Nesse post, já te mostramos fotos e vídeos espetaculares desse lugar lindo lá em Alagoas. Hoje, vamos falar sobre o que fazer em Japaratinga e te dar 8 motivos para conhecer a praia e seus vários charmes.
1. O que fazer em Japaratinga: água quente, tranquila e rasinha
Região Nordeste e água quente são uma ótima combinação, não é? E se, além de quentinha, a água ainda for rasinha e bem tranquila? Aí ficou perfeito.
É isso que a praia de Japaratinga oferece (e jajá vamos falar um pouco mais sobre porque isso acontece), mas o importante é que lá você não precisa se preocupar com maré forte e ondas enormes. Para quem tem crianças pequenas, como nós, é uma preocupação a menos e uma diversão a mais.
Além de ser uma praia tranquila, ela também tem uma inclinação bem pequena, o que significa que você entra na água, anda um monte pra dentro do mar e, de repente, a água está… no seu joelho, rsrs! Nesse aspecto, lembra bastante a praia de Jericoacoara.
Barcos na praia de Japaratinga.
2. Ilhas naturais que se formam na maré baixa
Outra razão para conhecer a praia de Japaratinga são as deliciosas ilhotas que se formam durante a maré baixa. Vistas de cima, chamam ainda mais atenção e parecem a sua própria ilha particular, rsrs. Elas são lindas para tirar fotos e ótimas para curtir o nascer do sol ou o finzinho do dia num espacinho só pra você. Lembre-se que elas acabam rápido, em algumas horas já vão embora. Mas não se preocupe, no dia seguinte darão o ar da sua graça novamente. 🙂
Ilhotas formadas na maré baixa.
3. Nascer do sol maravilhoso
Falando em nascer do sol, sabe o que mais fazer em Japaratinga? Aproveitar esse fenômeno lindo por lá. Claro que não é um atributo exclusivo de lá, mas é bom saber que lá você pode curtir um lindo nascer do sol também. Se animar de acordar cedo, você será brindado por um cenário lindo e inspirador.
Essas fotos foram feitas do hotel em que estávamos hospedados, ou seja, mesmo no conforto do quarto é possível aproveitá-lo. Mas sinceramente, me arrependi de não ter descido para a praia, acho que seria ainda mais bonito.
Só tenha em mente que você terá que acordar realmente cedo, lá o sol nasce antes do que você imagina, rsrs. Na época em que fomos, às 5 da manhã já estava clareando. Vale a pena checar os horários do nascer e pôr do sol nesse site.
O que fazer em Japaratinga? Aproveitar o nascer do sol na praia.
Nascer do sol na praia de Japaratinga.
4. Recuo da água conforme a maré
Com a baixa inclinação da areia, como falamos lá em cima, a variação da maré acaba por afetar muito mais essa praia do que outras.
E afeta como? Diferentemente da maioria das praias – em que a variação da maré afeta muito pouco a posição da água -, em Japaratinga ela recua e avança centenas de metros em poucas horas, o que eu acho muito curioso e interessante. Realmente, parecem dois lugares completamente diferentes: um na maré alta e outro, na baixa. E é gostoso caminhar dentro da água mar adentro sem que a água logo te impeça de continuar.
Esse é o lado positivo, mas tem um negativo também: se você gosta de curtir a praia o dia todo e entrar muito na água, essa variação não vai te agradar. Pensa só: de manhã, você sai da sua cadeira de praia e, em poucos metros, já aproveita a água quente e rasinha. Aí de tarde, você tem que caminhar uns 100-200 metros só pra encostar na água!
Não é algo que nos incomodou porque não somos uma família que gosta de ficar na areia o tempo todo (geralmente, gostamos de alternar entre curtir a praia e a piscina do hotel), mas é bom saber que isso acontece.
5. Crôas de São Bento: uma lista do que fazer em Japaratinga tem que incluí-las
Crôa é uma “elevação de terra nos rios e maré”, que aparece quando o mar recua e impede a navegação. As crôas de São Bento são exatamente isso, uma sequência de rochas próximas à praia que surgem na maré baixa.
E essa característica faz com que elas funcionem quase como uma segunda praia; dezenas de barcos levam turistas para conhecê-las todos os dias e aproveitarem as águas tranquilas e transparentes.
Crôas de São Bento na maré baixa.
São realmente espetaculares. Lá da praia de Japaratinga, é possível ver os barcos ancorados nas crôas. Mas a vista bonita mesmo é de cima.
Barcos nas crôas de São Bento.
Fique atento às horas de visitação. Como já falamos, a maré varia muito lá e, quando está alta, as crôs simplesmente somem. Reparem a diferença abaixo (a linha horizontal clara no meio da primeira foto são as ondas formadas onde as crôas estão submersas).
Crôas de São Bento na maré alta.
Barcos nas crôas de São Bento.
6. Linda cor da água
Como deu pra perceber em outras fotos, a água lá não é apenas tranquila, mas também tem uma cor linda, um azul turquesa vibrante que faz lembrar o Caribe.
Barcos nas crôas de São Bento.
7. Areia dura, ótima para andar e correr
Esse motivo pode ou não te agradar, dependendo do que você prefere. A praia de Japaratinga não é daquelas com uma enorme faixa de areia fofa. Pelo contrário, especialmente quando a água recua, revela extensas áreas com areia rígida e compactada. Para andar e correr, é ótimo. Especialmente cedinho e no final do dia, quando as temperaturas estão mais amenas.
Eu na praia de Japaratinga na maré baixa.
O que fazer em Japaratinga? Aproveitar a praia durante a maré baixa.
8. O que fazer em Japaratinga? Aproveitar o Japaratinga Lounge Resort
Um dos motivos para conhecer a praia de Japaratinga é exatamente o que nos levou pra lá: o Japaratinga Lounge Resort. Em breve vamos relatar aqui a nossa experiência ao visitarmos o hotel em outubro de 2021. Spoiler alert: adoramos!
O hotel é bem conservado, tem uma estrutura invejável e excelente atendimento. Para famílias com crianças, especialmente, é um paraíso.
Lá, você pode aproveitar as várias piscinas, o all inclusive farto e variado e, é claro, a praia de Japaratinga.
Não percam o nosso relato sobre a hospedagem, que vem por aí em breve! E sabe como você faz isso? Coloca o seu e-mail no formulário abaixo para receber avisos sobre todos os artigos assim que eles entram no ar. 🙂
Vista aérea do Japaratinga Lounge Resort.
Siga a gente no Instagram também para ficar por dentro de várias outras dicas e novidades. 🙂
0 comentários