Como acumular milhas – dicas essenciais para você juntar mais rápido

por | jun 7, 2022

Início » Blog » Como acumular milhas – dicas essenciais para você juntar mais rápido

Você já reparou que, hoje em dia, tudo tem programa de pontos e bônus? Lojas de eletrônicos, mercados, e-commerce, até padaria! E isso não é à toa, já que o que eles têm em comum é que todos perceberam como isso pode ser bom para os negócios. Hoje, vamos falar de alguns desses casos e te dar dicas muito práticas sobre como acumular milhas para te ajudar a viajar pelo Brasil e mundo afora.

Bruna no aeroporto de Kona, no Hawaii

Programas de pontos fechados x abertos: entendendo a diferença e como acumular milhas em ambos

Entre as muitas opções de programas de pontos, acho importante diferenciar entre duas categorias: os programas fechados e os abertos.

 

Programas fechados

Quando falo em programas “fechados”, me refiro a aqueles em que você só pode usar os pontos acumulados dentro da própria loja, de um mesmo serviço, ou seja, eles têm um propósito específico.

Por exemplo, uma loja de chocolates pode ter um programa de pontos em que você acumula para ganhar descontos em outros chocolates. Ou você pode fazer compras em um mercado que te dá pontos para trocar em produtos do próprio mercado.

Nesses casos, perceba que não é possível transferir estes pontos e utilizá-los em outras lojas. Você também não poderá adquirir produtos e serviços de parceiros. Ou seja, é um tipo de programa mais limitado nas opções de uso (por outro lado, ele pode ser bem vantajoso em termos de descontos nos produtos).

 

Programas abertos

Por outro lado, quando me refiro a programas “abertos”, considero aqueles em que você acumula pontos que podem depois ser usados em combinação com outras lojas ou programas. Ou seja, você pode ganhar descontos, transferir os pontos, trocar por produtos de outras companhias etc.

Um exemplo é quando você compra uma roupa e ganha pontos em uma loja de departamento e pode usar esses pontos para conseguir descontos em um serviço de aluguel de hotéis. Outro exemplo seria quando você aproveita os pontos acumulados em um cartão de crédito para ter desconto ao comprar um eletrodoméstico.

 

Nesse artigo, vamos focar nos programas abertos e em como ganhar milhas com eles

Agora que você entendeu a diferença, saiba que, nesse artigo, nós vamos focar nesse último tipo de programa. Não que os programas fechados sejam ruins, muito pelo contrário. Inclusive, fazemos uso de vários deles. Mas eles têm pouca utilidade em relação ao foco que queremos tratar aqui, que é o de adquirir passagens aéreas usando milhas. Para isso, você precisa de um programa aberto.

Então, vamos detalhar como você pode usar esses pontos da maneira mais eficiente, especialmente quando o assunto é adquirir passagens aéreas.

Infográfico com informações sobre como acumular milhas

 

A lógica dos programas de fidelidade

Afinal de contas, o que são esses pontos e por que as empresas oferecem isso aos clientes?

Basicamente, eles funcionam como uma recompensa para te fidelizar, já que você poderá usar os benefícios para multiplicar as vantagens geradas com alguma compra. Como por exemplo, trocar os pontos por produtos, serviços, passagens, entre outras opções.

Ou seja, a lógica é que você acumule pontos para gerar oportunidades para viagens, ter uma renda extra ou adquirir produtos com descontos e, às vezes, até de graça.

 

Vale a pena aderir?

Em uma palavra: SIM! Especialmente quando estamos falando de programas gratuitos, já que você não perde nada ao aderir e abre um leque enorme de oportunidades. Nesse caso, me refiro tanto a programas abertos como aos fechados.

Eu faço parte de programas de pontos de vários mercados, empresas aéreas, lojas de chocolates, cartões de crédito, padaria, restaurantes, lojas de departamento, entre tantas outras.

