O Nordeste do nosso país tem atrativos para todos os gostos. Nós adoramos as muitas praias com suas largas faixas de areia, as águas quentinhas e, é claro, os resorts super completos… além disso, também gostamos de conhecer lugares diferentes e incomuns, que você não encontra em qualquer lugar. E tem uma atração em Alagoas que consegue reunir tudo isso: são as crôas de São Bento, que surpreendem pela beleza, pelo fácil acesso e pela cor da água. Saiba por que esse lugar não deve nada para o Caribe.
Afinal de contas, o que são crôas?
Se você for curioso como eu, pode estar se perguntando: “o que são crôas”? Sempre que vejo um nome diferente, gosto de entender a origem e, nesse caso, a explicação é muito simples: crôas são coroas. E quando você pensa no significado, faz todo o sentido. A coroa é um objeto que se projeta para cima da cabeça, e a crôa faz a mesma coisa: é um pedaço de terra que se projeta para cima do mar, dependendo da maré.
Se você não conhecia o significado, agora conhece. 🙂
Onde ficam as crôas de São Bento
As crôas de São Bento ficam em Japaratinga, no Estado de Alagoas, praticamente em frente ao conhecido Japaratinga Lounge Resort. E se você decidir visitar a região, vale a pena planejar o passeio por lá.
Infelizmente, durante a nossa estadia nós não tivemos tempo de chegar até as crôas de jangada, então a “visitamos” apenas de drone. E claro que não é a mesma coisa, mas nas nessas imagens você vai entender porque o lugar é espetacular.
A paisagem paradisíaca que você vai encontrar lá
Daqui a pouco, vamos falar sobre algumas atividades que podem ser feitas na região. Mas a principal, na nossa opinião, é simplesmente a experiência de visitar esse lugar fantástico. Ele é bastante acessível, tanto que dá até para ver até da praia. Mas você não tem idéia da real beleza até admirar as crôas com essa vista aérea.
Como chegar nas crôas de São Bento
Elas ficam a menos de 1 quilômetro da costa da praia de Japaratinga, o que faz você pensar: “eu consigo chegar lá andando!”.
Eu, pelo menos, pensei nisso! E até tentei ir caminhando até as crôas, mas em pouco tempo percebi que não seria tão fácil como parecia. No início, você tem a impressão de que elas estão “logo ali”, mas depois que caminha por 20 minutos e parece que não saiu do lugar, começa a mudar de opinião.
Não é tão fácil fazer isso por alguns motivos:
- as ondas e a correnteza, ainda que não sejam tão fortes, dificultam a caminhada, ate porque elas mudam de direção de repente;
- você não pode ir descalço, já que o risco de se machucar é grande. Teria que ir de bota de mergulho ou algo similar, mas isso também torna a caminhada mais pesada;
- por estar dentro da água, você não consegue andar na mesma velocidade, além de cansar muito mais.
Ou seja, tudo isso dificulta o trajeto e você ainda tem que lidar com a subida da maré, que limita o seu tempo de visita.
Resumindo a história, eu tentei caminhar até lá e desisti. Pesquisando depois, vi que não recomendam fazer isso, e concordo com a recomendação. A melhor opção realmente é procurar um passeio oferecido por alguma agência de turismo.
Um lembrete adicional é que, como a área das crôas é parte da faixa de preservação da Costa dos Corais, ela não pode ser acessada com lancha, apenas por jangadas. Como fica bem perto da praia, isso não é um problema e mantém o ambiente mais limpo, quieto e tranquilo.
O que fazer nas Crôas de São Bento
Chegando lá, você tem acesso a uma praia bem mais exclusiva (apesar de que, dependendo da época do ano, o local pode ficar bem cheio). A água é quente e bem rasinha, e a formação rochosa é linda! Várias pequenas piscinas naturais são formadas e a vida marinha também é bem rica. Além disso, você pode fazer mergulho com snorkel lá.
Só tome cuidado para não ir para o lado de fora das crôas, pois a água é bem mais agitada por lá, já que é uma área de mar aberto.
E não custa reforçar que é muito importante manter o local limpo e sem lixo. Então, tenha sempre o cuidado de levar consigo tudo o que tiver trazido para o passeio.
Que horas visitar
A maré tem uma influência grande no seu horário de visitação. Isso acontece porque as crôas de São Bento não são acessíveis o tempo todo: apenas quando a maré está baixa é que elas aparecem.
Ou seja, o seu passeio vai depender totalmente dessa variável. Mas não se preocupe porque é possível visitar as crôas todos os dias. A maré tem dois ciclos diários de subida e descida, o que quer dizer que, em geral, você terá pelo menos uma oportunidade de visitação por dia.
O site Tábua de Marés é a melhor referência para te ajudar a se programar, é um site que nós sempre checamos quando queremos fazer um passeio que depende de maré alta ou baixa, como a visitação de piscinas naturais, por exemplo.
E se você já visitou as crôas de São Bento, o que achou do passeio? Comenta aqui!
0 comentários