Vamos falar de fotografia hoje. Mais especificamente, queremos te dar duas dicas simples de entender e de aplicar, mas que vão fazer uma enorme diferença nas suas imagens: a importância do enquadramento da foto e do seu timing.
Para ilustrar esses pontos, iremos comentar algumas fotos de pôr do sol que fizemos recentemente. Mas é claro que essas dicas valem para qualquer assunto que você queira fotografar.
A importância do timing em fotografia
Ter o timing certo é importante para várias coisas, né? Para o atacante que tem que acertar a bola no momento exato; o trabalhador que quer pedir aumento de salário; ou mesmo aquele momento em que você quer pedir algo delicado para seu ou sua companheira, rsrs. Pois é, em fotografia não é diferente: você pode fazer uma foto que vai de bem sem graça a memorável em poucos segundos.
Então, a ideia aqui é que você esteja bastante atento ao que acontece ao seu redor e que pode impactar demais a sua imagem. Ao invés de se concentrar apenas na composição – que é super importante também -, não se esqueça de prestar atenção também na cena como um todo e não apenas no que está dentro do retângulo da imagem.
Os exemplos que a gente trouxe aqui ilustram isso muito bem, vamos ver cada um deles?
Pôr do sol com o barco
Essas imagens foram feitas em Brasília, mais especificamente na Ponte JK, que é famosa entre os candangos e sempre atrai pessoas no final do dia para admirar o pôr do sol da cidade (que você ja sabe que é lindo, assim como o nosso céu).
Acho que eles ficam especialmente bonitos na época da seca, lá pro período entre junho e setembro. As queimadas (que em si são péssimas) trazem como efeito colateral uma névia quase perene na cidade, principalmente no início e ao fim do dia. Isso possibilita que o sol fique nessa cor vermelha intensa e com uma forma bem aparente (que você consegue de fato ver, ao invés dele ficar “estourado”, sem a forma bem definida).
Enfim, em um desses dias, parei na ponte para fotografá-lo e percebi alguns barcos no lago Paranoá. Não era comum, mas de vez em quando algum deles passava entre mim e o sol, então foi questão de esperar um desses momentos e pronto: uma foto do pôr do sol fica ainda mais interessante com a silhueta de um barco junto.
Focando no enquadramento da foto: pôr do sol com o pássaro
Pássaro em frente ao sol, visto do aeroporto de Brasília.
Esse pôr do sol espetacular da primeira foto aconteceu em Goiás e rendeu uma das minhas fotos favoritas de 2021 (vamos chegar lá daqui a pouco). Em ambas as imagens, o timing tem a ver com registrar a foto no momento exato em que os pássaros cortam o céu. Esses momentos são muito rápidos: com uma lente longa, como eu estava usando, em menos de 3 segundos os pássaros entram e saem da composição. No caso da segunda foto, o tempo é ainda menor se você quiser que o pássaro fique numa posição específica (nessa situação, escolhi exatamente quando ele saiu da frente do sol).
Uma dica valiosa é manter os dois olhos abertos para quem está fotografando com uma câmera DSLR ou mirrorless e está com um dos olhos no visor. Para quem fotografa com o celular ou olhando a tela da câmera, esse é um problema a menos, mas é importante você olhar para a cena ao invés de para a tela.
Pôr do sol com o avião
Pôr do sol e avião vistos do aeroporto de Brasília.
No caso das fotos com o avião, é a mesma coisa: o timing em fotografia também é importante para você montar uma composição agradável com o sol. Na primeira imagem, escolhi por equilibrar a foto deixando em posições opostas. Na segunda, eu queria registrar o avião tão próximo quanto possível do sol (infelizmente, nesse dia não surgiu a oportunidade de colocar o avião exatamente dentro do sol, como eu queria. Teria sido fantástico. Mas paciência, fica pra próxima…).
A importância do enquadramento da foto e da sua posição
Agora vamos tratar do enquadramento da foto e também da posição que o fotógrafo escolhe para fazer a imagem. E não estou falando de você caminhar centenas de metros ou quilômetros para fazer uma imagem; aqui, me refiro a ajustes finos, de apenas alguns poucos metros, mas que podem alterar completamente o resultado final.
Pôr do sol alinhado sobre um poste.
Essa foto aí em cima é o exemplo perfeito: nela, enquanto o sol descia, percebi que seria possível encaixá-lo perfeitamente sobre o poste. Para isso, seria necessário que eu ajustasse a minha posição e o enquadramento da foto para alterar a perspectiva entre eles (se você não entendeu bem como isso acontece, deixa eu tentar simplificar: como o poste está bem mais perto de mim do que o sol, quando eu me mexo, mudo apenas a posição relativa do poste na foto, enquanto o sol permanece no mesmo lugar. E essa mudança não depende de grandes movimentos, mas de alguns poucos passos.
Com essa movimentação, foi possível posicionar o sol exatamente acima do poste. Aí, foi só esperar que ele descesse até o ponto em que se encaixaria perfeitamente, como se formasse uma lâmpada…
Juntando as duas coisas: enquadramento da foto e o timing perfeito
Em algumas situações, você só precisará se atentar ao timing na fotografia; em outras, apenas a mudança de posição será suficiente para fazer a foto. Mas de vez em quando, você poderá juntar ambas para tornar a sua imagem inesquecível.
Foi isso que aconteceu nesse exemplo com a roda de vento. Repare que, na primeira imagem, o sol ainda não tinha descido o suficiente, ou seja, o momento certo ainda não havia chegado. Além disso, percebeu que o sol estava se pondo um pouquinho à direita? Se eu ficasse exatamente no mesmo lugar, não conseguiria alcançar o meu objetivo, que era enquadrar o sol perfeitamente dentro da roda de vento.
Pôr do sol e roda de vento no interior de Goiás.
E qual é a solução pra isso? Foram duas coisas simples: esperar alguns minutos foi suficiente para que o sol baixasse até o ponto certo. Já em relação à posição, me deslocar alguns passos para a esquerda mudou a perspectiva entre eles e trouxe o alinhamento necessário.
Com isso, consegui registrar a imagem exatamente do jeito que eu queria.
Finalmente, tudo se alinha! Timing e enquadramento da foto ideais, e o resultado é uma das minhas fotos favoritas de 2021.
E essa última foto reforça a importância do timing: em menos de 1 minuto, o sol havia passado do ponto ideal e a imagem já não gera o mesmo impacto, não concorda?
Pôr do sol e roda de vento no interior de Goiás, já sem o mesmo impacto.
Finalizando: a importância do enquadramento da foto e da atenção ao timing
Como dissemos, esses conceitos de enquadramento da imagem e do timing preciso podem ser usados em qualquer momento: quando você fotografa seus filhos, amigos, paisagens, monumentos… são duas dicas simples, mas muito valiosas!
Fácil, né? Gostou, quer saber mais sobre fotografia prática? Comenta aqui o que você quer aprender, entre em contato com a gente ou siga nosso perfil no Instagram.
0 comentários