Mesmo que você só possa utilizar aqueles pontos em um único estabelecimento, eles acabam gerando descontos ou, na maioria das vezes, produtos gratuitos após um número determinado de pontos acumulados.

E isso pode virar viagens, produtos ou até uma renda extra.

O importante é você desenvolver uma forma simples de acompanhar os seus pontos para não perder o controle deles. Sabe por quê? Não é difícil você se tornar associado de 10, 20, até 30 ou mais programas de fidelidade! Quando isso ocorre, pode acabar perdendo várias oportunidades se não tiver um mínimo de organização, porque geralmente esses pontos expiram. Posso afirmar que isso já aconteceu conosco algumas vezes.

Daqui a pouco, vamos te mostrar algumas ferramentas para te ajudar a gerenciar isso.

Infográfico com informações sobre como acumular milhas

Focando em pontos que viram passagens aéreas e viagens: como acumular milhas com essa finalidade

Agora que abordamos a importância de acumular pontos em diversos programas diferentes, vamos voltar as nossas atenções aos tipos de bônus que mais nos interessam aqui: aqueles que se transformam em milhas e passagens aéreas.

 

Programas que funcionam como hubs e programas específicos das companhias aéreas

Vamos falar mais sobre essa diferença em um outro artigo, mas é importante você já entender a lógica. A grande maioria das empresas aéreas têm seus programas próprios. A Gol tem o Smiles; a Latam tem o Latam Pass; a Tap tem o Miles and Go; a Azul tem o Tudo Azul; a Iberia tem o Avios; a Alitalia tem o Millemiglia. E assim por diante, são centenas de opções!

Além disso, existem também os hubs, que eu chamo assim porque eles funcionam exatamente como os hubs de aeroporto, ou seja, como um ponto de conexão entre vários outros.

Geralmente, são os programas dos bancos/cartões de crédito que funcionam como esses hubs.

E o que isso quer dizer? Que esses pontos do seu banco podem ser transferidos para mais de um programa das companhias aéreas. Ou seja, o que você acumula no seu cartão de crédito pode ser depois usado para comprar passagens da Azul, da Latam etc.

Ou seja, essa alternativa é mais versátil, não concorda? Geralmente, aqui em casa preferimos acumular nos hubs do que diretamente nas companhias. A não ser que você consiga uma condição muito boa para acumular direto na empresa aérea, sugerimos essa opção para você também.

 

Como acumular milhas: as principais formas

Você pode acumular pontos e milhas de diversas maneiras. As mais comuns são:

  • Uso do cartão de crédito
  • Compra de produtos e serviços em lojas parceiras
  • Compra de pontos
  • Assinar um clubes de milhas

Infográfico com informações sobre como acumular milhas

Uso do cartão de crédito: a principal maneira de acumular milhas

Usar o cartão de crédito para acumular pontos é a forma mais fácil de começar. Primeiro, porque é gratuito. Segundo, porque isso é feito automaticamente, então você não precisa se preocupar com nenhum controle adicional. Terceiro, porque isso te permite acumular umas milhas coringa, que podem ser usadas em diferentes companhias aéreas (na maioria dos casos. É bom pesquisar quais são as parcerias do seu cartão).

Mas fique atento na hora de escolher e usar o cartão. Como dissemos, cada um tem as suas particularidades: uns ganham mais pontos por real gasto, outros são associados a mais empresas aéreas… enfim, a lição aqui é que cartão de crédito não é tudo igual.

E vale a pena reforçar também o seguinte: nunca gaste no cartão de crédito pensando apenas no acúmulo de pontos caso isso vá gerar juros, porque essa alternativa nunca vai valer a pena. Além disso, é importante ter um controle financeiro adequado para que o uso do cartão não se transforme em uma fonte de dívidas.

Entenda o ganho de pontos como um bônus, nunca como um fim em si mesmo.

