Lago Emerald: como é andar de canoa nesse paraíso canadense

por | nov 26, 2022

Início » Blog » Lago Emerald: como é andar de canoa nesse paraíso canadense

O Lago Emerald, ou Emerald Lake, é simplesmente fantástico! Ele fica no Yoho National Park, na província da British Columbia e, se você for visitar o Canadá, recomendamos demais que aproveite para conhecê-lo.

O lago é bonito em qualquer época do ano (já fomos em dezembro e também adoramos, ainda que seja uma experiência totalmente diferente conhecê-lo congelado).

Mas ele realmente brilha depois de maio/junho, passando da primavera para o verão canadense. A partir dessa época, o lago descongela e mostra a sua beleza estonteante, além de te convidar para fazer um dos passeios mais legais que já aproveitamos em família aqui no Oh Happy Way. 🙂

Já falamos sobre essa viagem no nosso perfil do Instagram (aproveita e segue a gente lá também 😉). Hoje, vamos te contar sobre a experiência inesquecível que foi andar de canoa no Lago Emerald.

Bruna e meninos andando de canoa dentro do lago Emerald

Remando no lindo lago Emerald.

Árvores emoldurando a paisagem

Vista do Emerald Lake Lodge.

 

Onde fica e como chegar no Lago Emerald

Antes de passear por lá, você precisa saber como chegar, não é mesmo?

A região tem 4 parques nacionais: Banff, Jasper, Yoho e Kootenay (você pode conferir o mapa aqui). Os maiores e mais conhecidos são Banff e Jasper, o Yoho fica exatamente ao lado esquerdo do parque de Banff e é muito fácil chegar lá.

Saindo de Calgary (a maior cidade da região) ou de Banff, você só precisa seguir na rodovia Trans-Canadá (e dirigir por lá é outra experiência fascinante) cruzando de Alberta para British Columbia até passar por Field. Pouco depois da cidade, é só virar à esquerda e continuar pela Emerald Lake Road por mais 10km.

No verão, estacionar pode ser um pouco difícil, já que o lago – como todos da região – fica muito cheio. Basicamente, você acha um lugar na estrada e encosta, rsrs.

Nós demos sorte e conseguimos estacionar bem pertinho, já que alguns carros estavam saindo no momento em que chegamos. Mas prepare-se para, talvez, ter que andar um pouquinho.

De Calgary, são 200km até o Emerald Lake. Da cidade de Banff, são 100km e do Lago Louise (provavelmente o mais famoso da região e que vale a pena conhecer também! Mas isso é assunto para outro post), são apenas 40km de distância.

 

A cor justifica o nome do lago Emerald

E por que ele chama Lago Emerald? Quando você se visita em um dia mais ensolarado, a resposta é óbvia: o tom esverdeado espetacular mostra que a cor dele justifica o nome.

Não importa se você vê o lago de dentro ou de fora: por todos os ângulos, ele é simplesmente fantástico. Por isso, já vale a visita mesmo que você queira apenas passear pela região e aproveitar belas paisagens.

Ah, e se quiser ficar mais tempo, pode até se hospedar no Emerald Lake Lodge, que é super charmoso.

Canoa no lago Emerald

Canoa dentro do lago.

Emerald Lake Lodge visto de dentro do lago.

O charmoso Emerald Lake Lodge.

Mas como antecipamos lá em cima do post, recomendamos que você faça mais do que isso…

 

A experiência de andar de canoa nesse paraíso canadense

Nós fomos para o lago Emerald porque nosso plano de visitar o também famoso lago Moraine não deu certo, ou seja, não foi nada previamente planejado. Até por isso, não tínhamos a expectativa de fazer nada além de passear pelos arredores do lago, como fizemos também no lake Louise.

Chegando, estacionamos e fomos em direção à ponte que fica logo na entrada e que dá acesso aos charmosos chalés do Emerald Lake Lodge. Como a gente já tinha ficado hospedado lá no inverno, conhecíamos a região e decidimos passear por ali.

Enquanto a gente caminhava pela lindíssima paisagem, deu para perceber várias pessoas em canoas dentro do lago e aquilo chamou a nossa atenção.

Canoas dentro do Lago Emerald, em British Columbia, no Canadá

Canoas dentro do lago.

Bruna e meninos andando de canoa

Curtindo a paisagem.

 

No início, a dúvida: dá pra fazer isso com duas crianças?!

Ao voltar para o ponto de entrada do lago, avistamos a lojinha que oferecia os passeios. Mas para ser sincero, ainda estávamos meio céticos de que a gente conseguiria andar de canoa com os meninos. Imagina só a gente caindo dentro do lago gelado com os dois filhotes?!

Enfim, conversamos com os proprietários sobre a possibilidade de fazer o passeio em 4 pessoas. Considerando que os meninos são pequenos, ele confirmaram que seria possível fazer com segurança e, inclusive, tinham coletes pequenos para as crianças. Ok, começou bem!

Sondamos o nível de animação dos meninos – até porque não adiantava nada se eles não tivessem nenhum interesse no passeio, até porque a gente precisaria estabelecer regras bem claras, especialmente em relação a não fazer movimentos bruscos dentro do lago.

