Quer descobrir como ganhar milhas com cartão de crédito, mas não sabe bem por onde começar? Está com dúvida se você tem aproveitado as oportunidades da melhor maneira possível? Então você veio ao lugar certo! Hoje, vamos te dar dicas práticas e exemplos reais de como ganhamos pontos no cartão para te ajudar também nessa caminhada.
Ah, e se você ainda não conhece, vale a pena ver o nosso post sobre como acumular milhas de maneira geral, está super completo e cheio de dicas! E siga a gente também no Instagram, lá sempre divulgamos um conteúdo muito útil pra você. 🙂
Mais de 2 milhões de milhas acumuladas (e contando)
Você sabia que, de pouquinho em pouquinho, já acumulamos mais de 2 milhões de milhas?! Claro que isso não aconteceu apenas usando o cartão de crédito, mas ele ajuda muito na hora de ganhar pontos, então vamos detalhar nesse post como fazer isso.
Isso não aconteceu do dia pra noite: é um processo contínuo, o que também exige alguma disciplina e persistência.
E o que fazemos com esses pontos? Em três palavras: viajar, viajar e viajar!
Escolha bem o cartão de crédito
O primeiro passo para ganhar milhas com cartão de crédito é, bom… usar um cartão de crédito! Existem inúmeras opções de instituições financeiras, cada uma com um monte de alternativas de cartões, então como você faz para escolher?
Algumas pessoas chegam a escolher o banco com base nas vantagens que o cartão de crédito oferecem. A gente não faz isso porque considera outras variáveis também e, francamente, não sei se vale a pena. As regras de pontuação mudam o tempo todo, então parece que você estará sempre caçando a melhor opção. Além disso, o básico é bem parecido: de 1 a 3 pontos ganhos por dólar gasto, associação a diversas companhias aéreas etc.
Ah, mas você também pode optar por ter só o cartão de crédito sem mudar de banco, não é? Isso é verdade, e muitas pessoas optam por isso. Contanto que você consiga manter uma boa organização financeira, não vejo nenhum problema.
E você vai conseguir estudar detalhadamente cada banco e cada cartão? Provavelmente não, né? E é aí que esse guia excelente do Melhores Destinos vem para te salvar: eles ranquearam mais de 100 cartões de crédito com base na pontuação, anuidade e acesso a salas VIP. É um trabalho fantástico e que precisa ser atualizado o tempo todo. Felizmente, eles têm feito isso e a última atualização aconteceu em fevereiro de 2022.
Como ganhar milhas com cartão de crédito: aproveite as oportunidades
Depois que você escolheu o seu cartão, já começa a acumular pontos com os seus gastos. Mas essa não é a única maneira para ganhar milhas usando ele e vamos abordar outras oportunidades aqui.
Concentre os gastos no seu cartão de crédito
Como já antecipamos, esse é o básico do básico: você compra no cartão de crédito e ganha pontos por isso. Esses pontos poderão ser trocados por descontos em produtos, serviços ou passagens aéreas em companhias parceiras. Mas fique atento: salvo raras exceções, você só vai acumular quando comprar na função crédito, não na função débito.
Pesquise e aproveite as lojas parceiras
As lojas normalmente não são parceiras do seu cartão de crédito específico, mas de um programa de pontos. Alguns exemplos incluem Smiles, Livelo, Esfera, Latam Pass etc. Entretanto, como o seu cartão geralmente está associado a um desses programas, faz sentido você escolher aquela loja que tem parceria com ele. Como falamos nesse post, você pode adquirir produtos em lojas e pontuar para o seu programa. Quer um exemplo? Você pode comprar um celular em uma loja de eletrônicos que te dá 2 pontos extras para cada real gasto. Então, se você gastar 3 mil reais no telefone, vai ganhar 6 mil pontos extras no seu programa de pontos.
Isso quer dizer que você ganha duas vezes porque, supondo que você faça esse gasto no cartão de crédito, ainda vai ganhar os pontos da sua bandeira também. Legal, né?
Vamos a um exemplo prático?
Esses são exemplos fictícios, mas que servem para ilustrar a situação. Geralmente, produtos mais baratos oferecem uma pontuação maior. Nesses exemplos, independente do que você adquire, perceba que ganha duas vezes: primeiro, porque os gastos no cartão de crédito são revertidos em pontos (numa proporção menor). Segundo, porque a loja parceira ainda oferece o bônus de multiplicação dos pontos, sendo que essa bonificação costuma ser até maior do que a do cartão de crédito.
Isso inclui pagar as suas contas por lá
Outra dica sobre como ganhar milhas com cartão de crédito é pagar as suas contas por lá. Isso tem relação com o primeiro ponto, só que é ainda mais específico. Porque geralmente a gente paga as contas em um boleto, até porque elas costumam ter juros quando as despesas são realizadas no cartão de crédito (e, nesse caso, é melhor pagar à vista mesmo).