 

Compra de produtos e serviços em lojas parceiras

Essa também é uma forma interessante de juntar pontos. Ao pesquisar sobre como acumular milhas, você vai perceber que muitas lojas estão associadas entre si, o que vai otimizar essa jornada.

E como isso acontece? Com os tais programas abertos que mencionamos lá no início do post, você pode comprar em uma loja e acumular pontos para o seu hub principal. Vamos dar dois exemplos.

A Livelo é um desses hubs e tem parceiros como Amazon, Booking, Americanas, entre muitos outros. As compras que você faz nesses parceiros geram pontos para a Livelo (desde 1 ponto por real gasto chegando a até 15 pontos por real em alguns casos). No caso do Smiles, a situação é semelhante: eles são parceiros da Fast Shop, Casas Bahia, Extra, assim como diversos outros sites. E da mesma maneira, também geram pontos para a sua conta com os produtos que você adquire.

 

Assim como alertamos com o uso do cartão de crédito, tenha em mente também que não vale a pena comprar um produto muito mais caro em uma loja parceira só para acumular os pontos. Você precisa fazer as contas para avaliar se a diferença de valor vai compensar.

E claro, se o preço de um produto for igual em duas lojas, opte por aquela que tem parceria com o seu programa de milhas.

 

Compra direta de pontos: como acumular milhas aproveitando as promoções

A terceira maneira de acumular milhas que queremos mencionar é a compra direta dos pontos. Todos os grandes programas oferecem essa opção e, em alguns momentos, ela pode ser muito útil.

Imagina esse cenário: você está planejando uma viagem e a passagem custa 100.000 milhas. Você já tem 90.000, ou seja, falta pouco para conseguir adquirir a passagem, como você faz?

Os pontos do cartão de crédito geralmente entram na sua conta uma vez por mês. E você não vai comprar um produto em loja parceira só para conseguir os pontos, não é? Não faz muito sentido. A alternativa para essas situações em que faltam poucos pontos é a compra direta.

Essa não deve ser a primeira forma de acumular milhas, já que não costuma ser a mais barata, mas pode quebrar um galho. A nossa dica é que você se planeje para comprar com antecedência, aproveitando as promoções, ao invés de esperar o último momento.

Quase todos os programas oferecem descontos de vez em quando, que pode passar até de 50%. Quando isso acontecer, aproveite e compre um pouquinho, caso tenha uma viagem em mente para o próximo ano. Assim, você não gasta muito de uma vez e vai se preparando.

Como acumular milhas assinando um clube de pontos

Por fim, você pode assinar um clube de milhas. De novo, muitos programas oferecem essa opção.

E como funciona? Do mesmo jeito que você assina o seu serviço de streaming, ou o seu clube de vinhos, por exemplo, pode assinar para ganhar milhas todo mês. Isso também é bom para fazer um planejamento de longo prazo e nunca precisar gastar muito de uma vez.

Esses programas oferecem opções desde menos de R$50 por mês até mais de R$500, te dando flexibilidade para escolher de acordo com o seu bolso e seus interesses.

Outra vantagem de assinar um clube de milhas é ter acesso a promoções e descontos exclusivos. Por exemplo, às vezes um programa oferece 50% de bônus para transferir as suas milhas, mas o desconto é de 60% ou mais para assinantes. Isso ocorre com alguma frequência e pode ser um estímulo a mais para te levar a assinar algum desses clubes.

Mas fique atento e escolha muito bem o seu clube, de acordo com os lugares que quer visitar, as empresas parceiras etc. Para otimizar os seus pontos, é melhor focar em poucos programas (senão, você acumula um pouquinho em cada e nunca tem milhas suficientes para viajar), então evite juntar em muitos clubes diferentes.

Outra dica importante sobre como acumular milhas é ficar atento às regras específicas para ganhar

Aqui em casa, usamos todas as opções acima em diferentes graus. Como falamos, a gente escolhe um ou dois programas e concentra o ganho de pontos neles, e é isso que recomendamos para você também.

Além disso, outra dica para você levar em conta é não esquecer de registrar os pontos das lojas parceiras. Isso porque, na maioria das vezes, comprar em uma loja parceira que oferece pontos para o seu programa por si só não é suficiente, você precisa “avisar” à loja (geralmente via links nos sites parceiros) que você quer acumular os pontos. Parece meio confuso, não é? Mas enfim, é assim que acontece e é importante você estar atento.

Vou dar um exemplo prático: quando fomos trocar o celular da Bruna, aproveitamos uma promoção da Livelo e das Casas Bahia que nos deu quase 30 mil pontos. Mas para isso, a gente precisou acessar primeiro o site da Livelo e, de lá, entrar no site das Casas Bahia.

Caso não tivéssemos feito isso, o celular teria custado exatamente a mesma coisa, mas a gente não teria ganhado nem um pontinho!

Então, fique atento a essa peculiaridade (e outras também, cada empresa faz de um jeito, por isso é importante ler as entrelinhas). Muita gente esquece dessa parte e acaba perdendo a chance de acumular mais.

 

E você pode juntar as milhas para depois vender e conseguir uma renda extra?

Com certeza! Essa é uma estratégia que muita gente adota. Não é o nosso foco aqui, já que preferimos usar as nossas milhas para viajar, mas cada um deve avaliar a sua situação e preferência. De todo modo, as estratégias para acumular não mudam, apenas o uso que você faz depois.

 

Como controlar seus pontos num só lugar

Para finalizar, achamos importante que você desenvolva alguma forma de gerir os seus pontos. Como dissemos ali em cima, quando você começa a usar muitos programas diferentes, pode ficar perdido e acabar deixando passar um monte de oportunidades.

Não acho que exista uma forma perfeita para fazer isso. Você pode, por exemplo, anotar todos os programa em que participa em uma planilha dividida em categorias para pelo menos ter a noção daqueles nos quais você pontua (acredite, não é difícil esquecer que você já é cliente de um programa de pontos!).

Essa alternativa não te ajuda a controlar a pontuação, apenas a ter uma noção bem básica de onde você usa algum programa de fidelidade. E por que isso é importante? Porque, por exemplo, se você tem dois programas de padarias perto da sua casa, não é melhor concentrar os gastos em apenas uma para otimizar o acúmulo de pontos?

Felizmente, existem formas mais eficientes de fazer esse controle, especialmente usando aplicativos e sites especializados. Os dois que conhecemos são o Oktoplus e o Award Wallet. Ambos te permitem conectar as contas dos seus programas de fidelidade e acompanhar a pontuação. A variedade de opções é muito boa em ambos, certamente você vai encontrar os principais.

Acho o Oktoplus mais fácil de usar e com uma interface mais amigável. Por outro lado, ele tinha uma versão web que eu adorava, mas agora é só via app. O Award Wallet continua com uma versão web, o que eu prefiro.

No final das contas, sugiro que você experimente ambos para avaliar o que melhor te atenderá. Sem dúvida, podem te ajudar muito a gerenciar os seus pontos.

Como acumular milhas: um resumo

Em resumo, o mais importante que você precisa saber é:

  1. Vale a pena acumular pontos
  2. São muitos programas diferentes, tanto fechados como abertos
  3. Existem 4 formas principais de acumular: usar o cartão de crédito, comprar produtos e serviços em lojas parceiras, compra direta de pontos e assinatura de um clube de milhas
  4. Escolha poucos programas e prefira acumular neles, ao invés de juntar pontos em vários serviços diferentes
  5. Considere usar uma ferramenta para gerenciar os seus pontos

Esperamos que você aproveite muito essas dicas sobre como acumular milhas e consiga juntar muitos pontos para fazer viagens fantásticas!

Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? Deixe um comentário, visite o nosso perfil no Instagram ou entre em contato com a gente. 🙂

2 Comentários

  1. Jessica

    Ótima explicação, obrigada ☺️

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *