Estância Jacy: dois dias maravilhosos em Alto Paraíso

por | jun 3, 2021

Início » Blog » Estância Jacy: dois dias maravilhosos em Alto Paraíso

Para quem mora em Brasília, a Chapada dos Veadeiros é praticamente o quintal de casa. Quase todo mundo que conhecemos já foi pelo menos uma vez pra lá. Havia uma exceção a essa regra: nós! Até poucos dias atrás, estes moradores da cidade há mais de 10 anos nunca tinham visitado essa pérola aqui pertinho do quadradinho. Demorou, mas a espera acabou! Ficamos hospedados por dois dias na Estância Jacy em Alto Paraíso/GO, em maio de 2021. 

Vista aérea da Estância Jacy. Vista aérea da Estância Jacy.

Corredor de entrada para a Estância Jacy.
Corredor de entrada.

Vista aérea das árvores no corredor de entrada da Estância Jacy. Vista aérea das árvores no corredor de entrada.

Bruna olhando a piscina da Estância Jacy.Bruna olhando a piscina.

A Estância Jacy é uma hospedagem de alto padrão que fica a 8 km de distância da cidade. Composta por 2 casas (com 2 chalés cada. Mas eles estão ampliando), ela traz uma combinação maravilhosa de aconchego, espaço e contato com a natureza. Vamos falar de cada uma dessas características e de porque gostamos tanto de lá.

Onde fica a Estância Jacy

Já antecipamos isso, mas eles ficam em uma área bem ampla e cheia de natureza, só que ao mesmo tempo perto da cidade de Alto Paraíso. Saindo da rodovia GO-118, uma estrada de terra de 2 km leva até a entrada da hospedagem. A estrada está bem conservada, mesmo carros pequenos transitam por ela sem problema algum.

mapaLocalização da Estância Jacy.

Logo na entrada, uma vista de encher os olhos

A entrada da Estância Jacy é uma atração à parte: um corredor lindo de eucaliptos nos recebe e anunciam que  uma bela experiência nos espera. Na chegada, fomos recebidos pela Roberta, a dona da propriedade. Super simpática, educada e solícita, ela fazia questão de nos fazer sentir à vontade e em casa a todo momento. Missão cumprida!

Vista aérea da Estância Jacy e das árvores no corredor de entrada. Vista aérea das árvores no corredor de entrada.

O ótimo atendimento na Estância Jacy

O atendimento que tivemos lá foi um dos pontos altos da estadia. Muito cuidadoso e personalizado, tudo o que pedíamos era respondido com um sorriso no rosto e sempre com muito carinho. Podemos acender a fogueira? Claro! Fazer um checkout um pouco mais tarde? Sem problemas. Montar um arco com 200 balões para a festinha de aniversário dos nossos filhos? Não apenas emprestaram o compressor, como ainda ajudaram a encher e amarrar! Esse tipo de atenção está longe de ser obrigatória, mas é muito bem vinda e reconhecida. Saímos de lá ainda mais impressionados por causa desses cuidados.

Área da fogueira na Estância Jacy enfeitada com balões de aniversário
Área da fogueira enfeitada com balões de aniversário.

Estrutura muito nova, aconchegante, e com acabamento excelente

A estrutura da hospedagem chamou a nossa atenção. A Estância Jacy é novinha, todos os chalés (nosso grupo ocupou três dos quatro) estavam bem conservados e eram bastante espaçosos para a nossa família de 4 pessoas, incluindo duas crianças. 

Casa com dois chalés na Estância Jacy. Casa com dois chalés.

Varanda do chalé na Estância Jacy
Vista do chalé.

Área comum do restaurante na Estância Jacy.
Área comum do restaurante e uma linda mesa de madeira.

Área da churrasqueira na Estância Jacy
Área da churrasqueira.

Em um momento, tanto a mãe da Bruna como ela mesmo destacaram o acabamento cuidadoso, especialmente nos pisos e madeiras. Não havia rebarbas ou partes ásperas. Os móveis de madeira também eram lindos e encheram os olhos. A piscina, logo ali do lado do restaurante, enfeita muito bem o ambiente. Mas a água estava bem fria! A Roberta falou que ela fica mais quentinha no segundo semestre por causa da mudança climática, mas além disso também planejam instalar um aquecimento específico para a piscina. Gostamos da ideia! 

Outra parte que adoramos foi a área da fogueira! Lá tem uma construção feita de tijolos, mesas e cadeiras, além de dois ombrelones bem charmosos. Aproveitamos muito bem aquela área: no primeiro dia, levamos vinhos e sanduíches, além de comidinhas para as crianças (e eles ainda ofereceram marshmallows pra esquentarmos na fogueira, gostoso demais!). 

Área da fogueira. Fogueira acesa.

Finalmente, eles têm um parquinho que as crianças amaram! Uma estrutura bem novinha, com balanços, escorregadores, uma casinha na árvore e, de novo, tudo com ótimo acabamento. Tem também uma caixinha de areia, mas felizmente é pequena. A maior parte do parquinho é com grama sintética, o que preferimos. 

Área do parquinho infantil na Estância Jacy. Área do parquinho.

O café da manhã da Estância Jacy é caprichado e muito gostoso

A estância não tem opção de pensão completa, oferecem apenas o café da manhã. Da nossa parte, a gente gostaria que houvesse um pacote que desse essa opção também. Mas focando no café, ele é muito caprichado, saboroso e bem servido. No primeiro dia, não demos conta de comer nem metade do que ofereceram, rsrs. No segundo dia, acho que eles controlaram mais a quantidade, o que foi bom pra evitar desperdícios. 

Café da manhã na Estância Jacy.
Café da manhã.

Café da manhã caprichado e saboroso.
Café da manhã caprichado e saboroso.

Novamente, o atendimento no café foi ótimo e nos ofereceram várias opções de pães, frutas (todas lá da propriedade mesmo), tapiocas e sanduíches.

Quase tudo excelente! Com exceção do café, rsrs. Eu sou um apreciador da bebida e achei que deixou a desejar. Ok, nem tudo é perfeito! Da próxima vez que formos, acho que vou levar meu cafezinho fresco e minha Hario V60, rsrs.

 

Natureza batendo à porta da Estância Jacy: árvores, montanhas, animais… tudo ali do lado, bem pertinho

Na Chapada dos Veadeiros, é natural que o contato com a natureza seja um ponto forte, e na Estância Jacy não foi diferente. Eles se preocuparam em construir só o essencial: os chalés, a área de restaurante e lazer, o parquinho infantil, e pronto. Além da grama sempre presente, a propriedade é toda cercada por árvores (eucaliptos, acho, mas posso estar enganado). E boa parte é reservada para os animais: cavalos, carneiros e galinhas d’angola revezavam o espaço. Além deles, muitos e muitos pássaros de diversas espécies nos visitavam durante todo o dia. Por fim, a gente ainda estava cercado por montes e campos.

Marcos e Ben vendo as cabras
Eu e Ben vendo as cabras.

Cabras ao lado dos chalés.
Cabras do lado dos chalés.

Vista aérea da Estância Jacy. Vista aérea da Estância Jacy. 

Vista aérea da Estância Jacy. Vista aérea da Estância Jacy.

O “lado B” dessa natureza toda é que havia muitos mosquitos, rsrs! Bem cedinho, antes das 7hs quando acordava pra subir o drone (e esquecia de passar repelente), eu sofria! E entre 17hs e 19hs, mais ou menos, eles voltavam com tudo! Nada que incomodasse demais, mas a mensagem clara é: leve – e passe – repelente!

Ah, e tem também o céu estrelado que você pode admirar por horas a fio, né?! Na área principal da Estância é mais difícil porque fica tudo muito iluminado. Mas se você andar pelas árvores na parte de trás do terreno, logo encontra umas áreas menos iluminadas que te permitem ver esse ceuzão lindo.

Céu estrelado visto de Alto Paraíso de Goiás. Lindo céu estrelado!

E tem até cachoeira dentro da Estância Jacy!

Ah, não podemos esquecer da cachoeira ali ao lado! Isso foi um privilégio enorme, até por causa das limitações de entrada nas cachoeiras da Chapada devido à pandemia (tentamos sem sucesso visitar a cachoeira Loquinhas). Era possível chegar na cachoeira andando (cerca de 10 minutos) ou de carro. Lá, eles também construíram uma área de churrasqueira bem legal. 

Área de churrasqueira perto da cachoeira.
Segunda área de churrasqueira, essa perto da cachoeira.

Área de churrasqueira perto da cachoeira. Segunda área de churrasqueira, essa perto da cachoeira.

Vista aérea da cachoeira na Estância Jacy. Vista aérea da cachoeira.

Como ela é pequena e lá dentro da estância, apenas os hóspedes a acessam, o que é ótimo pra nossa segurança. Encontramos lá o casal que estava hospedado no outro chalé, mas por um bom tempo nós ficamos sozinhos nos poços e nas piscinas naturais.

Bruna e Tin na cachoeira da Estância Jacy.
Bruna e Tin na cachoeira.

Vista aérea perto da cachoeira. Vista aérea perto da cachoeira.

Mas é bom deixar claro que é uma cachoeira pequena! Não espere nada grandioso, especialmente nessa época de seca. O fluxo de água era bem pequeno e havia várias partes secas, ao ponto de conseguirmos ficar lá no meio sem problemas. Foi ótimo para as crianças, mas se você espera uma queda d’água volumosa, vai se decepcionar.

 

Boa opção de hospedagem na Chapada dos Veadeiros para casais e famílias

Como já disse, eram quatro chalés, dos quais ocupamos três. Fomos nós quatro, os pais da Bruna e outro casal amigo (que também tem duas filhas pequenas). 

A impressão foi unânime: todos adoraram! Os adultos tinham um ambiente aconchegante e romântico; as crianças tinham muito espaço e um parquinho ótimo. Além disso, como já mostramos, era muito fácil chegar em Alto Paraíso, outro ponto positivo. 

Para nós, não foi difícil usar os carrinhos das crianças. Por outro lado, alguém com cadeira de rodas poderia ter mais dificuldade: havia alguns (poucos) degraus para chegar nos ambientes e a área entre os chalés, o restaurante e a fogueira não é cimentada, o espaço é gramado. Eles tiveram o cuidado de criar um caminho com a grama bem baixinha, o que gostamos. Mas como falei, talvez isso possa criar algum problema para pessoas com maior limitação de mobilidade.

Vista de um dos chalés na Estância Jacy
Vista de um dos chalés. Repare os dois degraus.

Um último ponto nesse assunto é que a estância só tem 1 berço. Nosso grupo foi com duas crianças de menos de 1 ano de idade, então precisávamos de dois. Eu e Bruna levamos um berço portátil da Graco que serviu muito bem, mas é bom atentar para isso: se você precisar de mais de um, cheque antes com eles (pode ser que, quando você for, eles já tenham mais de um).

Vista interna de um dos chalés da Estância Jacy.
O nosso chalé. Levamos o berço portátil.

Em resumo…

Dá pra perceber que gostamos muito do nosso tempo lá, né? Realmente adoramos. O atendimento muito bom e atencioso; a estrutura maravilhosa e muito bem cuidada; as paisagens lindas logo ali do lado; a proximidade de Alto Paraiso… enfim, como tantas outras maravilhas desse nosso Brasil, vale a pena conhecer!

Para mais informações, consulte a página de Instagram deles.

Aproveita e confere lá o nosso Instagram também pra sempre ficar por dentro das nossas dicas. 😉

Vista aérea da Estância Jacy. Vista aérea.

Área do parquinho infantil
Área do parquinho. Os meninos adoraram!

Área de jogos.
Eu e Filps na área de jogos.

Licor de araticum.
Licor de araticum que eles te oferecem a todo momento. E é gostoso!

 

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *