Fjaðrárgljúfur: o canyon na Islândia que você precisa conhecer

por | fev 3, 2022

Início » Blog » Fjaðrárgljúfur: o canyon na Islândia que você precisa conhecer

A Islândia é um dos nossos países favoritos e oferece uma infinidade de atividades interessantes e apaixonantes para quem gosta de natureza. Lá, você tem acesso a destinos muito conhecidos do país, como a Lagoa Azul e a lagoa glacial de Jokulsarlon, até uma infinidade de pérolas menos exploradas. E realmente existem centenas delas! Hoje, vamos falar de uma das nossas favoritas: um canyon na Islândia chamado Fjaðrárgljúfur.

Bruna no cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia Bruna no canyon Fjaðrárgljúfur.

Longa exposição do cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia Longa exposição no canyon.

 

Você já deve ter percebido que, aqui no blog, gostamos de dar dicas de pontos turísticos e passeios conhecidos, mas também adoramos mostrar pra vocês lugares menos explorados que visitamos e nos conquistaram. Alguns exemplos são o lago Lungern, no coração da Suíça, a charmosa Breuil-Cervinia, na Itália, ou Bellinzona e seus três lindos castelos. E o canyon Fjaðrárgljúfur é outro excelente exemplo que se encaixa nessa categoria e definitivamente marcou a nossa visita ao país.

Bruna no cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia Bruna no canyon Fjaðrárgljúfur.

Cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia Bruna e Marcos no cânion Fjaðrárgljúfur. Nós dois no canyn.

Onde fica e como chegar nesse canyon da Islândia

O canyon Fjaðrárgljúfur fica no sul do país, a cerca de 250km da capital Reykjavik. Por um lado, não é tão pertinho da capital a ponto de ser um passeio “bate e volta” a partir de lá. Por outro, ele fica na parte mais turística do país, onde estão concentradas muitas das principais atrações. 

Pessoa observando o cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia. Vista do canyon.

Várias pessoas no cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia. Várias pessoas no canyon.

Cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia. 

Então, nossa recomendação é que você tire alguns dias e aproveite para conhecer outras belezas da região, como a Jokulsarlon, as várias cachoeiras do sul, entre outros. Olha lá o nosso relato de viagem pra saber sobre vários desses pontos, e também nosso post de dicas essenciais ao viajar pra Islândia.

Para chegar lá de Reykjavik, você segue a Ring Road – que é a principal rodovia do país – no sentido sudeste em direção às geleiras. Cerca de 5km antes da rotatória que leva à vila de Kirkjubæjarklaustur (outro nome facinho de decorar, rsrs), vocêe vira à esquerda na rua 206 Holtsver. De lá, são cerca de 3km até chegar no canyon.

 

Canyon Fjaðrárgljúfur, tão bonito como difícil de soletrar

“Fjad o quê?!”

Pois é, rsrs. Já fomos lá duas vezes e até hoje não sabemos falar o nome dele. Escrever é mais fácil (é só copiar e colar!), mas não nos peçam pra soletrar! 

A boa notícia é que esse canyon na Islândia é tão bonito quanto difícil de falar, e isso não é exagero. 

Cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia. Canyon Fjaðrárgljúfur.

Cachoeira Mogafoss no cânion Fjaðrárgljúfur.
Cachoeira Mogafoss.

Vista do cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia. Vista do canyon.

Ele mistura uma paisagem de cair o queixo, com cachoeira, um rio e lindos campos num lugar só. E como todo o país, não é uma paisagem que fica lotada de gente, o que achamos ótimo também. Mesmo antes da pandemia, nunca nos agradou ir para lugares super cheios, especialmente atrações naturais, já que parte do que nos atrai nesse tipo de turismo é a sensação de conexão com o local e de estímulo à reflexão.

 

Se possível, vá visitar esse canyon da Islândia em um dia ensolarado

O clima na Islândia é bem imprevisível, então se você escolher com muita antecedência o dia em que irá visitar, existe uma chance razoável de pegar um dia nublado ou chuvoso, dependendo da época. Mas se der sorte de chegar lá num dia ensolarado, especialmente perto do nascer ou pôr do sol, você será recebido por uma paisagem ainda mais inesquecível. Visitamos o canyon Fjaðrárgljúfur nas duas situações, com o tempo nublado e com a luz do pôr do sol e ela fez diferença, como dá pra ver nas imagens.

Mas não se preocupe, ele é lindo de qualquer jeito!

Cânion Fjaðrárgljúfur, na Islândia. Bruna fotografando o cânion no pôr do sol. Bruna fotografando o canyon no pôr do sol.

Bônus: os incomparáveis cavalinhos islandeses no caminho

Na primeira vez em que visitamos o canyon, nos deparamos com um dos nossos animais favoritos: os majestosos cavalos islandeses. Eles não estavam no canyon em si: pouco depois de sairmos da Ring Road e entrarmos na 206, passamos por um campo cercado à esquerda e lá estavam eles, um mais lindo que o outro. 

Claro que paramos para fazer umas fotos com eles, né?

Cavalinhos islandeses. Os lindos cavalinhos islandeses.

Nosso carro parado na beira da pista, próximo a cavalinhos islandeses. Carro parado na beira da pista, próximo a cavalinhos islandeses.


Canyon Fjaðrárgljúfur: não deixe de visitar

Como outros lugares, esse canyon da Islândia nos surpreendeu e conquistou. Pretendemos voltar ao país e ele certamente estará na nossa lista de passeios – e acreditamos que deveria estar na sua também. 🙂

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *