Se você gosta de viajar, provavelmente já está familiarizado com o processo para tirar passaporte. Quando tivemos o nosso primeiro filho, percebemos que as regras para eles são um pouco diferentes, e por isso decidimos escrever esse artigo sobre como tirar passaporte de bebê pra te ajudar a entender as particularidades.
Você vai perceber que não é nenhum bicho de 7 cabeças, mas às vezes as regras não estão tão claras nos sites oficiais, ou não estão concentradas em um só lugar. Então, esperamos que esse passo a passo seja útil para você como foi pra gente ao tirar o passaporte do Tintin e do Benji.
Como tirar passaporte de bebê: preencher o formulário no site da Polícia Federal
O primeiro passo é acessar o formulário disponível no site. Lá, você deve preencher os dados da criança e dos pais. Um ponto de atenção é que você deve escolher qual tipo de autorização vai constar no passaporte da criança. Essas são as 3 opções:
- A criança pode viajar com apenas um dos pais;
- A criança poderá viajar desacompanhada ou com apenas um dos pais; ou
- Sem autorização de viagem com apenas um dos pais ou com outro responsável. Nesse caso, para que a criança viaje com apenas um dos pais ou desacompanhada, o acompanhante deverá portar uma autorização específica.
Emitir o Guia de Recolhimento da União (GRU)
O passo seguinte é emitir o Guia de Recolhimento da União e efetuar o pagamento. Em janeiro de 2022, o valor era de R$ 257,25. De tempos em tempos a taxa muda, você pode saber quanto custa atualmente nesse link.
Depois do pagamento, acesse o portal da Polícia Federal e agende o dia e a hora para comparecer ao posto de emissão. O agendamento é liberado de 24h a 72h após o pagamento da guia. Então, não deixe para fazer todo o processo em cima da hora, caso tenha alguma viagem agendada.
Tirar a foto do passaporte para o seu bebê
Os adultos fazem a foto lá na Polícia Federal mesmo, mas com crianças até 5 anos é diferente: você tem que levar uma foto tamanho 5x7cm recente, com fundo branco, colorida, sem data, que identifique facilmente a criança (ou seja, sem adornos, chapéu, máscara do batman etc).
Se você for em uma loja especializada, vão te cobrar caro para fazer e imprimir essa foto, então fica ligado nessas dicas para economizar:
- Posicione o seu filho na frente de uma parede branca. Se não tiver em casa, pode usar um lençol apoiado em umas cadeiras;
- Faça a foto;
- Para editar a imagem (por exemplo, clarear o fundo caso seja necessário), você pode usar o aplicativo Adobe Lightroom. Dá pra fazer no celular mesmo, o app é gratuito e intuitivo;
- Depois de editada, você pode usar o site www.canva.com para criar um modelo de documento no formato 10x15cm, que é o tamanho padrão daquelas fotos mais comuns que a gente imprime em qualquer loja online de revelação de imagens. Nesse formato, cabem 4 fotos 5x7cm. Ou seja, pelo preço de uma foto 10x15cm você consegue imprimir 4 fotos de passaporte! Legal, né? E fica bem mais barato.
Lá no nosso perfil do Instagram tem um Reels detalhando essa parte da foto, que é essencial para te ajudar a entender como tirar passaporte de bebê, confere lá!
Reunir a documentação necessária
Depois de agendar, pagar e tirar a foto, o próximo passo é reunir a documentação necessária. Você precisará levar:
- Certidão de nascimento da criança;
- Documento de identificação e CPF dos responsáveis;
- Certidão de casamento (no caso de mudança no nome dos pais);
- Autorização da expedição de passaporte para crianças (como mencionei lá em cima, você deve escolher um tipo de autorização e preencher o formulário específico);
- Foto 5×7 impressa;
- Passaporte anterior do bebê (caso tenha);
- Protocolo de agendamento;
- Comprovante de pagamento.
Comparecer na PF na data e hora marcada: a última etapa para tirar o passaporte do bebê
Depois disso, você só precisa ir na Polícia Federal no horário agendado. Aliás, um ponto importante é que os dois genitores e a criança precisam ir.
Já na hora de buscar o passaporte, não existe a necessidade de irem ambos genitores, pode ir só um deles.
Dica bônus de como tirar passaporte de bebê: lembre-se que documentos de crianças têm validade mais curta
Esse é o último ponto que achamos importante de destacar para você ficar atento. Diferente dos passaportes de adultos acima de 18 anos, que têm 10 anos de validade, os passaportes de crianças têm validade mais curta:
- 0 a 1 ano incompleto de idade: 1 ano de validade
- 1 ano completo a 2 anos incompletos de idade: 2 anos de validade
- 2 anos completos a 3 anos incompletos de idade: 3 anos de validade
- 3 anos completos a 4 anos incompletos de idade: 4 anos de validade
- 4 anos completos até 18 anos incompletos de idade: 5 anos de validade
Com essas informações, temos certeza de que você não terá dificuldade na hora de tirar o passaporte do seu filhote. 🙂
Ficou com alguma dúvida? Comenta aqui ou entre em contato com a gente.
0 comentários