Já teve a sensação de que você sempre está esquecendo alguma coisa ao se preparar para uma viagem? A gente já e, especialmente em viagem com criança, tem coisas que não podemos esquecer de jeito nenhum. Por isso, hoje em dia sempre elaboramos um checklist para garantir que não vamos deixar nada pra trás. Aqui, vamos falar de itens essenciais ao planejar viagens com crianças pequenas, anote aí para não esquecer também :).
1. Farmacinha é essencial na sua viagem com criança
Independente de irmos para perto ou para longe, sempre gostamos de levar um kit básico de remédios e itens de primeiros socorros que já usamos com os meninos. Para montar esse kit, é indispensável consultar o pediatra, já que ele é o melhor profissional para indicar o que é melhor para a sua família.
Por aqui, sempre levamos termômetro, antitérmico (para o caso de febre), antialérgico (aqui em casa os meninos têm muita alergia), curativos, spray antisséptico (porque quedas e pequenos machucados são super comuns com os meninos serelepes daqui) e remédio para enjôo.
Caso a viagem com criança seja para longe, levamos um kit mais completo que inclui, entre outras coisas: antibiótico, analgésico e remédio para tosse. O bom é que a maioria desses itens servem para os adultos também, então toda a família está minimamente coberta. Não sei se vocês sabem disso, mas em alguns países é bem difícil comprar até medicamentos simples (para nós) sem receita médica, então é melhor levar daqui para evitar dores de cabeça.
Ah, e o álcool já vai penduradinho na mochila para higienizarmos tudo e todos, rsrs! Antes da pandemia já tínhamos o hábito de carregarmos pra todo lado para limpar as mãos de meninos curiosos. Agora, então, virou item de primeira necessidade e um dos itens essenciais em viagem com criança pequena.
Não se esqueça de levar alguns medicamentos essenciais pra sua família.
2. Lanchinhos
Quando ficamos com fome, parece que nada presta, né? Até já falamos disso nesse artigo sobre aprendizados de viagem. Se nós nos comportamos assim, os pequenos são ainda mais sensíveis. Por isso, é essencial sempre ter vários lanchinhos à mão. Além de encher a barriguinha, podem ajudar no desconforto do ouvido em vôos (porque mastigar ajuda a aliviar a pressão do ouvido) e ainda distraem as crianças. Por aqui, sempre levamos peta, castanhas, frutas, água, sachês tipo picme e até um docinho. 🍫🍩
Lembre-se: lanchinhos sempre à mão!
3. Surpresas: outros itens essenciais em viagem com criança
Ah, o elemento surpresa já nos salvou várias vezes, rsrs. Não tem jeito, as crianças se entediam com bastante facilidade e aí a chance do tédio virar mau humor não é pequena. Para lidar com isso, gostamos de levar coisinhas inéditas para eles abrirem durante a viagem. Nada caro, mas o fator novidade desperta o interesse e os entretém em momentos cruciais (como viagens de avião, carro, aeroportos etc). Algumas coisinhas que gostamos de levar incluem: livrinhos de atividades (colorir/adesivos/levantar abas), carrinhos novos, bichinhos, blocos de encaixar e, dependendo da sua política, iPad com desenhos/filmes inéditos (e nesse caso, vale a pena investir em fones infantis 🎧).
Aqui, as surpresas fazem sucesso e ajudam muito a distrair.
4. Casacos: nunca esqueça ao planejar uma viagem com criança
Quem nunca ouviu da mãe: “menino, não esquece o casaco!”. Pois bem, mesmo se formos pro calor, gostamos de levar uma roupinha quente e um casaco pras crianças. Nunca se sabe quando o tempo pode virar, ou se o ar condicionado de algum ambiente/carro/avião estará muito forte… e eles geralmente são um pouco mais sensíveis do que os adultos, então não custa nada: sempre leve um casaco.
Mesmo indo para lugares quentes, é bom ter um à mão (não precisa ser tão pesado como esse da foto, rsrs).
5. Seguro viagem
Outro item que consideramos essencial em viagem com criança pequena é o seguro viagem. Como seguro de carro, por exemplo, é aquele gasto que você tem torcendo pra não usar, né? Mas é super importante, na nossa opinião, especialmente fora do Brasil. Quando eu estava grávida, precisamos usar o seguro nos Estados Unidos porque comecei a passar mal. E se a gente não tivesse feito o seguro, o prejuízo seria grande, de mais de mil dólares para uma consulta simples!
Em viagens no Brasil, vale a pena conferir a cobertura do seu plano de saúde, levar as carteirinhas, ou verificar onde ficam os hospitais/unidades de saúde mais próximos do seu destino.
E por aí, o que não pode faltar em uma viagem com criança?
Nós adoramos viajar com os nossos meninos e estamos sempre descobrindo novos lugares e ganhando experiência. Com isso, também vamos aprendendo novas dicas importantes para tornar as nossas viagens ainda mais agradáveis e tranquilas. Conforme aprendemos, vamos compartilhando com vocês. 🙂
E por aí, o que não pode faltar em viagem com criança? Esquecemos de algum item que você considera essencial? Queremos saber a sua opinião, deixe seu comentário ou entre em contato com a gente.
Quer saber de outras dicas? Então confere esses outros artigos no blog. 🙂
0 comentários