Se eles ficassem entediados lá no meio, o que era para ser um passeio legal iria se tornar uma enorme dor de cabeça. Mas ambos ficaram muito empolgados com a idéia!

Agora era só pagar (70 dólares canadenses por 60 minutos), colocar os coletes, fazer um curso a jato de 5 minutos sobre como “pilotar” o caiaque e vamo que vamo!

Eles tinham opções de passeios de 30 minutos e 1 hora. Optamos por ficar mais tempo para aproveitarmos melhor.

Todos prontos, era hora de zarpar!

Selfie com vários paddles e canoas

Passeio de verão!

 

O lago Emerald é ainda mais agradável visto de dentro

É difícil expressar em palavras como foi essa experiência em família. Até as fotos e vídeos, por mais lindos que sejam, não mostram exatamente quão divertido foi!

Primeiro, pela aventura! Levar os dois meninos para o meio do lago, mesmo tomando todos os cuidados com segurança, é algo que a gente não sabia se seria viável. E não apenas foi, como nos sentimos super confiantes e adoramos o contato com a natureza.

Bruna e meninos andando de canoa dentro do lago Emerald

Nós 4 na canoa.

 

Além disso, a paisagem lá de dentro do lago Emerald é estonteante. As montanhas ao redor, os belos chalés e, claro, a cor da água…

Por fim, deu até um certo orgulho, sabe? Um senso de conquista… eu e Bruna conseguimos fazer esse passeio com os meninos (éramos os únicos com 4 pessoas dentro da canoa, todas as outras tinham apenas uma ou duas pessoas) com segurança, apesar do receiozinho que não queria sair da cabeça.

Canoas no lago Emerald, em British Columbia, no Canadá

Vista de dentro do lago.

 

Pensamos: e se batesse um ventão? Ou se eles quisessem levantar da canoa lá no meio do lago? E se começassem a brincar de balançar? O que aconteceria se a gente ficasse cansado de remar? E se algum remo caísse no meio do lago?!

Pois é, nessa hora passa um filme com um monte de tragédias na cabeça, rsrs. Mas se a gente só der ouvidos aos nossos medos, nunca vamos fazer nada, não é mesmo?

Enfim, isso tudo contribuiu para que a nossa experiência fosse ainda mais legal.

 

As crianças amaram a experiência!

Já falamos algumas vezes aqui no blog que, desde que os meninos nasceram, nossas prioridades mudaram bastante. Hoje, tudo o que a gente faz leva eles em consideração e não queremos apenas que eles estejam presentes, mas que tenham uma experiência muito legal durante as nossas aventuras.

E foi exatamente isso o que aconteceu, o que nos deixou ainda mais felizes!

Claro que nem tudo foram flores, rsrs. Antes de começar o passeio, a gente conversou muuuuito com eles, definindo os combinados:

  • Nada de movimentos bruscos;
  • Eles não poderiam se levantar em nenhum momento;
  • Podiam ajudar a remar, mas não podiam soltar os remos – de propósito, pelo menos! – em nenhum momento…

Mesmo com os combinados feitos, a gente não sabia bem como eles iriam reagir lá dentro. Mas para a nossa agradável surpresa, Martin e Benji se comportaram super bem e aproveitaram demais o passeio de canoa no lago Emerald.

Bruna fazendo selfie dentro do lindo lago Emerald

Selfie time!

 

Verdade seja dita: em um determinado momento o Martin ficou um pouco entediado, mas logo se animou de novo. E no final do passeio, o Benji soltou o remo, que ficaria à deriva se eu não tivesse pegado na mesma hora!

Mas deu tudo super certo: os meninos se divertiram um monte e cumpriram direitinho os combinados, palmas pra eles! E nós quatro amamos a experiência.

 

O Lago Emerald não deve nada para os vizinhos mais famosos

O lago Louise e o Moraine são os mais famosos da região, e não é à toa: são realmente lindos e muito agradáveis de visitar.

Até por isso, ficam muito cheios e tudo é mais caro por lá.

Comparado a eles, o lago Emerald não tem a mesma fama. Mas quer saber? Na nossa opinião, não deve nada para nenhum dos dois! Não andamos ao redor do lago, mas vimos várias pessoas caminhando em volta e também pareceu ser um passeio muito agradável. Além disso, já antecipamos que você pode ficar hospedado por lá (a preços muito mais acessíveis se comparado ao lago Louise).

Deu para perceber que adoramos a experiência, né? Sem dúvida, recomendamos que você inclua uma visita ao lago Emerald quando estiver planejando uma viagem a essa região fantástica do Canadá.

Montanhas, árvores e a água cor esmeralda

A cor justifica o nome do lago Emerald.

 

Mais informações sobre o Lago Emerald (Emerald Lake), em British Columbia

Emerald Lake Lodge (hospedagem): https://crmr.com/resorts/emerald-lake/

Site com informações sobre o lago: https://www.field.ca/yohonationalpark/emeraldlake/

Site com informações sobre o aluguel de canoas: https://sites.google.com/theboathousetradingco.com/emeraldcanoes?pli=1

Instagram: https://www.instagram.com/the.boathousetradingco

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *