Este post foi patrocinado pela Airalo. Ele reflete a experiência real da Bruna e do Marcos com o serviço oferecido pela empresa, que não teve influência sobre o conteúdo escrito. Consideramos o serviço útil para nossos leitores, por isso aceitamos divulgá-lo. Caso você adquira o serviço utilizando nosso link afiliado, nós receberemos uma pequena comissão.
Como é usar o eSIM internacional da Airalo? Nesse post, nós vamos te contar sobre a nossa experiência com o eSIM Airalo em duas viagens diferentes: uma para o Chile e outra para o Japão.
E se você quiser saber mais sobre a Airalo e porque gostamos de utilizar o serviço deles, já escrevemos sobre isso nesse post, confere lá!
E aproveite o nosso cupom OHHAPPYWAY para conseguir 10% de desconto ao adquirir o seu chip eSIM internacional da Airalo.
eSIM internacional: a maneira mais fácil de ter internet no exterior
Para quem não está familiarizado com a tecnologia, um eSIM nada mais é do que um chip virtual para te dar acesso ao seu pacote de dados, ligações etc. Ele substitui os chips tradicionais e possuem inúmeras vantagens, tais como:
- Maior segurança;
- Não ter risco de perder ou danificar;
- Maior facilidade para fazer portabilidade entre operadoras.
Essas são apenas algumas das vantagens, e não é à toa que os novos modelos de celulares já saem de fábrica habilitados para a tecnologia eSIM. Mas não custa reforçar que nem todo celular é compatível com o eSIM, tá? Ou seja, você deve conferir se o seu modelo é compatível antes de adquirir qualquer chip virtual.
Mas afinal de contas, COMO fazer para usar internet no exterior?
Nós já abordamos esse assunto com mais profundidade aqui, mas o resumo é que você tem 4 opções básicas para utilizar internet em suas viagens para o exterior, que são:
- Depender exclusivamente do Wifi de onde você estiver;
- Comprar algum plano de dados da sua própria operadora que dê acesso a internet fora do país;
- Comprar um chip – virtual ou físico – no destino internacional para onde você for; e
- Comprar um eSIM com uma operadora especializada, como a Airalo.
Pessoalmente, essa quarta opção é a que adotamos há algum tempo por considerarmos que é a que oferece o melhor custo-benefício, uma grande facilidade de uso, além de uma ótima qualidade de conexão.
eSIM internacional da Airalo: por que ele é uma ótima opção para usar internet no exterior
Feita essa explicação, fica fácil entender o que é o eSIM da Airalo: é um chip virtual que você instala no celular para utilizar internet durante as suas viagens ao exterior. Por ser virtual, não é necessário abrir o celular para instalar um chip físico, o que é muito conveniente. E o melhor de tudo é que você consegue todo o processo, desde a compra até a instalação, pelo site deles.
Um diferencial da Airalo é que a empresa está presente em mais de 200 países, ou seja, qualquer que seja o seu destino, é bem provável que exista um plano de internet para você. E além dos planos individuais para cada país, a Airalo também oferece eSIMs regionais, que podem ser usados em todo um continente, e até mesmo eSIMs globais, que dão acesso a internet em mais de 120 países!
Vale frisar que você não precisa esperar chegar no país de destino para comprar o eSIM. No nosso caso, gostamos de comprar o chip virtual aqui no Brasil mesmo, e só deixar para fazer a instalação ao chegar no destino final.
eSIM Airalo: a nossa experiência usando 4 chips diferentes em 2 países
Já utilizamos o eSIM da Airalo em duas viagens distintas, uma para o Japão e outra para o Chile. Isso nos deu a oportunidade de testar o serviço em uma variedade de cenários, e vamos contar a nossa experiência aqui:
- Para a viagem ao Japão, compramos dois chips virtuais de 10 GB, ambos com validade de 30 dias;
- Ao viajar para o Chile, compramos dois chips diferentes: 1 eSIM local de 15 GB, que incluía chamadas e SMS, e 1 eSIM regional, que funciona em toda a América Latina e tem validade de 7 dias.
Ou seja, instalamos 4 eSIMs diferentes nos nossos celulares e pudemos experimentar características como a cobertura dos planos, a velocidade e o uso do aplicativo.
Nossa experiência com o eSIM internacional da Airalo no Japão
Na viagem que fizemos para o Japão, eu e Bruna compramos o mesmo eSIM: o Moshi Moshi com 10 GB de dados. Foi um ótimo custo benefício e usamos para acessar WhatsApp e conversar com a família e amigos, postar fotos e vídeos no nosso Instagram, consultar mapas em tempo real e pesquisar atrações, checar a previsão do tempo etc.
A internet do Japão é muito rápida em geral e com o eSIM da Airalo não foi diferente. As páginas de sites abriam quase instantaneamente e não tivemos absolutamente nenhuma dificuldade ao acessar redes sociais e ver vídeos, por exemplo.
Em relação à cobertura, mais uma vez, ela foi excelente. Em nenhum momento nós perdemos o nosso sinal e até mesmo dentro dos metrôs era possível acessar a internet sem problemas.
Não testamos a recarga do plano pelo app porque nem eu e nem a Bruna gastamos os 10 GB durante a nossa viagem, que durou 14 dias. Mas chegamos a simular como seria o processo de recarga, e é realmente muito simples.
