mas pra criança maiorzinha acho que vale a pena levar sim, pq a piscina de adultos é uma delícia de ficar todo mundo junto! Esses brinquedinhos que vc mencionou realmente são um ótimo trunfo, se forem novidade então, sucesso garantido (pelo menos por alguns minutos hehe). bjos!!
Excelentes dicas. Parabéns. Gratidão