Hoje, vamos falar sobre um passeio ótimo para conhecer o puffin na Islândia, essa criaturinha adorável que frequenta o país entre abril e setembro. Vamos te apresentar a Lundey, a famosa Puffin Island, onde você terá a oportunidade de avistá-los bem de pertinho.
Mas vamos voltar um pouquinho… afinal de contas, o que seriam puffins?
Os papagaios do mar da Islândia
Na falta de uma definição mais objetiva, o puffin da Islândia é o pássaro mais fofinho do universo, rsrs! O nome em português é papagaio do mar, e até que faz sentido. Lembra um misto de arara com pinguim.
O puffin é um ótimo nadador, mas voa de forma meio desengonçada, o que o torna ainda mais charmoso. E ele tem um bico colorido e uma carinha simpática que só, então fica difícil ver um sem achar uma graça.
Que tal ver 200 mil, então?!
Lundey, uma ótima ilha para conhecer o puffin na Islândia
Essa é Lundey. O nome significa, literalmente, “ilha dos papagaios”. É uma pequena ilhota de 400m x 150m, que abriga centenas de milhares desses pássaros. Ela fica bem ao norte da Islândia, perto de Husavik.
Essa pequena cidade, famosa pelos passeios para observação de baleias, também fica perto da Puffin Island. Ou seja, é um ótimo ponto de partida para você conhecer a ilha.
E vale a pena fazer um passeio para observar os puffins?
Conhecer o puffin na Islândia fazendo esse passeio não é algo barato, muito pelo contrário. E aí fica a pergunta: vale a pena?
Para nós, sem dúvida! Fizemos um passeio para ver as baleias também (falaremos disso em outro post) e a combinação de ambas as atrações é imperdível. Mas, mesmo que a gente não tivesse visto baleia nenhuma, a passagem pela ilha e por suas centenas de milhares de habitantes já foi uma experiência muito legal, especialmente para quem gosta de ter um contato maior com a natureza.
Planeje-se para conhecer o puffin na Islândia
Como falamos, não é possível observá-los durante o ano todo. E é verdade que dá pra ver os puffins em outros lugares da Islândia também, como o Dyrholaey (ao sul do país) ou na península Snaefellness, ao norte da capital Reykjavik. No entanto, visitamos ambos os lugares e não se comparam com a Puffin Island.
Nosso guia no passeio estimou que, em maio – época que fomos -, cerca de 200 mil puffins habitavam a ilha! Não paramos pra contar se eram 200 mil, rsrs, mas realmente eram muitos, como dá pra ver nas imagens.
E estão por todo lado: aninhados na própria ilha, nadando ou fazendo seus vôos rasantes meio desengonçados.
A visita a Husavik vale a pena, mas você vai ler em muitos lugares que é por causa do passeio das baleias. E isso não está errado, já que esse realmente é o principal atrativo do norte da Islândia. Mas, se tiver oportunidade, não perca a chance de ver os papagaios do mar também, já que temos certeza de que você vai adorar!
0 comentários