Nossa experiência com o eSIM internacional da Airalo no Chile
Na viagem para o Chile, nós optamos por comprar 2 eSIMs diferentes para testar como seria usar um eSIM local – válido apenas no Chile – e um eSIM regional, que funciona em toda a América Latina.
Bruna pegou o Altoque com 15 GB de dados, que incluía ainda SMS e chamadas de voz.
Eu peguei o Latamlink regional com 1 GB de dados e validade de 7 dias.
Lá, a velocidade também não decepcionou: conseguimos acessar notícias, checar mapas, ler e-mails, postar stories e reels no nosso Instagram e até mesmo acessar plataformas de streaming de vídeo.
Em Santiago, tivemos 100% de cobertura e conseguimos acessar a internet em qualquer situação.
No deserto do Atacama, que é famoso por ter muitos pontos cegos de internet, a nossa cobertura não era de 100%, e isso já era esperado.
Quando você sai de San Pedro de Atacama para fazer os passeios pela região, a tendência é ficar sem sinal de internet em algum momento. Geralmente, isso acontecia depois de uns 30 minutos na estrada. A exceção é quando íamos para algum lugar mais alto. Por exemplo, lá nos Gêiseres de Tatio, que ficam a mais de 4.300 metros de altitude, nós conseguimos acessar a internet o tempo todo!
Diferenças entre o eSIM local e o eSIM regional da Airalo
Como dissemos antes, nós optamos por pegar 2 eSIMs diferentes no Chile: um local, que funciona apenas no país, e outro regional, que funciona em toda a América Latina.
Fizemos isso para ter a oportunidade de comparar as duas opções lado a lado, com o objetivo de entender se haveria diferenças na velocidade e cobertura de cada um.
Antes de entrar nos detalhes, achamos ótimo ter essa opção de escolha, que dá ainda mais flexibilidade ao cliente. Antes, você só tinha a opção de comprar o eSIM usar em um país; agora, pode escolher uma opção para usar em todo o continente!
Dito isso, percebemos diferenças sim na performance entre o eSIM local e o regional.
O eSIM local, que funcionava apenas no Chile, era constantemente mais rápido durante toda a viagem. E especificamente no deserto do Atacama, onde o sinal flutuava, ele apresentou melhor cobertura se comparado ao eSIM regional.
Diferenças na velocidade
Em geral, a velocidade do eSIM local era duas vezes maior, o que notávamos quando a gente fazia a medição usando um app como o Speedtest. Entretanto, essa diferença não era algo que nós percebíamos no dia a dia e notamos apenas ao fazer essa medição via app.
Ou seja, a internet com o eSIM regional não era lenta, mas o eSIM local realmente era mais rápido.
Diferenças na cobertura do sinal
Em Santiago, ambos tiveram o mesmo comportamento: 100% de cobertura o tempo todo.
Já no deserto do Atacama, quando saíamos de San Pedro de Atacama em direção aos passeios, o sinal do eSIM local sempre ficava disponível por mais tempo, se comparado ao eSIM regional. Não era uma diferença enorme, mas era perceptível.
Duas opções diferentes para necessidades diferentes
Ou seja, cada eSIM tem características próprias que devem ser levadas em consideração no momento em que você for escolher o seu.
Se você visitar apenas 1 país e a sua prioridade for a maior velocidade e cobertura em locais mais remotos, nossa experiência é de que o eSIM local é a melhor opção. Geralmente, ele é mais barato também.
Agora, se você precisar de um eSIM que funcione em vários países no mesmo continente, o eSIM regional se torna mais vantajoso e vai te atender bem.
O app da Airalo foi um diferencial positivo em ambas as viagens
O aplicativo da Airalo nos surpreendeu em ambas as viagens e, para nós, é um dos pontos fortes para quem quer comprar um eSIM internacional.
Primeiro, porque ele é super fácil de usar, e isso já começa no processo de compra e instalação do chip virtual. Você consegue fazer tudo por pelo app, e ainda tem instruções detalhadas de como instalar o seu eSIM. Muito intuitivo mesmo!
Além disso, ele traz informações relevantes, tais como o uso de dados, quanto você ainda tem disponível e a validade do seu pacote.
Gostamos também das notificações que o app envia a respeito do seu consumo e de quantos dias faltam para acabar o seu plano.
O site da Airalo também é bem completo e tem um blog que traz várias instruções didáticas para te ajudar no processo de instalação.
eSIM internacional da Airalo vale a pena?
Como já antecipamos lá no início, a nossa resposta é sim. Experimentamos o eSIM da Airalo no Japão e no Chile, em uma variedade de cenários, e ele nos atendeu muito bem nos dois países.
Gostamos das muitas opções de planos, do app intuitivo e fácil de usar, além da velocidade e da cobertura de conexão. Também achamos que todo o processo de instalação e recarga do eSIM internacional é super fácil (lembrando que você precisa ter um celular que utilize a tecnologia eSIM).
Cupom de desconto Airalo: tenha 10% de desconto ao usar o código OHHAPPYWAY
Finalmente, não custa reforçar que você pode usar o nosso código OHHAPPYWAY aproveitar 10% de desconto ao comprar qualquer eSIM, mesmo que já tenha utilizado a Airalo antes. Não deixe de aproveitar essa oportunidade!
0 comentários