Mas olha que legal: existem alguns serviços que conseguem resolver essa situação, pelo menos em parte. E como isso funciona? Em linhas gerais, você pode criar uma carteira virtual que será usada para pagar os boletos. E você usa o seu cartão de crédito para transferir dinheiro para essa carteira, ou seja, na prática você está realizando o gasto no cartão de crédito para pagar o boleto.
Mas preste atenção: a maioria das empresas que prestam esses serviços (alguns exemplos incluem o Iti, 99 Pay, PicPay, Mercado Pago etc) cobram juros ou taxas a partir de um determinado valor, ou impõem limites de transferências gratuitas. Ou seja, elas funcionam bem para valores baixos (geralmente até menos de R$1.000), mas podem não valer a pena para valores maiores.
Para complicar um pouquinho, as regras dessas empresas mudam com alguma frequência, então você precisará estudar na época em que precisar usar essa alternativa.
Como ganhar milhas com cartão de crédito: situações práticas
Agora que já falei sobre a teoria, queria abordar também algumas situações práticas que aconteceram conosco para ilustrar como é possível ganhar muitos pontos sem grandes esforços.
70 mil pontos comprando uma TV
Há alguns anos atrás, ganhamos 70 mil pontos trocando nossa TV. Aproveitamos uma promoção de loja parceira que estava oferecendo quase 15 pontos por real gasto. Assim, uma TV que custou cerca de 5 mil reais rendeu o suficiente para algumas viagens nacionais. Legal, né?
Demos sorte por pegar a promoção exatamente em uma época em que a gente estava pensando em trocar o aparelho mesmo. Ou seja, às vezes você precisa contar com um pouco de sorte também. Mas esse tipo de promoção acontece de vez em quando, por isso vale a pena ficar atento e se inscrever para receber as novidades desses sites, seja o da companhia aérea ou de algumas lojas que geram pontos para ela.
Como ganhar milhas com cartão de crédito: 30 mil pontos trocando o celular
Em outra oportunidade, ganhamos 30 mil pontos fazendo o upgrade do nosso telefone celular. Mais uma vez, aproveitamos a melhor época (nesse caso, foi a black friday) e juntamos o útil ao agradável: nosso celular estava velhinho e uma das lojas parceiras estava oferecendo 6 pontos por real gasto! Aí não dá pra não aproveitar, não é? Como o preço do aparelho estava semelhante em todos os sites, não pensamos duas vezes e escolhemos aquele que gerava mais pontos pra gente.
Só aí já foram 100 mil pontos sem fazer grandes esforços. E isso sem contar a pontuação do próprio cartão de crédito. Tá vendo como dá pra juntar muito mais quando a gente fica atento às oportunidades?
E esses 100 mil pontos viram o quê? No nosso caso, viraram uma passagem em classe Executiva para o Havaí, um dos nossos destinos favoritos.
O resumo da ópera é que você não precisa ser rico e nem ficar vidrado 24 horas por dia em todas as oportunidades para ganhar milhas com cartão de crédito.
Atenção: não esqueça o planejamento financeiro
Deixei esse ponto para o final, mas ele é igualmente importante: não deixe de lado o seu planejamento financeiro! A saúde das suas finanças é muito mais importante do que o ganho de pontos.
E por que estou alertando isso? Porque nem todo mundo tem facilidade de manter as finanças organizadas quando isso começa a envolver compras a prazo, ou no crédito, por vezes usando vários meios de pagamento…
E a consequência disso pode ser bastante ruim: você acha que está ganhando e, na verdade está perdendo muito. Se você conseguir fazer tudo isso e não pagar nenhum centavo de juros, seja no cartão de crédito ou na conta corrente, maravilha. Por outro lado, se começar a gerar dívidas ao tentar caçar as melhores oportunidades para juntar milhas, então algo está errado.
Portanto, tenha muita clareza das suas oportunidades, mas também dos riscos envolvidos. Eu recomendo demais o uso do cartão de crédito para acumular milhas, contanto que isso não atrapalhe o seu planejamento financeiro. Se você for alguém que prefere pagar tudo à vista porque, caso contrário, começa a se perder com as contas, não tenho a menor dúvida: continue assim. E, com o tempo, tente explorar aos poucos essas outras opções.
Resumo: dicas de como ganhar milhas com cartão de crédito
Muitas vezes a gente deixa escapar pontos importantes por pura falta de atenção. Então o resumo é esse:
- Escolha o melhor cartão para as suas necessidades
- Aproveite as promoções, especialmente com as lojas parceiras
- Concentre os gastos no cartão de crédito
- Atenção ao planejamento financeiro
Ficou com dúvidas ou tem alguma sugestão? Deixe seu comentário aqui ou entre em contato com a gente. Ah, e não esqueça de conferir o nosso perfil no Instagram também, lá tem muitas outras dicas sobre milhas e lugares legais para conhecer!
0 comentários