Já experimentou usar molduras com paisagens naturais para melhorar a sua fotografia? Nesse artigo, vou te explicar exatamente como fazer isso e como essa é uma forma simples de dar mais dinamismo e deixar suas imagens mais interessantes.
Por “naturais”, não estou falando de usar samambaias, rsrs (apesar de que elas funcionam também!). Me refiro a aproveitar elementos da cena para emoldurar a imagem. Vamos ver porque isso pode funcionar bem?Moldura dos montes Dois Irmãos.
Molduras com paisagens naturais ajudam a direcionar o olhar
Quando você cria “barreiras” visuais para o olhar, ajuda a reforçar o foco no seu assunto principal. Pegue como exemplo a imagem da pirâmide de vidro no museu do Louvre: percebe como a barreira visual do portal atua muito bem para destacá-la?
Repare também a foto da roda gigante: as folhas da árvore servem de barreira e devolvem o olhar para ela.
Molduras com paisagens naturais valorizam o assunto
Como consequência do que falei logo ali em cima, é de se esperar que as molduras com paisagens naturais valorizarão a sua cena e o seu assunto principal. Prender o olhar é uma estratégia bastante eficaz para alcançar esse objetivo.
Observe a foto da Bruna na estação de trem. As ripas do banco cercam a imagem e ajudam a “empurrar” o olhar pra ela, destacando ainda mais os seus belos olhos azuis! 🙂
Bruna em uma estação de trem na Suíça.
Precisa de mais contexto na sua imagem? Elas podem ajudar nisso também
Além de direcionar o olhar e valorizar o assunto, as molduras auxiliam ainda na contextualização da foto. Como assim?
Vamos a alguns exemplos: uma moldura de plantas lembrará um ambiente mais natural; uma de janela pode trazer aconchego e sensação de estar em casa. Em alguns casos, a moldura mescla com o assunto principal quase como se fossem uma coisa só, o que pode ser interessante também.
Na foto da câmera com a montanha, a janela serve para trazer “calor” a uma cena que pareceria muito fria (literalmente) sem ela. E na foto do portal e das correntes, uma paisagem de repente se torna quase uma cena de arquitetura: a montanha deixa de ser o foco principal, substituída pela curiosidade: estamos em um castelo? Uma fortaleza? Onde fica?
Montanha vista do castelo Montebello, Bellinzona.
Finalmente, na foto da torre de TV, as cerejeiras viram a “cereja do bolo” e ilustram bem a cena, local e época (Japão em abril).
Dependendo de como são feitas, as molduras com paisagens naturais criam um belo efeito de desfoque
As molduras podem ser desfocadas ou não, dependendo de como você monta a cena e também do equipamento usado. Câmeras profissionais, com grandes sensores, criarão esse efeito com muito mais facilidade.
Mas outro elemento que influencia é a perspectiva: se você estiver perto da moldura de paisagem natural e com um afastamento razoável do assunto, são boas as chances de desfocá-la. Por outro lado, se estiver distante tanto da moldura como do assunto, será mais difícil criar o desfoque.
Na foto da cerejeira, por exemplo, a proximidade com algumas flores cria um efeito super interessante que direciona o olhar e valoriza toda a árvore. Já na foto do castelo emoldurado pela outra fortaleza, o fato de ela estar em foco dá mais contexto.
Nenhum cenário é necessariamente melhor do que o outro, depende muito do que você quer transmitir. O legal é testar diferentes opções para avaliar suas preferências.
Sabendo dessas dicas, será mais fácil utilizá-las para melhorar ainda mais as suas imagens. 🙂
0 comentários